Empresas, normas, serviços e equipamentos construtivos

Cada vez mais as cidades brasileiras deixam de ser rurais e se tornam urbanizadas. Dessa forma, o número de construções feitas pelo homem aumenta consideravelmente, principalmente, nas grandes cidades do país, que possuem uma quantidade maior de área urbanizada.

Para que essas cidades estejam cada vez mais urbanizadas, é necessário o envolvimento de uma série de pessoas e empresas, que são as responsáveis pela elaboração das obras construtivas.

Toda e qualquer obra depende da parceria de diversos setores, pois é fundamental o entendimento em diversas áreas. Os procedimentos que envolvem uma construção variam de obra para obra.

Sendo assim, os processos da montagem de uma casa são muito mais simples do que da estruturação de uma indústria, por exemplo, visto que são obras de dimensões totalmente diferentes. Mas, algumas etapas são imprescindíveis, independente do tipo de obra.

Nesse artigo, falaremos principalmente dessas etapas que fazem parte de todas as edificações que vemos no nosso dia a dia.

Além disso, abordaremos quais setores são importantes, áreas de conhecimento relevante para as obras e tipos de equipamentos e materiais construtivos fundamentais para que o processo de construção seja feito da maneira mais eficiente possível.

Análise do terreno

A primeira etapa de qualquer tipo de obra é o planejamento. É fundamental que as empresas envolvidas planejem exatamente como será feita a obra, designado as tarefas para os demais setores envolvidos.

Um processo fundamental dessa parte de planejamento, é a análise do terreno e das condições do solo onde ocorrerá a constituição. É imprescindível entender quais são essas condições, e como o solo deve ser trabalhado para suportar as estruturas que serão posicionadas sobre ele.

Entre os processos de análise e trabalho com o terreno, a terraplanagem de terreno é um dos mais importantes. Esse procedimento visa aterrar o solo, dando a ele as condições necessárias para que ele suporte totalmente o posicionamento das estruturas sobre ele.

Tipos de construção

Outro aspecto importante em relação às construções, são os tipos de obras. Uma obra pode ser iniciada do 0, de um espaço totalmente vazio ganhando vida e novas estruturas, moldando uma construção.

Além disso, os processos construtivos podem se iniciar a partir de uma demolição. Esse procedimento ocorre quando uma edificação está abandonada, e já não tem mais valor.

Nesses casos, é fundamental a participação de empresas que prestem serviço de demolição, pois é um procedimento que requer profissionais que entendam do assunto.

Burocracia e avaliações

Independente do tipo de obra, se é uma que está sendo iniciada do 0 ou então uma que se iniciará a partir de uma demolição, é importante que as empresas que trabalharão nessa obra estejam de acordo com as normas construtivas estabelecidas.

Os engenheiros, por exemplo, que são os responsáveis pelos cálculos do posicionamento das estruturas, precisam trabalhar sob a tutela de um perito judicial engenheiro civil, que determinará exatamente as condições que as estruturas precisam para estar de acordo com as necessidades da obra.

Esse tipo de profissional é fundamental para o andamento da obra, visto que o cálculo errado e o posicionamento inadequado das estruturas pode causar alguns problemas para todos os envolvidos na obra, tais como:

  • Danos a estruturas;
  • Desabamento;
  • Prejuízo financeiro;
  • Danos para a saúde dos profissionais.

Portanto, é imprescindível que haja profissionais de engenharia de avaliações e perícias em todos os tipos de obras que vemos no nosso dia a dia, pois é importantíssimo impedir que esses tipos de problemas listados acima aconteçam.

Por fim, existem ainda outras etapas burocráticas que envolvem as normas de regulamentação, e que as empresas precisam estar atentas para não sofrer com as responsabilidades judiciais no futuro.

Normas de segurança, por exemplo, principalmente em relação aos profissionais que trabalharão na construção, são indispensáveis.

Entre elas, a corda que segura os trabalhadores durante as movimentações das etapas construtivas, precisam estar de acordo com a regulamentação. Portanto, o tipo de corda que deve ser utilizado nas obras construtivas é a corda nr 35.

Transporte

Para finalizar, precisamos falar de outra etapa importante dos processos construtivos, que é o transporte de materiais de construção e de equipamentos para o local destinado à obra.

É fundamental que existam veículos próprios para essa movimentação, que ficarão responsáveis por todo esse transporte de itens durante as etapas construtivas, como um caminhão muck.

Esse tipo de veículo apresenta as características ideais para um transporte seguro e qualificado de itens que serão utilizados na obra, e portanto, as empresas devem procurar por locação de caminhão munck com cesto, conseguindo assim o veículo mais adequado para cada tipo de construção.