Você sabe o que faz uma empreiteira? Veja aqui!

As empreiteiras são empresas formadas por profissionais da construção civil extremamente importantes para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, existem muitas pessoas que possuem dúvidas sobre o funcionamento dessas organizações, gerando confusões entre outros tipos de firmas dentro do ramo da engenharia civil.

Pensando nessa questão, o texto a seguir tem o intuito de falar sobre as empreiteiras, demonstrando as suas responsabilidades e a sua importância dentro da sociedade.

Afinal, o que é uma empreiteira?

A empreiteira é uma empresa que trabalha por meio de “empreitadas”. Estas, por sua vez, são os serviços específicos que precisam ser feitos em uma obra.

Isso quer dizer que a empreiteira de obras não atua fazendo todo o planejamento da construção: ela aparece em certos momentos para garantir o sucesso da obra.

Portanto, as empreiteiras são empresas capazes de trabalhar em uma ampla variedade de segmentos.

O trabalho das empreiteiras

De acordo com a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, as empreiteiras receberam a autorização de atuar em uma série de empreitadas, tais como:

  • Instalações elétricas;
  • Preparação e instalação de ar-condicionado;
  • Instalações hidráulicas;
  • Aplicação de revestimentos;
  • Instalações sanitárias;
  • Preparação e instalação de elevadores;
  • Aplicação de esquadrias;
  • Locação de equipamentos;
  • Polimento de materiais.

Tendo isso em mente, muitas pessoas poderiam perguntar: “mas qual a vantagem da empreiteira para um projeto?”Na maior parte das vezes, a empresa responsável pela construção de uma obra pode precisar atuar em certas áreas as quais não são de sua especialidade.

Desse modo, é em momentos assim que as empreiteiras assumem o comando, garantindo que o serviço e o produto final a ser entregue seja de total qualidade e segurança.

Afinal, focar esforços em um único plano pode ser mais eficiente do que tentar trabalhar com os inúmeros processos envolvidos na construção civil. Portanto, toda empreiteira precisa ter um foco de atuação.

Qual a diferença entre empreiteira e construtora?

As construtoras, também conhecidas como empresas de construção civil SP, são aquelas organizações as quais ficam responsáveis, efetivamente, pela execução de uma obra em seu todo.

Isso significa que a construtora é quem vai “botar a mão na massa”, cuidando da construção desde a sua parte burocrática, a qual envolve direitos trabalhistas, alvarás, etc, passando pelo estudo da topografia do terreno e indo até a elevação das paredes, pilastres e de toda a estrutura da obra.Para que tudo isso seja feito, as construtoras precisam ter, no mínimo, um engenheiro civil ou arquiteto, profissionais responsáveis por assinar a documentação necessária para a obra.

Além disso, as empresas de construção civil devem cuidar da mão de obra e do maquinário exigido para o seu projeto.As vantagens de se contratar uma construtora se devem ao fato de que ela ficará responsável por todo o andamento da obra, assegurando que gastos com profissionais especializados sejam evitados.

Outro detalhe importante é que as construtoras oferecem uma maior segurança a respeito dos prazos de entrega de uma obra, já que elas estão atentas a tudo que está sendo feito.Por outro lado, como dito anteriormente, as empreiteiras são importantes para a execução de serviços específicos, garantindo a entrega de um trabalho de qualidade a qual talvez não seria possível obter com uma construtora.

Além disso, a empreiteira permite uma flexibilidade maior no seu serviço. Ou seja, é possível controlar o uso de material (o qual é responsabilidade do contratante), os dias que serão trabalhados e determinar, até mesmo, a interrupção da obra em casos de problemas financeiros. Tal mobilidade já não é vista dentro das construtoras.

A importância das empreiteiras em projetos de loteamento

O projeto de loteamento consiste em um trabalho feito por empreiteiras específicas as quais trabalham no desenvolvimento, estruturação e organização do espaço urbano para a criação de um lugar único.

Assim, os trabalhos com loteamento podem ser feitos tanto para a construção de casas populares dos órgãos municipais ou para o desenvolvimento de empreendimentos de alto padrão, como é o caso de condomínios.Para isso, a empresa responsável deve levar em consideração uma série de aspectos e exigências, como licenças ambientais, as instalações de saneamento básico, eletricidade e telefonia, a topografia do terreno, e muito mais.

Além disso, o trabalho com pavimentação e paisagismo também são realizados neste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *