Elementos importantes para obras eficientes

O setor das obras são um dos mais agitados e um dos mais importantes, principalmente, por que movimentam a economia, pois compram muitos tipos de materiais e também contratam uma série de profissionais qualificados, sejam eletricistas, pedreiros, entre muitos outros.

No entanto, para que esse setor fique sempre em alta é preciso que elas sejam bem gerenciadas e se utilizem de muitas ferramentas e metodologias, como o aluguel de equipamentos, por exemplo.

Neste artigo falaremos sobre elementos que são encontrados e usados em construtora em Rio Preto entre muitos outros.

Conhecer alguns desses pontos permitirá que você entenda melhor os projetos de reforma e construção e ajudará você a melhorá-los, dando atenção ao que realmente importa.

Aluguel de equipamentos para as obras

As obras para serem executadas da melhor maneira possível precisa de profissionais qualificados e também ferramentas e máquinas de trabalhos eficientes.

Entretanto, a compra desses equipamentos podem ser muito onerosas para as construtoras e pequenos construtores, de modo que uma solução é o uso da locação de equipamentos para construção.

A locação de equipamentos para construção é além de econômica é bastante eficiente, porque favorece o tempo de execução, e garante também uma maior produtividade.

Um dos aspectos mais importantes na locação de equipamentos é a variedade que se dispõe.

Desse modo, os operários fazem o trabalho de maneira específica e com bastante precisão, como o uso de equipamentos com disco de desbaste diamantado, além de outros elementos como:

  • Furadeiras;
  • Escavadeiras;
  • Máquinas elétricas diversas;
  • Betoneiras.

Entre muitos outros, sempre com a maior qualidade, eficiência e segurança. Outra grande vantagem é o menor investimento se comparado com a compra do equipamento em si.

Isso porque, ao locar os equipamentos, as empresas economizam em determinados elementos e permitem investir em outros, por exemplo, a contratação de empresa de impermeabilização de caixa d’água, entre muitos outros.

Abaixo falaremos sobre um elemento que é fundamental para que as obras tenham uma boa execução que é a elaboração de um cronograma de obras.

Cronograma das obras

Para que uma obra funcione da melhor maneira possível é necessário que haja o bom controle de todas as etapas, e uma das ferramentas que podem ser utilizadas para isso é o cronograma de obras.

Esse cronograma organiza as etapas de forma sequenciada de modo que tudo seja feita, do georreferenciamento de imóveis rurais, entre muitos outros.

Abaixo falaremos sobre alguns pontos que devem ser levados em consideração na elaboração do cronograma das obras. Lembrando que todo o cronograma é feito por engenheiros e que leva em consideração a data de finalização da obra.

1. Enumerar as atividades

Para que o cronograma seja feito é necessário que se enumere todas as atividades do projeto. Essas etapas são variadas, que vão desde o desenvolvimento do canteiro de obras, passando pela fundação e estrutura, colocação de cantoneira de PVC e o acabamento final.

Para cada obra existe uma sequência de atividades diferentes, por isso que é tão necessário a análise das ações que serão feitos no decorrer de todo o projeto.

2. Definir os prazos e organizar o serviço

O segundo ponto de elaboração do cronograma é organizar todas as ações e então se coloca em uma sequência cronológica de execução, e estipular a duração de cada uma delas, levando em consideração possíveis problemas.

Um cronograma bem elaborado deve ser bem fiel a realidade, por mais que seja complicado todo o processo, principalmente, levando em consideração possíveis atrasos e problemas gerais, seja na entrega de materiais, na descoberta de problemas na estrutura, entre outros.

Deste modo, o cronograma permite lidar melhor com os imprevistos, fazendo com que a obra possa cumprir os prazos estipulados.

3. Use ferramentas de gestão

As obras são muito desgastantes, principalmente, para quem gerencia, afinal, são muitas tarefas burocráticas, e que servem para que o processo seja devidamente controlado.

São variados os aspectos que devem ser controlados como orçamentos, contato com fornecedores, contratos entre outros. E para que o cronograma ajude em tudo isso é possível informatizar todos os aspectos, ajudando e muito no monitoramento da obra.

Portanto, entendemos que as obras, construções e reformas são compostas por uma série de ferramentas, processos e planejamentos e somente o uso de todos esses componentes permitem uma execução correta, adequada e segura.