Você já conhece o toldo feito de policarbonato?

Além de contribuir com o aspecto estético, uma cobertura de policarbonato permite que uma área a céu aberto seja usada a qualquer momento, faça chuva ou faça sol.

Contudo, a escolha não é assim tão simples: há diversos modelos disponíveis no mercado, feitos de diferentes materiais.

Consequentemente, há apenas uma maneira de assegurar-se de que o tipo escolhido é o melhor: pesquisando muito a respeito de todos, suas vantagens e desvantagens.

Isso pode ser feito com a ajuda de empresas de toldos em Sorocaba ou em qualquer outra localidade.

Aprenda, neste post, algumas informações importantes sobre uma das coberturas preferidas do mercado: a feita em policarbonato.

O que é a cobertura de policarbonato?

Por mais que o toldo de lona seja a mais popular entre todas as coberturas, ela não é a única disponível: também pode-se optar pelo modelo em policarbonato.

A principal diferença entre eles é o fato de que, enquanto a lona é flexível, o policarbonato é rígido.

Da mesma maneira, enquanto este é transparente, aquele é totalmente opaco. Para conferir as características de ambos de perto, o mais recomendado é visitar uma fábrica de toldos.

Como ela pode ser usada?

Tanto o toldo quanto o policarbonato costumam ser usados nos mesmos espaços: locais externos que precisam de alguma proteção contra os efeitos do tempo.

Contudo, no caso do policarbonato, ele também pode ser usado para substituir partes das telhas cerâmicas tradicionais no telhado.

Policarbonato x Acrílico

Ao procurar por uma cobertura, muitas pessoas se deparam com a opção do toldo de acrilico. Muitas se atraem pelo seu aspecto, muito semelhante ao do policarbonato, e pelo preço, muito mais baixo que o seu semelhante.

Há, contudo, uma diferença chave entre eles: o acrílico perde no quesito resistência.

Consequentemente, ele costuma ser usado em mercadorias de pouco valor agregado. Dessa maneira, é melhor investir no policarbonato e assegurar a durabilidade do material.

Quais são suas vantagens?

Essa, porém, não é a única vantagem do policarbonato. Confira mais algumas a seguir:

  1. Aproveitamento da luz do sol

Tanto o toldo de policarbonato de correr quanto o fixo são translúcidos, enquanto a lona é opaca. Mais do que uma implicação estética, isso significa que o plástico rígido permite a passagem e, consequentemente, o aproveitamento da luz do sol.

Por conta disso, ele é uma excelente opção em locais onde pretende-se aproveitar a luz natural – até mesmo espaços internos, onde ele pode substituir as telhas cerâmicas normalmente usadas.

  1. Filtragem de raios nocivos

Por mais que o aproveitamento da luz do sol seja interessante em determinados contextos, seu excesso deve ser enviado. Do contrário, isso pode causar problemas como:

  • Queimaduras solares;

  • Aceleramento do envelhecimento da pele;

  • Acne;

  • Câncer de pele.

A boa notícia é que, apesar de transparente, o policarbonato consegue filtrar os raios nocivos do sol. Desta maneira, sua iluminação pode ser aproveitada sem prejuízos à saúde.

  1. Facilidade para limpar

Como a cobertura de policarbonato fica exposta a elementos do tempo, ela eventualmente acaba acumulando resíduos. Caso esse acúmulo seja excessivo, o peso extra pode fazer com que ela sofra danos.

Da mesma maneira, a sujeira tende a prejudicar o aspecto estético do material.

 

A boa notícia é que a rotina de limpeza necessária para preservar o revestimento não é complexa: na maioria das vezes, basta um pano umedecido em água e com um pouco de sabão neutro.

  1. Bom apelo estético

Por mais que existam outras opções no mercado, o policarbonato confere um ar único ao imóvel onde está instalada.

Apesar de a lona também exercer o papel de elemento decorativo, o plástico rígido confere uma atmosfera modernista única ao local.

Consequentemente, costuma ser a melhor escolha para edificações cujo projeto seja de inspiração contemporânea.

  1. Ele pode ser retrátil

Um toldo retratil é uma excelente opção para ambientes mais versáteis. Como o seu próprio nome diz, ele pode ou não ser usado, conforme a preferência do proprietário do imóvel. Assim como os demais modelos, ele pode ser feito tanto de lona quanto de policarbonato.

 

Vale ressaltar que, enquanto nos modelos tradicionais isso acontece por meio de uma manivela ou alavanca, em versões mais modernas o acionamento acontece por meio de um controle remoto.

Em seguida, um pequeno motor aplica exatamente a força necessária sobre o toldo. É, assim, uma opção para quem está disposto a investir em mais comodidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *