Componentes presentes na construção civil

Para que uma construção ou reforma consiga ter boa fluidez e uma execução de qualidade com o menor risco possível é preciso a elaboração de um detalhado cronograma de obras, bem como a atenção em variados aspectos da obra como quantidade de materiais, gestão de estoque e também aluguel de equipamentos.

Somente a atenção nesses pontos fará com que incertezas ou dúvidas sobre o projeto de empresa de montagem industrial ou residencial sejam postas abaixo e então a execução prossiga da melhor maneira possível.

Neste artigo tentaremos abordar os muitos aspectos de uma construção e de um projeto de reforma e que garantem o bom desempenho das obras.

O aluguel de equipamentos para obras

As construções e reformas demandam muito dos gestores, afinal, é uma série de elementos que precisam ser vistos para que os gastos sejam diminuídos, os prazos cumpridos e o processo acelerado.

Para que isso aconteça o uso de máquinas e ferramentas como vibrador de imersão, betoneiras e escavadeiras são indispensáveis, porém a compra desses equipamentos é bastante onerosa, bem como a sua manutenção.

Uma das formas de garantir que os processos sejam feitos com as melhores máquinas e ferramentas e ainda garantir a economia nas contas finais da obra é possível o investimento no que é chamado de aluguel de equipamentos para construção civil.

Neste sentido, o cronograma de obras ajuda muito, pois permitirá identificar quais são os equipamentos usados na obra e em cada etapa, de modo que se saiba se precisará do aluguel de caminhão caçamba truck, entre outros.

Existem muitas vantagens do uso do aluguel de equipamentos para a execução de projetos de construções. Abaixo falaremos sobre algumas dessas vantagens.

1. Disponibilidade dos equipamentos

Um dos elementos que é de grande valia para os gestores de obras é a disponibilidade e variedade dos equipamentos nas locadoras.

Para isso, as locadoras sempre disponibilizam em pronta entrega os equipamentos e ferramentas além de ajudar na facilitação do pagamento e oferecer bons descontos.

E existem uma grande variedade de equipamentos que podem ser:

  • Ferramentas elétricas;
  • Escavadeiras;
  • Betoneiras;
  • Aluguel de container;
  • Máquinas de soldar.

Entre muitos outros equipamentos e máquinas.

2. Aumento da produtividade

O uso dos equipamentos certos para cada etapa garante que a produtividade aumente, de modo que o rendimento de cada trabalhador seja maximizado, permitindo que o prazo de conclusão seja cumprido ou até mesmo adiado.

Existem muitas ferramentas, por isso, encontre a que melhor se adeque a sua necessidade, pois caso contrário pode ser que o aluguel não resolva muito o seu problema. Assim, para que a produtividade aumente alugue a máquina correta e adequada para sua necessidade.

Assim, todos os equipamentos e máquinas, das furadeiras ao caminhão caçamba permitem a melhor execução da obra. Abaixo falaremos sobre a necessidade da elaboração de um cronograma de obra.

Entendendo o cronograma de obras

Os equipamentos e máquinas são fundamentais para o bom desenvolvimento da obra, mas como dissemos, para que os equipamentos certos sejam escolhidos o cronograma de obras ajuda e muito, e não somente isso, é uma ferramenta de controle de acompanhamento da obra como um todo.

É um documento elaborado por engenheiro que sequencia as etapas e aponta datas de início e conclusão para cada uma, e por conta disso é possível saber exatamente onde comprar painel wall e quando é preciso determinada ferramenta ou material.

Abaixo falaremos sobre alguns elementos que devem ser levados em consideração para a elaboração de um cronograma de obras.

1. Enumere todas as atividades

Para que a obra seja sequenciada de forma correta é necessário identificar o objetivo final, e depois indicar as sequencias que permitirão que tal meta seja alcançada.

Aqui todas as atividades previstas são colocadas, desde a montagem do canteiro de obras, passando pela estrutura e acabamento final.

2. Defina os prazos

Feito a sequência das atividades é hora de colocá-las em uma sequência cronológica de execução, colocando datas de início e de conclusão, levando em consideração possíveis imprevistos que podem aparecer, afinal, não é possível controlar todo o processo. No entanto, com o cronograma lidar com esses imprevistos se tornam mais adequados.

Portanto, uma construção para ter sucesso depende de muitos fatores que vão desde o desenvolvimento de um cronograma de obras, como o aluguel de equipamentos adequados e um bom acompanhamento.