Veja com funciona a instalação de sancas e gessos

O uso de sancas e gessos tem se tornado cada vez mais comum entre aqueles que desejam dar um ar de requinte a ambientes, pois quando bem planejada a instalação pode transformar o design interior do local.

Além disso outro fator que tem levado muitos consumidores a adotá-los é o custo-benefício que garante elegância por um preço justo.

Para que haja um efeito estético agradável, as sancas devem estar em um forro bem feito e bem planejado, que combine com o estilo de sanca escolhido para adornar o teto.

Como as sancas são utilizadas?

A sanca de gesso é utilizada no encontro entre a parede e o teto, e é aquela parte mais rebaixada do forro de gesso, ela é utilizada em três formas, sendo elas: fechada, aberta e invertida.

A primeira forma é quando há o rebaixamento do forro somente na área em que a sanca está, e a iluminação é feita de maneira direta.

A segunda forma é bem parecida com a anterior, distingue-se pelo fato de ter sua iluminação feita de forma indireta, já que as luzes podem estar entre o espaço que separa a sanca do teto.

A última forma de sanca é a invertida, onde boa parte do centro do forro é rebaixado e a iluminação é feita em volta deste rebaixamento.

O efeito de iluminação do ambiente é bastante melhorado com o uso das sancas, pois proporcionam efeitos diferentes da iluminação padrão, são elas, portanto, muito importantes na luminosidade do local.

As sancas de isopor são uma opção mais barata e prática em vista das tradicionais sancas de gesso.

O isopor requer um procedimento de instalação criterioso e cuidadoso para que sua durabilidade não seja comprometida, por isso é necessário o uso de cola para sanca de isopor, que é desenvolvida especialmente para o procedimento e garante a qualidade da instalação.

Outras vantagens são a resistência ao mofo, a pouca absorção de água pelo material e processo de instalação prático, rápido e barato.

As sancas quando associadas ao forro geram um bom acabamento estético ao teto.

Quais os tipos de forro em que a sanca pode ser usada?

Forros podem ser instalados com o uso dos mais diversos materiais, como gesso, pvc, fibra mineral, madeira, isopor, etc.

O pvc é um material muito viável para quem busca um visual clean e praticidade, já que demanda pouquíssima manutenção e se trata de um material com boa durabilidade e preço acessível.

Os materiais utilizados para a criação de forros e sancas devem ser escolhidos de maneira que venham se adequar ao cômodo de instalação.

É comum o uso de forro de pvc laminado para quarto, por ser de fácil limpeza e por não acumular poeira, sendo assim perfeito para quem sofre de alergia.

O forro é parte importante da estética do ambiente, sendo ele o responsável por definir a distribuição e a forma com que a iluminação será feita, portanto, é importante que a escolha do material utilizado seja feita de acordo com o que mais se encaixe ao local onde será instalada, e diversos pontos devem ser levados em consideração, para que arrependimentos futuros venham ser evitados.

Forro de pvc banheiro, por exemplo é muito aconselhável, pelo cômodo apresentar todas as características aconselháveis para sua instalação.

O drywall é um painel pronto que também pode ser uma das possíveis escolhas de material a ser utilizado como forro, pois é incrivelmente funcional, por se adequar aos mais diferentes ambientes e propostas de design.

Por não ser pesado, o painel tem fácil manipulação, o que proporciona sua fácil instalação e também desinstalação quando for necessário remanejá-lo de cômodo.

A proposta do uso do drywall é muito moderna e preza pela praticidade e estética.

Muito utilizado fora do país, a tendência tem ganhado espaço na área de construção e design de interiores do Brasil, que está com um mercado aquecido para estas áreas.

O consumidor conta hoje com as mais diferentes opções de materiais, designs, preços e propostas de instalações de sancas e forros.

Esta variedade é fundamental para que a escolha venha ser feita de maneira a contemplar todos os desejos do consumidor, visando também o bom custo-benefício, a fim de tornar possível a criação de um ambiente requintado com um preço viável.

Para aqueles que buscam algo mais simples, também são encontradas diversas opções versáteis e que dão um visual básico e que mesmo assim possui traços de elegância no cômodo onde for colocado.