Quais os principais modelos de aquecedores e suas vantagens?

Os aquecedores estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo, especialmente com a intensidade do inverno que vem aumentando com o passar dos anos.

Por isso, é importante conciliar qualidade de desempenho, segurança e economia, promovendo a instalação de itens eficientes sem deixar de lado a redução de custos e despesas.

No entanto, existem diferentes modelos de aquecedores e cada um deles é mais indicado para um tipo de demanda. Mas quais são as opções disponíveis e quais demandas são essas? O que difere um modelo do outro? Qual é o mais indicado para o meu espaço?

Essas são dúvidas comuns quando estamos falando do aquecimento de empresas, instituições e residências.

No artigo que você acompanha logo em seguida, portanto, reunimos as respostas para elas e trouxemos também informações imperdíveis para quem está em busca de aquecedores que promovam o conforto desejado sem abrir mão da economia.

O que são os aquecedores?

Basicamente, podemos dizer que o aquecedor é um equipamento que, como seu próprio nome sugere, tem o objetivo de gerar mais conforto térmico em um espaço por meio do aquecimento, elevando a temperatura no local e garantindo uma série de benefícios que também estão associados à economia.

Como cada modelo possui algumas particulares próprias, é importante ressaltar que a eficiência dos aquecedores está diretamente associada ao seu desempenho.

Por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre os tipos existentes, podendo avaliar com precisão qual o mais indicado para cada tipo de contexto.

Tipos de aquecedores

Os aquecedores conhecidos como aquecedores de resistência incandescente são aqueles que podem ser portáteis e que apresentam um custo menor no mercado. Seu funcionamento ocorre por meio de uma resistência, que é responsável por aquecer e transmitir o calor produzido para o ambiente onde está instalado.

O aquecedor eletrico é um exemplo de dispositivo utilizado nesse tipo de aquecimento. Sua resistência é visível, o que garante mais praticidade na assistência e nas demandas por reparo, e seu desempenho é conhecido por ser rápido, aquecendo o local e forma mais agilizada.

Esse modelo não é indicado para ambientes úmidos, como os banheiros, e também não deve ser deixado muito próximo a outros objetos.

Já o aquecedor a gas é indicado para ambientes mais abertos e maiores, como estabelecimentos comerciais, empresas e casas mais amplas.

Como possuem um peso mais elevado quando em comparação com a maioria dos demais modelos existentes, ele deve ser instalado de forma cuidadosa.

Mas não para por aí. Além dos aquecedores que funcionam por meio da eletricidade e também dos modelos de aquecedor a gás harman, que funcionam pelo fornecimento através do botijão de cozinha, é possível também encontrar aquecedores a óleo e até mesmo versões mais simples, como os climatizadores de ar.

Cuidados essenciais

Embora sejam extremamente resistentes e se destaquem por conta de sua vida útil prolongada quando bem conservados, os aquecedores também demandam alguns serviços periódicos de manutenção e reparo.

Por meio da manutenção preventiva, por exemplo, o técnico especializado poderá prever falhas que se aproximam, de modo a eliminá-las antes mesmo que ocorram.

Danos operacionais nesse tipo de máquina podem gerar uma série de transtornos.

Além de comprometer o conforto e a comodidade dentro dos ambientes onde são utilizados, os aquecedores que apresentam falhas repentinas podem até mesmo colocar em risco a vida das pessoas, motivo pelo qual a assistência técnica de aquecedores é indispensável em qualquer local.

Aquecendo piscinas

O aquecimento do ar é uma das possibilidades de uso dos aquecedores, mas eles também podem ser empregados para o aquecimento, por exemplo, da água da piscina, garantindo momentos de lazer muito mais seguros e prazerosos a qualquer momento do dia ou da noite.

Uma das características mais importantes quando estamos falando sobre o aquecimento solar para piscina é que toda a água armazenada fica na própria estrutura, dispensando o uso dos boilers que são costumeiramente empregados no aquecimento solar convencional.

Entre as principais vantagens de seu uso, podemos destacar:

  • Economia;
  • Eficiência;
  • Instalação prática;
  • Pouca manutenção.

O mais importante, portanto, é sempre contar com sistemas e dispositivos de aquecimento de qualidade, que ofereçam elevado desempenho e não coloquem em risco o conforto e a comodidade no cotidiano, especialmente durante o inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *