Em uma residência é possível fazer variadas reformas, desde as mais pequenas, mudando a decoração do ambiente, até as estruturais. Contudo, as reformas que tem ganhado o mercado nos últimos anos e se tornando uma verdadeira tendência é a reforma com foco na parte estética.
Isso porque essa opção proporciona alterar várias pequenas estruturas ou decorações do ambiente para ter um rendimento mais amplo e um aproveitamento ainda maior do ambiente, contribuindo também para o quesito beleza.
Por este motivo, este artigo irá trazer as principais reformas que poderão ser realizadas em seu projeto de forma a trazer mais conforto, otimizando o espaço e o deixando ainda mais bonito.
Como reformar um piso de forma adequada?
A reforma de um piso pode ser feita de várias maneiras, isso porque ela dependerá muito do tipo de material que esse piso é feito.
Como existem vários modelos no mercado e cada um requer um cuidado específico, considerar as suas características e a disponibilidade para a manutenção pode ser um fator interessante a se considerar.
Sendo assim, vamos tratar agora sobre os modelos mais comuns no mercado:
1. Tacos de madeira
O taco de madeira no piso é constituído de várias pequenas peças de madeira que se encaixam com a intenção de formar um adorno elegante de madeira.
Esse tipo de encaixe permite um ambiente rústico para todo o chão e proporciona, de certa forma, um ambiente mais confortável.
No entanto, é comum que os tacos venham a se desgastar com o tempo. Por ser de madeira e estar no piso, o tráfego de pessoas, assim como o pesos dos móveis – ou o fato de trocá-los constantemente de lugar – podem contribuir para que esse desgaste ocorram em um maior ou menor tempo.,
Neste cenário, pode ser mais viável contar com uma restauração do piso. Atualmente a restauração de taco preço é acessível, facilitando o trabalho de encontrar várias empresas que realizam esse trabalho no mercado e com confiabilidade.
Basicamente, a restauração consiste na limpeza, no lixamento e em passar o verniz em todo o piso, procedimento que irá resgatar o taco para como se fosse novo.
2. Piso de madeira lisa
Diferentemente dos tacos, o piso de madeira lisa tem como intenção trazer uma sensação de “piso único” de madeira, não mostrando as transições entre um pedaço de madeira e outro.
Essa técnica permite um efeito de piso liso, como se uma peça única de madeira tivesse sido instalada naquele local.
A reforma desse tipo de piso é bem fácil de ser feita, uma vez que a peça de madeira pode ser retirada de forma fácil do local, ser limpa, lixada e também envernizada.
3. Pisos de cerâmica
Esse é outro modelo de piso muito comum no mercado, sendo muito utilizado em banheiros e cozinhas.
De modo geral, o piso de cerâmica traz muitos benefícios como:
- Alta durabilidade;
- Resistência a umidade e bactérias;
- Isolamento térmico, uma vez que ajuda a equilibrar a temperatura;
- Alto custo-benefício.
Vale ressaltar que para escolher o melhor piso é preciso levar em conta vários detalhes, como a circulação de pessoas, o tipo de sujeira constante, a umidade e muitos outros fatores.
Em alguns casos vale a consulta com um profissional para que ele faça o aconselhamento adequado sobre o melhor tipo de piso melhor para sua casa.
Além dos pisos é possível investir em rodapés, que são complementos ótimos para eles. Vamos ver alguns modelos que casam adequadamente com os pisos apresentados.
Rodapés
Se a intenção é fazer um ambiente rústico ou clássico, o rodapé de madeira é a peça fundamental para isso.
Os rodapés são peças muito usadas em salas e cozinhas, pois são ambientes em que as pessoas costumam realizar reuniões e esse tipo de peça entrega uma estética muito agradável, delimitando e trazendo elegância para o ambiente.
Outro modelo muito interessante de rodapé e que combina com praticamente qualquer piso é o rodapé santa luzia.
Feito em poliestireno, material que apresenta um ótimo acabamento com opções de personalização para cada ambiente, essa opção de rodapé é mais recomendado para salas e quartos.
Coberturas de janelas
Com relação a alguns itens simples, mas que podem ser usados como decoração de forma a ambientar e personalizar o cômodo, pode-se contar com as janelas e as cortinas que as cobrem.
As janelas são peças que sempre apresentam um acabamento estético formidável em praticamente qualquer local, mas complementá-las pode modificar completamente o ambiente.
Nesse contexto, contar com cortinas e persianas não só é uma ótima opção para decoração como também para amenizar a temperatura e incidência do sol no quarto, por exemplo.
1. Persiana de madeira
Existem muitos tipos de persianas que podem ser usados nos mais diversos ambientes, mas, a persiana de madeira é um modelo altamente recomendado para qualquer local.
Por ser feito de madeira, o item possui um acabamento muito bonito que além de duradouro pode controlar de forma adequada toda a entrada de luz do ambiente em que for aplicada.
2. Persiana de PVC
Já a persiana de PVC apresenta benefícios como ser de fácil manutenção e limpeza, fazendo com que seja utilizada em praticamente qualquer local da casa.
Uma dica que vale ressaltar é fazer a combinação de cortinas persianas para ter uma estética apresentável no ambiente.