Serviços procurados para a construção de prédios

Todo tipo de obra, seja ela pequena ou grande, ou seja, a construção de uma casa, prédios, estabelecimento comercial, pontes, usinas geradoras de energia, indústria outros,  necessita seguir um projeto estudado e desenvolvimento por um profissional da área de engenharia civil.

Os profissionais dessa área possuem conhecimentos em toda área que abrange a projeção,, construção e  manutenção de todos os tipos de obras e infraestrutura na cidade.

Eles também são responsáveis por seguir a Lei Federal nº 6.938/1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente.

Para realizar a construção de uma grande obra, como um edifício, por exemplo, existem algumas etapas básicas que são sempre seguidas a fim de se obter um resultado que agrade ao cliente, dono da edificação, mas que também garanta a segurança da mesma.

Um edifício é uma construção que tem a função de proporcionar espaços destinados à habitação das pessoas ou garantir que outras atividades sejam desempenhadas, como nos casos de edifícios comerciais.

Além do projeto arquitetonico, construir um prédio envolve diversos aspectos, pois como ele possui vários andares, com apartamentos e corredores dispostos uns sobre os outros e também tem uma altura elevada, é preciso estudar bastante os aspectos que vão manter essa estrutura totalmente segura.

Detalhes da construção de um prédio

Para começar a construir um prédio, o primeiro passo é entender o que o cliente deseja com aquela obra.

Qual vai ser a finalidade do edifício, quais as necessidades exigidas, entre outros itens, são fundamentais de serem esclarecidos. Sendo assim, antes de começar a executar o projeto é preciso analisar todas as características do terreno, realizar a sua limpeza, nivelar o solo e fazer o levantamento topográfico completo do lote.

Depois disso, a construção de um prédio se desenvolve da seguinte maneira:

  • Montagem do alicerce
  • Alvenaria
  • Demais elementos estruturais
  • Revestimentos

O que mantém o prédio de pé é o alicerce ou a fundação e, por isso, deve ser a primeira parte a ser construída.

O alicerce se caracteriza como uma estrutura de ferro ou de concreto, assentada sob a terra e que tem como principal função distribuir o peso do edifício em uma área maior do solo.

Durante a etapa da fundação, vários tipos de alicerce podem ser usados. A fundação rasa é o tipo mais barato de fundação e é muito empregada nas superfícies resistentes e menos úmidas.

Já os barretes possuem um custo mais elevador por exigirem a operação de escavadeiras especiais. Eles são indicados para as construções com quantidade superior a vinte andares.

Dessa maneira,, a escolha da fundação mais adequada depende do tipo de solo, da drenagem do terreno, entre outros aspectos.

Na parte da alvenaria, as paredes, sapatas e outros elementos estruturais são levantados, com o objetivo de suportar cargas verticais, além de proporcionar vedações e também isolamentos térmicos e acústicos.

Nessa etapa, os materiais mais usados são tijolos, blocos de concreto e outros.. É nessa etapa também que há a criação das estruturas elétrica e hidráulica do prédio, com base no projeto hidráulico residencial.

Depois disso, vem a etapa de aplicação de forros, coberturas e esquadrias no prédio. Os forros são  lâminas de madeira ou lajes pré-fabricadas.

Eles são colocados nas estruturas do telhado ou das partes superiores do prédio, assim como as estruturas de cobertura. Já as esquadrias de madeira, metal e plástico são as portas, janelas, basculantes e outros itens que finalizam a construção.

Depois que a parte estrutural está completa, começa a parte de implementação dos acabamentos da edificação, ou seja, instalação gessos, azulejos, porcelanatos, cerâmicas, carpetes, pisos, laminados, pedras decorativas.

Os vidros também já podem ser colocados e as paredes pintadas. Com o tempo, essa estrutura do prédio vai ficando suja, mas existem empresas especializadas na limpeza de vidros e fachadas.

O que é o licenciamento ambiental


O licenciamento ambiental é definido como um procedimento administrativo por meio do qual órgão ambiental autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e outras atividades que fazem a utilização recursos ambientais, e podem ser causas de poluição.

Em São Paulo, a cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo é a responsável por realizar  o controle, a fiscalização,o  monitoramento e licenciamento de de todas as atividades que geram poluição.

O objetivo é  preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo, realizando, em casos necessários, a remediação ambiental.