7 Diferentes usos do concreto em uma construção

Do ferro à areia, da água ao concreto, uma série de materiais fazem parte do sucesso de um empreendimento na construção civil.

Isso sem falar na variedade de equipamentos e técnicas utilizados nas obras, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Apesar dos avanços arquitetônicos, que demandam estruturas cada vez mais complexas, alguns materiais simples e antigos como o concreto continuam sendo muito importantes.

Existente em várias formas e com inúmeras utilidades, ele possui características que o tornam indispensável nesse setor. Além de mais rentável, garante resistência e qualidade.

Nesse artigo, confira 3 diferentes tipos disponíveis no mercado atualmente e como cada um deles pode ser utilizado de acordo com as demandas da obra.

Concreto refratário

Existem muitas vantagens no uso de concreto, como a de que ele é resistente à água e pode ser obtido de diversas formas.

Além disso, possibilita uma série de processos sem custos altos, podendo até ser produzido no próprio local do empreendimento.

No entanto, esse material não é encontrado apenas nas edificações. Um de seus usos mais antigos é na concepção dos fornos caseiros, hoje conhecido como “fornos caipiras” ou fornos de pizza, e também nos fogões a lenha.

Para isso, é necessário um tipo especial de concreto, que possa suportar temperaturas muito elevadas, como

Concreto refratário, que não perde seus compostos e, consequentemente, desagrega com mais dificuldade.

Enquanto o concreto comum resiste a até 300ºC apenas, o refratário chega a suportar 1.400°C.

Utilidades e vantagens

Com certeza, a característica principal desse material é que ele pode suportar temperaturas extremamente altas, de forma que se torna ideal para construção de estruturas em cozinha e sistemas industriais de aquecimento.

A composição de Concreto refratário resdil consiste na liga entre cimento refratário e um ou mais agregados refratários de determinada granulometria.

Além da utilização mais comum desse produto, ele também pode servir como moldagem em formas de madeira, revestimento de portas de fornalhas e na fabricação de bocas de maçarico.

Suas principais vantagens são:

  • Pode ser utilizado 24 horas depois da moldagem;
  • Resiste a variações bruscas de temperatura;
  • Possui alta resistência mecânica;
  • Apresenta grande maleabilidade de uso;
  • Não requer mão de obra especializada;
  • Dilata e retrai com menos frequência.

Concreto leve: demandas especiais

Em muitas situações, o uso do concreto convencional pode ser muito ineficaz, pois algumas estruturas exigem um material menos pesado.

Que não comprometa o peso da obra, sem falar nas funções mais simples, que podem ser resolvidas com o uso de Concreto leve.

Como diz o nome, esse tipo de material é mais leve, chegando a pesar menos de 2.000 kg/m³ (enquanto o tradicional pesa cerca de 300 kg/m³ a mais).

Isso pode acontecer por dois motivos diferentes: os agregados convencionais, que são pesados, são substituídos por agregados leves (isopor, EVA, argila expandida, etc.) ou o concreto recebe bolhas de ar que o expandem.

Existem dois Tipos de concreto leve, determinados pela forma como ele é obtido. O material pode ser do tipo estrutural (a partir da troca dos agregados) ou com ar incorporado (utilizado em preenchimentos e vedações).

Um tipo muito utilizado de concreto leve com ar incorporado é o chamado concreto celular, que apresenta porosidade semelhante à de uma espuma.

Por sua extrema leveza, encontra-se em rebocos, nivelamentos de pisos e proteção de terrenos inclinados.

Já o concreto estrutural é indicado quando o peso da obra precisa ser reduzido por algum motivo. Em estruturas pré-fabricadas, por exemplo, essa questão é fundamental.

Além disso, esse tipo pode ser encontrado em pontes, lajes, docas, coberturas e plataformas petrolíferas, justamente em decorrência do potencial de flutuação possibilitado por sua leveza.

Dinamismo e charme

Lajota de concreto também possui uma grande utilidade e pode ser encontrado em várias situações diferentes, desde calçadas até pátios e ambientes de entretenimento, como parques e áreas gourmet.

Uma de suas principais vantagens é que seu custo é bem baixo e dispensa a mão de obra, possibilitando mais economia.

Disponíveis em diversos tamanhos, as placas de concreto se adequam às necessidades estéticas e funcionais dos locais onde são aplicadas.

Além disso, não exigem rejunte ou contrapiso, mas vale lembrar que o correto nivelamento é muito importante para o resultado final.

Com praticidade e requinte, Lajota de concreto para calçada pode ser uma solução muito mais acessível e charmosa comparada a outras opções disponíveis no mercado.

Assim como os demais tipos, porém, sua utilidade deve ser analisada de acordo com a necessidade da obra e do projeto.

O importante é que, com tanta variedade, podemos nos dedicar cada vez mais a construir ambientes e empreendimentos que realmente proporcionam momentos de bem-estar e aconchego.