As precauções necessárias para quem possui sacadas

A sacada é um local comumente relacionado com momentos de lazer. Porém, para que de fato seja possível aproveitar o espaço, é necessário garantir uma estrutura adequada, em especial, no que diz respeito a segurança.

Nesse cenário, é válido abordar o uso do vidro, que pode assumir diferentes formas, como o guarda corpo e o envidraçamento da sacada.

No caso do guarda corpo, é muito comum que esse elemento seja encontrado como proteção em escadas. Contudo, o uso em sacadas também pode trazer diversos benefícios para evitar quedas e favorecer a decoração.

Já o envidraçamento conta com janelas e portas de vidro, sendo importante citar que existem modelos variados, como as opções tradicionais e a janela e porta de vidro de correr, que promove a otimização do espaço.

Naturalmente, o ideal é que o vidro de sacada apresente grande resistência e, embora existam diferentes aplicações, é importante que os profissionais responsáveis pelos projetos se atenham aos tipos e espessuras mais favoráveis.

Entre os modelos que normalmente são aplicados, é interessante citar o laminado e o temperado devido aos seguintes fatores:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Facilidade na manutenção;
  • Versatilidade.

De qualquer maneira, ambas alternativas são capazes de promover modernidade e leveza para o local, pois estão fortemente relacionadas com o vidro, que também contribui com a sensação de amplitude.

Outra questão a ser abordada sobre o item é que a devida higienização deve ser sempre priorizada, não apenas por questões estéticas, como para agregar na conservação do local e dos vidros em si.

A importância das redes de proteção para sacadas

As medidas necessárias para obter maior segurança na sacada não estão relacionadas apenas com o vidro, pois outros produtos, inclusive com materiais distintos podem ser empregados.

Neste contexto, pode-se destacar as redes de proteção, que são ideais para evitar quedas de pessoas, objetos e animais.

No entanto, da mesma forma que evitam a queda, também restringem a entrada, como as redes de proteção para morcegos. Afinal, a entrada de animais voadores em apartamentos e residências pode causar situações complexas.

O material empregado nas redes é o polietileno, pois o ideal é que seja um item de grande resistência a impactos e à propagação de fogo.

De acordo com a norma NBR 16.046, é preciso que a resistência por metro quadrado seja de até 350 kg e que conte com aditivos para evitar o envelhecimento precoce devido a detritos e intempéries.

Características da instalação das redes

Para a instalação da tela de proteção para pombos e outros animais que podem entrar no local, sem dúvidas, é preciso contar com suporte profissional.

Afinal, por mais que o processo seja classificado como relativamente simples, procedimentos inadequados podem ter resultados fatais.

Em um primeiro momento, é preciso que exista a preocupação de recorrer a uma empresa de confiança, com profissionais devidamente treinados para o uso de ferramentas e equipamentos de segurança.

Já o processo de instalação comumente se inicia com perfurações na parede para que os ganchos responsáveis pela fixação da tela sejam colocados.

É fundamental que esses itens atendam normas específicas, pois existem diferentes modelos, o que pode influenciar na forma de fixação. Em seguida, as telas são colocadas e é de grande importância que o processo não ocorra em dias chuvosos, pois a segurança e a qualidade do resultado obtido pode ser comprometidas.

No momento de realizar a manutenção, como a higienização, é importante evitar a aplicação de produtos químicos, além de elementos com altas temperaturas e que sejam cortantes.

Para a limpeza mais profunda, um pano úmido com detergente neutro pode ser utilizado. Vale destacar que a rede jamais deve ser removida e reinstalada sem suporte profissional, pois questões de segurança estão envolvidas.

Dependendo do tipo de sacada, é importante recorrer a uma empresa qualificada para analisar as condições dos ganchos e da tela com certa periodicidade, além da necessidade de trocar as redes, que devem ter uma tensão adequada para que de fato sejam seguras para todos.

Nesse cenário, também é interessante abordar que tanto no caso das redes de proteção quanto na aplicação de vidros, para sacadas de condomínios é necessário averiguar quais são as normas do local em relação ao padrão visual.

A partir do momento em que o serviço pode ser realizado com o modelo selecionado, basta recorrer a profissionais qualificados.