Sistemas de segurança devem atender áreas prediais

As estruturas prediais de uma construção civil contam com diversos materiais, que precisam ser devidamente utilizados conforme as aplicações a que se dispõem, como concreto armado para as lajes, colunas e vigas bem posicionadas, como suporte de toda a estrutura de paredes e telhados. 

Após a finalização da construção e a aplicação de materiais de proteção, como tintas especiais, que suportam as intempéries atmosféricas, como chuva, sol e as mudanças climáticas, é preciso levar em consideração a manutenção preventiva, em diversos pontos estruturais.

Cuidado com patrimônio pessoal e predial

Este tipo de observação deve ser levado em consideração em áreas residenciais, comerciais e industriais, sem distinção de objeto de uso.

manutenção predial parte de ações simples, como a troca de telhas quebradas, para evitar a entrada de água de chuva em espaços do teto, que podem causar o surgimento de manchas, como mofos e fungos.

Também pode estar na pintura de paredes, que sofreram maior desgaste, por conta do posicionamento geográfico, em que o sol é mais inclemente e atinge de maneira direta no desgaste.

As instalações elétricas e hidráulicas também devem passar por uma vistoria regulamentar, verificando o aparecimento de fios e cabos desencapados, ou então de canos que sofreram desgaste por causa do volume de água que passa, constantemente.

manutenção eletrica tem por objetivo não só o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos, como também evitar qualquer tipo de acidente, como curtos circuitos funcionando como princípios de incêndio, tornando toda a questão muito maior.

Além de todos os cuidados com o patrimônio pessoal e predial, há a questão do custo ser muito menor, quando tudo está funcionando em perfeitas condições.

Sem isso, aparelhos elétricos podem sofrer com a oscilação de energia, não entregando um serviço de maneira eficiente. Isto vale para as áreas residenciais, comerciais e industriais.

Os custos empregados no conserto de um maquinário industrial pode ser até três vezes maior do que o custo de uma reforma na rede elétrica de um galpão.

Manter um planejamento de manutenção pode ser ideal, para todos os setores e, principalmente, em momentos em que máquinas ou equipamentos estão sem uso, como no caso de condomínios residenciais, que precisam cuidar da área de lazer, como o parquinho para crianças, ou a área de piscinas.

Outros pontos de manutenção que devem constar do planejamento anual, são:

  • Instalações e equipamentos de gás;
  • Sistemas de segurança, como câmeras e cercas elétricas;
  • Casa de máquinas de elevadores e piscinas;
  • Vazamentos e infiltrações prediais internas.

Muitos serviços de manutenção podem constar do seguro residencial, comercial ou industrial que podem disponibilizar profissionais para cada setor a ser verificado e reparado.

Prevenção e critérios de segurança prediais

Para a ocupação predial, de qualquer modelo, poder ser liberada, é preciso que diversos documentos sejam emitidos, tanto por autarquias governamentais quanto aos sistemas de segurança integrados à convivência em áreas destinadas à aglomeração urbana.

laudo de AVCB é um destes documentos, que deve conter as medidas de segurança estrutural, técnica e organizacional, todas de acordo com a verificação realizada por uma equipe especializada.

Desde a aprovação do projeto inicial, diversos pontos de segurança devem estar presentes, para que toda a estrutura atenda, de maneira eficaz, às pessoas que estarão usufruindo do local.

A criação de um projeto de incendio e o seu devido combate, com a presença de equipamentos de segurança, como extintores, mangueiras e hidrantes deve constar da planta predial.

Áreas de escape, como a presença de escadas, a instalação de portas corta fogo e sinalização adequada, apontando saídas de emergência, também devem constar do projeto.

Dentro de todo o escopo de prevenção, a presença de um sistema automático de detecção de incêndios em todos os andares, no caso de construções prediais com mais de dois pavimentos.

Com a instalação de sprinklers no teto em distâncias recomendadas por normas técnicas, pode ser tratada como projeto ideal para toda e qualquer regulamentação de segurança.

Os profissionais que trabalham neste setor devem ser capacitados para a observação de todos os pontos que devem estar presentes, para que a liberação do laudo de vistoria AVCB seja realizada.

Havendo necessidade de adaptação, toda a estrutura deverá passar por uma reestruturação, e um novo laudo deverá ser emitido, com a aprovação final do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *