Umidade de solo pode ser controlada com trabalhos específicos

O solo fértil é rico em vitaminas e minerais naturais que justificam o aparecimento de muitos vegetais, mesmo quando não são plantados com a atuação da mão de obra humana.

A própria natureza se apropria dos espaços e dá um jeito de ocupar os terrenos que não estão com uma cobertura como um cimentado ou uma camada de asfalto.

Além disso, há os lençóis freáticos, verdadeiros rios que correm sob o solo e influenciam na dinâmica da natureza e consequentemente, influenciam nas construções elevadas pelo ser humano.

Muitos exploradores ocuparam o espaço onde antes estava a natureza em forma de matas, rios e lagos e criaram as cidades, proporcionando novas características ao local urbanizado.

Ainda assim, a umidade do solo precisa ter uma válvula de escape, e muitos imóveis como casas, prédios e edifícios sofrem consequências em toda a estrutura, a partir do piso, podendo chegar até as paredes residenciais, comerciais e industriais.

Elementos reforçam segurança contra umidade

Para atender as necessidades das construtoras imobiliárias, os projetos arquitetônicos recebem a devida atenção a partir da identificação do solo, com testes específicos para isso, entre eles:

  • Avaliação para acomodação de imóvel;
  • Reconhecimento de localização e terreno;
  • Dados técnicos para garantir a segurança;
  • Adaptação e assentamento do solo.

Os trabalhos realizados por empresas especializadas promovem uma ocupação correta, com uso de malha de ferro para contrapiso, identificando a umidade e a densidade do solo, por meio de ensaios laboratoriais e processos de impermeabilidade adequados.

O concreto utilizado sobre o solo é reforçado com materiais adequados e disponíveis em lojas especializadas, podendo ser instalado em uma etapa específica da construção civil.

A firmeza do solo é reforçada, aumentando a segurança e a consolidação da obra, tendo a malha pop para contrapiso como elemento essencial para garantir o acabamento superior.

Como os projetos arquitetônicos possuem particularidades específicas em diferentes situações, as empresas que preparam esse elemento constroem em tamanhos variados.

A característica principal continua sendo a presença do aço resistente, com todas as estruturas interligadas entre si com solda específica para o emprego correto.

Preparação de terreno identifica pontos úmidos

Durante os preparos do terreno para a recepção do canteiro de obras e a construção em si, é preciso verificar a atuação das máquinas e veículos apropriados, assim como dos operadores que trabalharão no espaço para a remoção de terra e nivelamento de toda a área.

A sondagem do solo permite identificar até onde é possível fazer esse tipo de trabalho, levando em consideração que muitos projetos aproveitam o subsolo para a instalação de garagens e estacionamentos para melhor ocupação de espaço.

As empresas que oferecem esse tipo de serviço precisam apresentar documentos que comprovem que a remoção de terra e entulho estão sendo encaminhadas para uma área apropriada.

Esse cuidado é responsabilidade das construtoras e incorporadoras, pois as mesmas podem ser identificadas a qualquer momento como proprietárias das obras e o despejamento em áreas protegidas podem violar a legislação ambiental.

Isso reflete na emissão de multas e até mesmo a paralisação da construção, até a correção e apresentação dos documentos exigidos por órgãos fiscalizadores.

Produtos para solo protegem cobertura de imóvel

Não é apenas o solo que precisa ser protegido contra a umidade, afinal de contas há a água da chuva. Dependendo do volume pluviométrico, as estruturas imobiliárias podem ser atingidas em cheio e apresentar goteiras e umidade nas paredes internas.

Por isso, os profissionais indicam a aplicação de manta asfáltica aluminizada para telhado auto adesiva assim que possível.

Esse material deve ser empregado por mão de obra especializada e com equipamentos que facilitem a instalação de acordo com o planejamento adotado desde o início das obras.

A atuação desse tipo de acabamento é eficiente desde que os cuidados devidos sejam tomados, como o respeito em desníveis e evitar ao máximo emendas desnecessárias.

A manta asfáltica aluminizada para telhado é uma solução eficiente para a impermeabilização de um imóvel a partir de cima, com uma resistência reconhecida pelos profissionais que atuam na área da construção civil.

Umidade pode ser contornada de forma eficiente

Todos os tratamentos de solo e acabamento imobiliário contra a umidade devem ser acompanhados por técnicos e profissionais da área, para garantir a possibilidade de ocupação da área sem colocar em risco a vida dos usuários.

A sociedade estará presente após a construção de imóveis, para que possam utilizar como bairros ou condomínios residenciais, centros comerciais ou industriais.

A prevenção sobre os problemas é a melhor forma de evitar a umidade, colocando em prática sistemas construtivos que valorizem o meio ambiente, com projetos devidamente elaborados e técnicas benéficas para todos os envolvidos.