Energia elétrica faz parte de toda estrutura imobiliária moderna

A eletricidade faz parte da vida de milhões de pessoas, em todo o mundo, ela é importante em todos os setores produtivos da indústria. Na área da construção civil não é diferente, tanto para o desenvolvimento de obras estruturas imobiliárias quanto para a própria população, nos afazeres do dia a dia.

A energia elétrica está presente na área profissional, educacional e no lazer da sociedade, são milhões de equipamentos eletrônicos que dependem de eletricidade para que possa funcionar em sua plenitude, interferindo inclusive na saúde e segurança da população.

Atendimento às normas de segurança de edificação

Em uma escala menor, mas ainda assim de grande vulto, temos os condomínios residenciais que compartilham diversos serviços promovidos por empresas públicas e privadas.

A companhia elétrica é uma delas e desde o início das obras, é preciso apresentar um descritivo para que a carga de energia seja disponibilizada de maneira correta, para evitar sobrecarga ou carga insuficiente a partir da chegada dos moradores.

Para um condomínio residencial, a construtora ou incorporadora precisa apresentar um projeto eletrico completo de todo o empreendimento, com todas as informações discriminadas ao que se refere à eletricidade.

Os dados podem ser apresentados de diferentes maneiras, como:

  • Tabela de dados elétricos;
  • Esquema de distribuição de componentes;
  • Diagramas de eletricidade;
  • Layout arquitetônico geral.

Desse modo, a empresa distribuidora visualiza a dimensão do empreendimento, podendo interferir na capacidade de distribuição de energia de forma regular, com qualidade e competência.

Com isso, o projeto eletrico residencial é desenvolvido seguindo medidas de contenção para evitar excessos ou instalação de equipamentos que necessitam de alta carga de energia.

Todo esse cuidado refere-se à segurança dos moradores e demais usuários, como prestadores de serviço e visitantes. Os sistemas de segurança, como câmera de vigilância, cercas elétricas, detecção de fumaça e focos de incêndio devem ser garantidos a todo instante.

Soma-se a isso tudo a necessidade de mobilidade, levando em consideração que muitos prédios condominiais contam com elevadores de carga e social para que os moradores possam ter acesso facilitado a suas residências.

Tomadas ficam disponíveis de forma programada

A disposição de energia elétrica para uma residência é calculada seguindo padrões de segurança para evitar curtos-circuitos e panes em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

Quando um profissional desenvolve um projeto de instalações elétricas ele está prevendo um padrão de consumo de energia conforme o espaço disponível. Esse modelo está relacionado às plantas arquitetônicas e o próprio quadro de distribuição presente na residência.

Dentro de um condomínio fechado há equipamentos de uso comum, como estacionamento ou garagem, salão de festa e área de lazer, como quadras poliesportivas e piscina. Para estes espaços o custo da energia é compartilhado entre os moradores que pagam uma taxa mensal.

Aliás, vale destacar que as áreas externas recebem a instalação eletrica de baixa tensão seguindo a NBR 5410, à qual se refere à presença de energia nas partes externas das edificações e em áreas descobertas.

Reforço de segurança com uso de bateria elétrica

Os sistemas de segurança devem ser acompanhados constantemente por profissionais que trabalham nesse setor, identificando o funcionamento dos equipamentos que dependem da energia elétrica para o pleno funcionamento.

Dentro do projeto de segurança está a presença de câmera de CFTV profissional, um sistema integrado de imagens que podem ser acessadas por meio de uma central de monitoramento, em conformidade com todas as regras desse setor.

A instalação deve ser realizada em pontos estratégicos, reforçando a sensação de segurança entre os moradores, com câmeras espalhadas por toda a extensão do condomínio, inclusive dentro da recepção, de áreas comuns e nos elevadores.

Para manter tudo devidamente organizado, o fornecedor de esquadrias de alumínio pode desenvolver um projeto de fixação e cabeamento adequados, inclusive para garantir a presença de uma bateria em local seguro.

A disponibilidade de pontos elétricos para iluminação e fonte de energia nas tomadas deve ser apresentado em um memorial descritivo que acompanha a planta arquitetônica de um imóvel.

Os detalhes indicam a carga elétrica e aponta todas as informações para ajudar em caso de manutenção preventiva ou corretiva.

Por fim, vale destacar que cada etapa deve ser realizada por profissionais capacitados, com um projeto assinado por um engenheiro elétrico e todos os serviços desenvolvidos por eletricistas que possuem conhecimento técnico adequado.