Como proteger sua casa de incêndios

Os efeitos do fogo podem ser extremamente destrutivos, e vidas e meios de subsistência podem ser destruídos em um período muito curto de tempo. A proteção preventiva contra incêndios ajuda a evitá-los e a enfrentá-los, eventualmente.

Medidas de proteção contra incêndios em áreas de portas, portanto, desempenham um papel crucial: portas de proteção contra incêndio, com Dobradiça de mola para porta corta fogo, retardam a propagação do fogo e dão, às pessoas dentro de um prédio, uma vantagem para salvar vidas.

Seja em instalações públicas, residências, prédios de escritórios ou escolas, deve haver objetos que promovam a segurança em acidentes com fogo.

Em particular, as demandas em tecnologia de segurança aumentaram significativamente nos últimos anos – principalmente na área de proteção contra incêndio.

Incêndios são rápidos e imprevisíveis. Eles geralmente vêm como um fator surpresa e causam grandes danos. É por isso que medidas de proteção direcionadas são necessárias para combater incêndios em edifícios.

Para que as estruturas sejam seguras, são necessários os seguintes itens como:

  • Central de alarme de segurança contra incêndio;
  • Sprinklers para combate ao fogo;
  • Extintores de incêndio;
  • Mangueiras de água;
  • Portas corta-fogo;
  • Revestimentos adequados em tetos, pisos e paredes;
  • Alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros;
  • Rota de fuga;
  • Sinalização de rota de fuga;
  • Sistemas inteligentes de portas;
  • Divisórias com portas em espaços amplos;
  • Janelas de edifícios com rede de proteção, que podem ser cortadas em caso de incêndio;

O que significa proteção contra incêndio?

Portas de proteção contra incêndios são alguns dos componentes mais importantes na proteção contra incêndio de plantas.

A proteção contra incêndios abrange todas as medidas de proteção que impedem a ocorrência e propagação de incêndios e fumaça, e que permitem o autorresgate e ações eficazes de fuga e combate às chamas durante um incêndio.

Existem dois tipos de proteção contra incêndio: proteção preventiva e defensiva contra incêndio.

O papel fundamental da proteção preventiva contra incêndios é proteger as rotas de fuga e resgate do fogo e mantê-las livres do fumo. Isso também contribui para evitar, de maneira eficiente, os danos em casos de incêndio.

A proteção preventiva contra incêndio consiste em medidas estruturais, técnicas e organizacionais:

Todas as medidas estruturais de proteção contra incêndios envolvem a criação ou o ajuste de sistemas estruturais. Eles se concentram em como os materiais se comportam no fogo e nas propriedades de resistência ao fogo dos componentes.

O aspecto técnico do sistema de proteção contra incêndios abrange todos os sistemas técnicos, tais como Sistema de alarme de incêndio, sistemas de extinção de incêndios, sistemas de extração de fumaça e portas de proteção contra incêndio.

A proteção contra incêndios organizacionais refere-se à nomeação de oficiais de proteção contra incêndios, oficiais de manutenção de incêndios e preparação de planos de proteção contra incêndio.

Por outro lado, a proteção defensiva contra incêndios abrange todas as medidas que efetivamente extinguem um incêndio que se rompeu, como o uso de extintor de incendio. Essa é predominantemente uma tarefa do serviço de bombeiros.

Portas de proteção contra incêndios

As portas de proteção contra incêndios desempenham um papel fundamental na proteção preventiva contra incêndio. A principal tarefa das portas de fecho automático é evitar que o fogo rompa aberturas em paredes resistentes ao fogo.

É fundamental que as portas fechem de forma confiável em caso de incêndio.

Quanto tempo uma porta de proteção contra incêndio permanece resistente ao fogo depende da sua classe de resistência ao fogo. As classes de resistência ao fogo são atualmente reguladas por normas de segurança.

A escolha da classe de resistência ao fogo depende de como o edifício será usado e da parede na qual a porta será construída.

Quando posicionadas corretamente, as portas de proteção contra incêndio criam seções de incêndio seguras, isto é, áreas nas quais os incêndios, gases de combustão e calor são selados.

Salas com mais de 40 m de comprimento ou uma superfície de 1.600 m² devem ser adequadamente subdivididas em seções de incêndio usando portas.

Portas de proteção contra incêndio devem fechar de forma confiável em caso de incêndio. Várias técnicas podem ser usadas para conseguir isso, como fecho de porta, acionamento de porta e sistemas de abertura livre.

A confiabilidade do sistema é crítica em caso de incêndio, e isso é responsabilidade dos proprietários de portas, fabricantes de portas e montadores de portas.

A manutenção correta dos sistemas de portas é aconselhada com urgência porque salva vidas. A documentação das medidas de manutenção também exonera os responsáveis ​​pela proteção contra incêndio em caso de incêndio.

Tela de Segurança contra incêndios também podem ser à prova de fumaça, a fim de evitar a propagação de fumaça.

Enfim, lembre-se de que as portas de proteção contra incêndio são apenas à prova de fumaça se tiverem sido equipadas com acessórios extras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *