Cuidados importantes para a estrutura de uma empresa

Muitas pessoas sonham com montar a sua própria empresa, pois isso dá uma maior liberdade e flexibilidade do que ser um simples trabalhador dentro dos sistemas do mercado de trabalho.

Entretanto, a maioria delas acaba não colocando o projeto de ter o seu próprio empreendimento, pois começar tudo do zero não é uma tarefa muito simples de ser executada.

É preciso iniciar todo o processo de documentação e regulamentação, além de pensar no espaço que será necessário, os funcionários que serão contratados, a estrutura interna e muitas outras coisas.

Se você está pensando em, realmente, colocar este projeto para frente, fique atento a alguns pontos importantes para garantir uma boa estrutura para a sua empresa!

Pense bem no local

O mais comum quando se trata de empreendimentos menores, como comércios e escritórios, é o aluguel de um salão ou de uma sala comercial. Esta é, sem dúvidas, a alternativa mais simples e fácil de ser escolhida.

Contudo, também existem os empreendimentos diferenciados e que exigem estruturas bastante específicas. Nestes casos, o ideal é fazer ou uma reforma completa ou, até mesmo, construir tudo do zero.

Para isso, é necessário entrar em contato com profissionais especialistas em engenharia civil, pois eles idealizarão o projeto com base nas necessidades de seu empreendimento e no terreno que você tem disponível para a construção.

Antes mesmo de se iniciar o projeto é preciso, também, realizar uma perícia de engenharia na construção civil.

Ela é responsável em fazer análises de todo o planejamento, na obra, enquanto está sendo executada e no final, quando já está concluída. Isso garante que o trabalho está sendo bem feito.

Fique atento à possibilidade de um incêndio

São vários os motivos que podem causar o aparecimento de fogo, desde curto-circuitos a acidentes com gases. De qualquer forma, é altamente necessário que haja uma prevenção para este tipo de ocorrido, uma vez que o incêndio pode acabar destruindo o local por completo, além de colocar a vida de todos em risco.

Antes de colocar a sua empresa em funcionamento, é necessário fazer uma verificação das condições com o Corpo de Bombeiros.

Eles checarão se o lugar está apto para iniciar as atividades e se os itens obrigatórios estão devidamente colocados no local. É de extrema importância que a sua empresa conte com:

  • extintores de vários tipos;

  • mangueira;

  • hidrante;

  • portas corta-fogo;

  • saída de emergência;

  • detector de fumaça.

Só com eles é possível garantir que, mesmo que ocorra algum incêndio, será possível, ao menos, tentar diminuir os danos provocados pelo fogo.

É importante que os seus funcionários tenham conhecimento do manuseio dos itens de combate, como o extintor, para que haja a possibilidade de terminar com o foco do fogo, logo no início.

Eles também precisam estar devidamente treinados para seguir os procedimentos adequados caso seja necessária a evacuação do local.

Possuir uma central de alarme é um dos pontos mais importantes em uma empresa.

Este aparelho será responsável pela detecção de fumaça, com uma tecnologia que permite que o próprio dispositivo identifique quando é fogo real e quando é um alarme falso.

Assim, ela disparará sirenes e comunicar a todos os que estão na empresa de que eles precisam sair imediatamente.

Além disso, o equipamento possui um sistema de discagem automática diretamente ao Corpo de Bombeiros, que serão acionados e poderão chegar ao lugar a tempo.

Ele pode ser instalado por uma empresa de segurança especializada no combate de incêndio.

Esteja preparado para os dias frios

A maioria das pessoas instala nos escritórios suas empresas aparelhos de ar condicionado para poder manter toda a equipe em uma temperatura mais agradável, evitando que alguém passe mal devido às altas temperaturas, que acontecem principalmente no verão.

Entretanto, são poucos os que pensam em como fazer para se aliviar e deixar o clima um pouco mais agradável nos dias de inverno.

Um aquecedor eletrico, por exemplo, pode ser uma boa opção para tentar aumentar a temperatura dentro das instalações da empresa.

É possível, inclusive, encontrar este tipo de aparelho disponível em outras modalidades de aquecimento.

aquecedor a gás te ajudará a economizar na conta de energia, mas é necessário tomar muito cuidado na hora de fazer a instalação para evitar possíveis vazamentos dos gases, que podem provocar incêndios.