Ferro e concreto usados em obras e construções

O nivelamento de um terreno, para a preparação de toda a fundação estrutural de uma obra, deve ser realizada de maneira assertiva.

A verificação de presença de lençóis freáticos, e a planificação de maneira correta, permitem a implantação de sistemas de energia elétrica e hidráulica, tanto para fornecimento quanto para encaminhamento de águas pluviais, no sentido correto.

Os tamanhos de um equipamento de abertura de solo podem variar, assim como o uso de diversas máquinas, que estão disponíveis no mercado, para a preparação do terreno.

Tratores, caminhões e retroescavadeiras fazem todo o serviço da parte externa, com remoção de terra, e abertura de valas, principalmente para o sistema de escoamento de água e ligação com esgotamento público.

Preparação de fundação estrutural

Na obra realizada para fundação, é preciso utilizar um perfurador de solo, para que as colunas e vigas sejam preparadas no subsolo, para dar toda a sustentação que irá sobre o terreno.

Este trabalho deve ser realizado com equipamentos especiais, retirando parte do solo e cobrindo com concreto todo o buraco aberto, para evitar qualquer tipo de instabilidade.

Funcionando em um sistema de rotação constante, para alcançar os níveis necessários de segurança para a toda a construção da obra, conforme projeto aprovado, a perfuratriz de solo pode funcionar de maneira percussiva, rotativa ou percussiva-rotativa.

Cada qual funcionando para uma finalidade definida, a percussiva proporciona uma fundação limpa, possuindo uma passagem para ar comprimido ou água presente no solo.

A perfuratriz rotativa é utilizada para construções de grandes empreendimentos imobiliários, como condomínios, centros de compras e galpões destinados à fábricas e indústrias.

A junção destas duas características permite que um trabalho profundo, com a injeção de concretagem, conforme a necessidade do projeto, funcionando em uma rotação constante, com a pressão necessária para firmamento do solo.

Com a implementação da tecnologia na construção civil, é possível acompanhar, por meio de programas específicos e computadores, o avanço dos trabalhos, com a coleta de dados sendo realizada instantaneamente, traçando um perfil de como ficará a estrutura em sua parte final.

Construção completa e resistente

A partir da fundação devidamente instalada, toda a obra pode ser erguida de maneira completa, com as vigas, colunas, instalação de pisos e paredes, conforme o planejamento de toda a estrutura projetada para a construção.

Em obras que utilizam o modelo de galpão, por exemplo, a construção de mezanino pode ser necessária, para identificar, de maneira fácil, a área destinada para a linha de produção e logística, do setor administrativo.

Este tipo de obra permite maior aproveitamento do espaço interno, podendo funcionar como uma área definida para a direção operacional local, e sob esta estrutura, a utilização como depósito, facilitando o acesso a matéria prima.

Outros benefícios que podem ser destacados neste tipo de construção são:

  • Redução de gastos com setor imobiliário;
  • Aumento da área útil de um mesmo espaço;
  • Personalização de espaço conforme necessidade;
  • Resistência e durabilidade.

Toda a área do mezanino deve ser construída com material resistente, que permita a movimentação de pessoas e cargas, durante um longo período.

A estrutura metalica transmite maior segurança, pois o aço é um material resistente, que evita propagação de fogo e acidentes.

Necessidade de adaptações

Muitos espaços não contam, de imediato, com uma área devidamente preparada para receber qualquer tipo de fábrica ou indústria.

A adaptação do local permite a instalação de diferentes modelos de espaço, incluindo mezaninos, depósitos para armazenamentos, linha de produção e área para movimentação de logística e despacho para o mercado consumidor.

Os projetos e a construção para a preparação do local devem ser realizadas por empresas especializadas, com a supervisão de profissionais do setor.

Em alguns casos, haverá a necessidade do aluguel de andaimes para alcançar as partes superiores do local, para as instalações devidas.

Mesmo após a instalação, este tipo de estrutura deve estar presente em outros momentos, como a instalação de toda a parte elétrica, com a disposição de tomadas e interruptores, nas paredes, e o sistema elétrico e de iluminação, com passagem por todo o teto do local.

O andaime de ferro ainda pode ser útil na área externa, em que as pinturas precisam ser realizadas, para proteção das paredes contra as alterações climáticas, conforme as estações do ano.

E sempre que necessário, para adaptações interna ou externas, este tipo de equipamento é sempre útil, mas pode ser locado, pois tem um custo baixo, e está sempre acompanhado de profissionais capacitados, com equipamentos de segurança individual e coletiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *