Como deixar a sua varanda aconchegante, gastando pouco

Sacadas de vidro trazem sofisticação e beleza a este pequeno e importante espaço, a varanda.

A varanda é sem dúvida um lugar convidativo, seja ela pequena, como é a maior parte das varandas de apartamento, ou mais amplas, geralmente vistas em casas. Seja qual for o seu tipo de varanda, há maneiras versáteis e econômicas de torná-las mais atraentes e confortáveis, prontas para receber os amigos e familiares com total comodidade e segurança.

Confira algumas dicas para transformar esse cantinho especial sem colocar muito a mão no bolso!

Mais charme e elegância com cortina de vidro

Se você mora em apartamento, sabe que o visual externo padronizado valoriza o imóvel como um todo; por isso, ter uma cortina de vidro para varanda é uma maneira de tornar a sua varanda muito mais sofisticada e arrojada, além disso, este tipo de cortina oferece aquela visão panorâmica muito requerida no mercado.

Outra vantagem da cortina de vidro é que ela proporciona mais luminosidade, uma vez que o vidro, facilita a entrada de luz natural. Ademais, este modelo de cortina dá a sensação de amplitude no local e é simples de ser higienizada.

Mas fechamento de varanda com cortina de vidro não tem preço elevado? A cortina de vidro é confeccionada com placas de vidro altamente resistentes que suportam impactos; além disso, há diversas opções no mercado acessíveis que cabem no seu bolso e certamente valem o investimento!

Confira alguns tipos mais comuns disponíveis no mercado:

  • Tipo Stanley: Entre os modelos mais comuns no que se refere à varanda de vidro, é a que possui maior número de trilhos e um painel fixo, que proporciona mais resistência a ventos fortes e demais intempéries;
  • Tipo Europeu: É o modelo mais usado e buscado no mercado, pois possui abertura completa e retrátil;
  • Tipo Versatik: Entre as cortinas de vidro, este modelo é o que possui apenas um trilho com duas laterais fixas.
    Antes de optar por um modelo de varanda de vidro, é importante verificar, caso você resida em apartamento, as normas do condomínio para que, desta maneira, evite qualquer problema com relação à padronização externa da edificação.

Benefícios do envidraçamento de varandas

Além de todas vantagens já citadas, as cortinas de vidro ainda possuem benefícios extremamente relevantes para quem gosta de paz e sossego, pois a estrutura da varanda também evita a propagação de barulhos externos e também a entrada de sujeira e poeira, o que torna a sua limpeza ainda mais facilitada.

Quais os tipos de vidro mais usados em sacadas de vidro?

As varandas de vidro podem ser fabricadas com vidro laminado e temperado, que são materiais resistentes e próprios para este tipo de ambiente.

A diferença entre os dois é que o vidro temperado recebe tratamento térmico e, em casos de quebra, o vidro se estilhaça, evitando assim acidentes como cortes.

Este tipo de vidro é considerado mais resistente que o vidro laminado que é comumente confeccionado com duas ou mais placas de vidro.

Para este segmento, há a NBR 16259 que estabelece diretrizes de segurança tanto para envidraçamento de sacada com vidro temperado ou laminado.

Portanto, seja qual for o tipo de vidro, a estrutura tem que atender aos requisitos de segurança previstos na legislação.

Há modelos coloridos de cortina de vidro?

Sim! As varandas de vidro podem ser confeccionadas em diversas cores e texturas, o que personaliza e traz vida ao ambiente, seja a sua varanda mais ampla ou compacta.

O vidro pode ser da cor que você deseja e também pode conter texturas diferenciadas com a inserção de desenhos geométricos, entre outros estilos que sua criatividade puder criar.

Além do vidro, os puxadores também podem ser personalizados para combinar com as cores e texturas da estrutura. São facilmente adaptáveis tanto para sacadas de abrir quanto de correr.

Agora, que tal um pouco de cor?

Se você tem uma sacada de vidro sabe dos benefícios que ela traz tanto em termos estéticos, quanto em termos de segurança e durabilidade.

Agora, para deixá-la mais atraente e divertida, invista também em um jardim vertical com espécies que podem ser frutíferas e floríferas, que darão aquela cor especial e tornarão esta área ainda mais aconchegante.

O custo com estes tipos de plantas é baixo, mas o resultado é alto e combina muito com estruturas de vidro.
Além disso, as sacadas com fechamento em vidro, proporcionam maior incidência de luz solar, o que favorece o crescimento e desenvolvimento das plantas.