Segurança patrimonial deve cobrir todos os setores

A disponibilidade das saídas de emergência e equipamentos para o combate a incêndios, dentro de um espaço público, como prédios residenciais e comerciais, deve atender normas de segurança de caráter universal.

As ações de prevenção a qualquer risco de incêndio ou acidentes deve ser levada em consideração, em todos os locais.

Por isso, equipamentos prioritários devem estar à disposição, independente do grau de risco que se apresenta.

É claro que locais como cozinhas industriais, fábricas que trabalham com equipamentos siderúrgicos e laboratórios químicos, têm maior risco de acidentes ou incêndios do que uma escola infantil ou um escritório de contabilidade, por exemplo.

Ainda assim, é preciso que todos tenham ciência ao menor sinal de perigo a respeito dos dispositivos e saídas de emergência.

A presença de pessoas responsáveis, que tenham um treinamento preventivo, ajuda em muitos casos, principalmente quando há crianças e idosos envolvidos.

Pessoas adultas, que possuem habilidades motoras regulares, devem auxiliar, na maioria dos casos, aqueles que passam por uma situação de risco, indicando os locais de saída de emergência, e verificando a presença de equipamentos que possam ajudar a atenuar a situação.

Organizando dispositivos de emergência

Os prédios que contam com manutenção preventiva e realizam periodicamente a verificação da qualidade do sistema elétrico não precisam se preocupar.

Mas há prédios antigos em que a manutenção não é realizada constantemente e que podem apresentar riscos graves, como curto circuito em fios desencapados ou, até mesmo, em equipamentos que funcionam a gás, como chuveiros residenciais.

Em todos os casos, o atendimento às pessoas deve ser prioridade zero, viabilizando o acesso a locais seguros, de modo a evitar qualquer tipo de problema ou prejuízos.

Na presença de uma brigada de incendio, formada por voluntários de uma empresa em um espaço que há uma aglomeração de pessoas, é preciso estar atento a algumas responsabilidades que são determinadas para este grupo. Dentre elas, é possível citar:

  • Planejamento e execução de fuga, conforme a planta local;
  • Avaliação de presença de riscos e contorná-los;
  • Manipulação de equipamentos como extintores e mangueiras;
  • Estabelecer prioridades e prestar primeiros socorros.

Apesar de muitas empresas de segurança patrimonial e pessoal oferecem este tipo de serviço, a presença de um socorro especializado, como o corpo de bombeiros e ambulâncias, com enfermeiros e paramédicos, deve ser solicitado o quanto antes, em casos de qualquer tipo de acidente ou incêndio.

Equipamentos para detecção de problemas

O mercado de segurança patrimonial oferece diversos equipamentos que podem ser instalados mesmo após a ocupação predial.

Dentre eles, há o sistema de alarme de incêndio que é acionado quando há qualquer sinal de perigo, como aumento de temperatura ambiente, e a presença de gases ou fumaça proveniente de algum espaço que esteja pegando fogo.

Este recurso pode estar ligado ao sistema de segurança predial, trabalhando por meio de câmeras de segurança, que determinam o local em que está o perigo.

E, assim, os trabalhos de evacuação predial são realizados de acordo com as normas de segurança necessárias neste tipo de situação.

A presença de escadas com portas corta fogo podem facilitar a saída das pessoas, pois elas evitam que as chamas se alastrem e, também, impedem a passagem de fumaça tóxica, que pode dificultar a saída de todos até uma área segura, caso ocorra.

A instalação de detector de fumaça em pontos estratégicos, seja em prédios comerciais, residenciais, ou fábricas e indústrias, protege todos que trabalham ou vivem em um ambiente que corre o risco de sofrer qualquer tipo de acidente.

Este equipamento protege as pessoas, sendo acionado ao menor sinal de alteração no ar, seja com a presença de fumaça ou com a oscilação de temperatura.

Os problemas podem ser contornados de maneira imediata, evitando maiores desastres, como perdas materiais e a preservação de muitas vidas, o que é muito importante, para todos os envolvidos.

Em caso de disparo do sistema de detecção de fumaça, o ideal é procurar um local de saída, e ajudar da melhor forma possível aqueles que entrarem em pânico.

Um treinamento para este tipo de ocorrência pode ser ideal, conforme os sistemas são instalados, para indicar a todos que há algum problema, e ninguém saia ferido quando ocorrer algo do tipo.

Optar por equipamentos de segurança de qualidade e fazer a manutenção da estrutura do espaço é capaz de preservar vidas e, ainda, economizar recursos.