De todos os cômodos da casa, o quarto é, de longe, o mais pessoal. Afinal, trata-se de um espaço de descanso acima de tudo. Consequentemente, o seu dono tem que se sentir plenamente confortável dentro dele.
Por conta disso, o ideal é que todos os elementos, da mobília à cor das paredes, sejam pensados de maneira meticulosa. Lembre-se: devido às particularidades do local, nem todos os materiais são apropriados para ele.
Isso é especialmente verdade no caso do piso. Para muitos, o taco de madeira é caro, o carpet causa alergias e o piso cerâmico não passa a atmosfera de aconchego pretendida. Felizmente, existe um tipo de revestimento que não reúne nenhuma destas desvantagens: o piso vinílico.
Confira alguns benefícios de sua instalação no quarto a seguir:
Conforto térmico
Como qualquer país de dimensões continentais, o Brasil tem uma enorme variedade de climas ao longo de seu território. Enquanto no sul as temperaturas costumam ser mais amenas, norte e nordeste são característicos pelo clima quente que dura o ano todo.
Independentemente disso, o piso vinílico eucafloor para quarto, bem como o de outras marcas, é uma boa opção. O motivo por trás disso é o excelente desempenho térmico do material, que não fica muito quente no verão ou muito frio no inverno. Em um cômodo onde o conforto é tudo, isso é primordial.
Conforto acústico
Por mais que o piso laminado tenha um bom apelo estético e seja versátil, ele tem uma desvantagem importante em relação a outros revestimentos: o barulho. Como seu próprio nome dá a entender, ele é feito de chapas de madeira muito mais finais que as tábuas naturais. Consequentemente, não é muito eficaz no bloqueio de ruídos.
No caso do piso vinílico, não há este tipo de problema. Como ele é feito em plástico, e não em madeira, ele produz pouquíssimo barulho ao ser pisado.
Isso significa que quem mora em condomínios verticais evita atritos com os vizinhos, e que quem compartilha o quarto evita incomodar o outro ocupante ao entrar e sair.
Há vários designs disponíveis
Apesar de ser feito de plástico, o piso vinílico não deixa esta característica explícita. O aumento na procura, causado pela popularização de suas vantagens, tem feito com que os fabricantes invistam cada vez mais em designs diferenciados. Há, inclusive, modelos que imitam muito bem a madeira.
Na prática, isso significa que não é preciso comprometer o design do cômodo para contar com todas as vantagens do piso vinílico: ele está disponível em diversos modelos. Assim, sempre haverá um que se encaixe com a decoração do local
Ele é hipoalergênico
Devido ao conforto térmico e à textura macia, muitas pessoas cogitam instalar o carpet no quarto. O problema é que, como ele é feito com fibras de tecido, pode ser prejudicial para pessoas alérgicas, ou mesmo que padecem de doenças respiratórias crônicas.
Já o piso vinílico, por ser feito estritamente em plástico, eliminado assim o problema de possíveis alergias. Consequentemente, não causa problemas de saúde ao dono do imóvel.
É durável
Por mais que a madeira e outros materiais tipicamente usados no revestimento de pisos sejam reconhecidamente resistentes, eles precisam de manutenção depois de certo tempo de uso. Por mais que a raspagem de taco de madeira, por exemplo, seja prática para deixar o material com cara de novo, ela gera um transtorno considerável.
Já no caso do piso vinílico, a durabilidade é muito maior. Além disso, ao contrário da madeira, ele não é danificado quando exposto a elementos como:
Umidade;
Derramamento de líquidos;
Arrastamento de móveis;
Pó.
Além disso, este material também é fácil de limpar, pois basta um pano úmido e bem torcido para remover a sujeira.
Ele é de baixo custo
Por mais que todos esses benefícios sejam inegáveis, o fator que normalmente atrai os usuários deste revestimento é outro: o piso vinílico preço m2 é muito mais baixo do que boa parte dos materiais no mercado. Assim, é excelente para projetos de baixo custo.
A instalação é rápida
Há quem considere trocar o piso do quarto, mas desiste ao pensar no transtorno causado pelo procedimento. A boa notícia é que, no caso do piso vinílico, ele é mínimo: ele pode ser instalado diretamente sobre a maioria dos contrapisos.
Dependendo da técnica usada, pode ser que o revestimento usado anteriormente possa ser reaproveitado caso o vinil seja removido, eventualmente. Isso, por sua vez, também faz com que o piso vinílico preço m2 também seja mais em conta.