4 dicas atemporais para uma casa mais elegante

As tendências em estilos decorativos para casa mudam constantemente.

Assim, um cômodo de inspiração industrial pode estar totalmente na moda este ano, mas relegado ao esquecimento no ano que vem, assim como objetos vintage, étnicos e muito mais.

Se isso, por um lado, dificulta o planejamento de projetos decorativos, por outro, há certos cuidados com a casa que nunca saem de moda.

Normalmente, eles dizem respeito a elementos coringas, que podem ser aproveitados em decorações de todas as inspirações.

Confira alguns deles a seguir:

Pintura da fachada em dia

O estado da pintura externa de casas é um fator que influencia fortemente a primeira impressão que um visitante tem sobre um imóvel.

Afinal, uma fachada descuidada passa uma impressão de decadência, prejudicando a percepção sobre o restante do edifício.

Por conta disso, é muito importante manter uma rotina de cuidados com a frente do imóvel.

Além de ter a pintura sempre em dia, é interessante contratar uma empresa especializada em limpeza predial para remover a crosta de sujeira que se acumula sobre a superfície ao longo do tempo.

Vale ressaltar que os benefícios proporcionados por este cuidado não são apenas estéticos.

Tanto a limpeza quanto a pintura protegem a estrutura do imóvel dos efeitos de elementos degradantes externos, tais como a chuva e o vento.

Estes, por sua vez, podem causar infiltrações, que umedecem a estrutura do prédio e podem prejudicar sua estabilidade e segurança.

Paredes texturizadas

Entretanto, as paredes do exterior não são as únicas que merecem cuidados.

Em ambientes externos, estes elementos básicos também têm uma forte influência sobre a estética do cômodo, bem como sobre a percepção que as pessoas têm dele.

Por conta disso, quando possível, é indicado que os proprietários não se limitem à pintura bege básica.

Uma ótima ideia para dar um up na decoração.

Sem gastar a mais com isso, é pintar uma superfície em um tom mais escuro: o custo da mão-de-obra é o mesmo, bem como o valor da tinta.

Já em casos nos quais o orçamento está um pouco mais folgado, é possível investir na textura de parede.

Neste caso, além de aplicar a tinta regularmente, o profissional usa instrumentos para criar diferentes efeitos na superfície, em alto ou baixo relevo.

Podem ser usados objetos corriqueiros, como pincéis e escovas que, quando em contato com a tinta fresca, criam texturas diferenciadas, que são bem-vindas em todo e qualquer cômodo.

Varanda bem aproveitada

Os lançamentos imobiliários mais recentes têm algo em comum: a maioria deles têm uma metragem extremamente reduzida.

Com os cômodos cada vez mais apertados, os moradores precisam pensar em soluções decorativas e de organização que não desperdicem nem um centímetro de espaço.

Algumas medidas possíveis são:

  • Uso de prateleiras e armários suspensos;
  • Instalação de móveis compactos e multifuncionais;
  • Uso de cores claras, que dão sensação de amplitude;
  • Espelhos, que criam a sensação de prolongamento do ambiente.

Ainda assim, todo o espaço dos cômodos deve ser usado com inteligência.

Isso também se aplica à varanda, que pode se transformar tanto em uma extensão do cômodo contíguo quanto um ambiente autônomo, conforme o gosto dos moradores.

Para que ela seja aproveitada ao máximo, é interessante que uma cortina de vidro varanda seja instalada.

Deve ser dada preferência a vidros tecnológicos, que filtram a radiação solar e permitem que ela seja usada o dia todo, independentemente das condições do tempo.

Além disso, para proporcionar a sensação de amplitude, é interessante que não haja barreiras visíveis entre a varanda e o cômodo anexo. Por isso, o uso da porta de vidro é uma boa opção.

Deck ao redor da piscina

Imóveis com ambientes externos pedem cuidados especiais na decoração. É importante contar com elementos que tornem estes locais ao ar livre bonitos, aconchegantes e multifuncionais.

Portanto, é fundamental contar com revestimentos e mobília apropriados para estes locais.

No caso de locais com clima mais quente, uma piscina com deck é uma excelente pedida.

Além de melhorar a estética do local, essa opção de revestimento para o chão, geralmente feita de madeira, permite um melhor aproveitamento do espaço.

Isto porque este material tem um excelente desempenho térmico, e não se aquece em excesso quando exposto ao calor, ao contrário da pedra e do concreto.

Ainda assim, já há versões mais modernas deste revestimento, como o deck de pvc para piscina.

Como este material é um polímero plástico, ele é mais resistente à água e tem um desempenho térmico ainda melhor que a madeira.