Reforma de ambientes corporativos

A reforma de ambientes é extremamente importante, principalmente para ambientes corporativos. Seja para fachadas com toldo policarbonato compacto, com grafiato e outros elementos.

Mas, além das fachadas, outro ponto bastante importante é a reforma interna dos ambiente corporativos. Entretanto, por possuir diversas maneiras de reformar, o empreendedor às vezes não consegue saber por onde começar a obra.

Dessa maneira, é importante estar atento a alguns elementos que ajudam você no desenvolvimento de um projeto de reforma corporativo, com a escolha de pisos e revestimentos e outros insumos.

Entendendo a arquitetura corporativa

A arquitetura é uma área que estuda e auxilia diversas pessoas a criarem projetos que ajudam na valorização do espaço, promovendo conforto e até mesmo saúde aos funcionários. O ambiente de trabalho é muito importante e sua arquitetura também.

Contar com um ambiente confortável e bem planejado é essencial para o aumento da produtividade e a melhora no relacionamento entre os colaboradores.

A arquitetura corporativa inclui desde a fachada com toldo retratil até interiores altamente simples e bem sinalizados e assim por diante. A arquitetura é de suma importância para o desenvolvimento do trabalho e das dinâmicas de trabalho.

Assim, como grande parte do tempo das pessoas é passado dentro do escritório, esse local precisa ser visto com outros olhos, ir além de um ambiente sóbrio e sério, mas também um local que pode ser acolhedor, prazeroso, enquanto não perde a funcionalidade.

Os arquitetos profissionais são responsáveis pelo planejamento de ambientes agradáveis com carpete corporativo e espaços amplos e altamente produtivos.

Todo o ambiente corporativo precisa de profissionais felizes em um espaço agradável, pois isso influencia o andamento dos negócios e o conforto, inclusive, de clientes.

Dicas para reformar

Há algumas dicas para o desenvolvimento de escritórios eficientes e também para a produção de ambientes corporativos adequados e atraentes. Confira-as abaixo.

1. Planeje com antecedência

Uma dica muito importante é o planejamento da reforma com antecedência de modo que sejam identificadas necessidades de reparo para decidir os prazos, verificar a compra de materiais, planejar o orçamento e identificar quais serão as consequências da reforma como:

  • Remanejamento de departamentos;
  • Interrupções por algumas horas;
  • Ruídos;
  • Cheiro de tinta ou pó.

2. Informe todos os colaboradores

Depois de planejar a reforma, é preciso avisar todos os colaboradores de modo que todos não fiquem agitados ou nervosos com os remanejamentos.

3. Identifique a melhor época para reforma

Um outro ponto importante é identificar quais são as épocas certas para mexer em diversos elementos do local.

Se for em uma área externa, é interessante buscar um período mais seco. Já se forem itens para ambientes externos, como instalação de porta camarão sob medida, é possível fazer em períodos mais úmidos e etc.

4. Invista em acabamentos e mobiliários adequados

Essa parte é importante para que o projeto se integre de forma efetiva. Por isso, é necessário que os mobiliários sejam de qualidade para que o seu dinheiro não seja desperdiçado.

Uma das dicas é seguir algumas instruções dos profissionais da arquitetura que conseguem integrar os mobiliários ao conceito da reforma.

5. Mude as cores

Em toda reforma, é preciso alterar as cores, para que assim o ambiente seja alterado. Assim, desde a cor do piso laminado até as paredes, as cores devem integrar os conceitos da empresa. Dessa forma, o arquiteto juntamente com o empreendedor, consegue definir quais podem ser essas cores.

Outras dicas

Uma outra dica para a reforma dos escritórios é a definição de soluções altamente flexíveis, colocando diversos elementos tecnológicos que ajudam na integração dos ambientes.

Por isso, invista em soluções adequadas como mobiliários multiuso, que podem ser organizados, pisos elevados, divisórias retráteis e outros elementos.

Invista em equipamentos e materiais que não precisam de muita mão de obra, a não ser que os problemas sejam estruturais como a troca de tubulações hidráulicas e de fiações elétricas.

Dessa maneira, é importantíssimo o planejamento e a escolha dos materiais e também dos profissionais que executarão todos esses serviços. Por isso, é de suma importância o planejamento.

Esse planejamento deve ser feito com profissionais da arquitetura em que todas as demandas sejam efetivadas,. assim, uma reforma de escritório deve ser feita com base em tudo o que precisa ser corrigido, de modo que o único gasto posterior será o da manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *