A madeira é um tipo de material que se adapta conforme a variação da temperatura climática. Esse desempenho térmico proporciona o equilíbrio do material em relação ao clima, ou seja, a madeira não fica muito quente e nem muito fria.
Portanto, o seu toque é sempre agradável independente da variação de temperatura. Essa característica qualitativa é transposta para diversas fabricações que tem a madeira como matéria prima.
Com o piso não é diferente. Além de proporcionar ao ambiente o conforto térmico, a madeira é um material que absorve os sons que rebatem em sua superfície, evitando estrondos ou o efeito de eco no ambiente.
Madeira maciça: motivos para tê-la em sua casa
O piso de madeira maciça, como o assoalho e o taco, confere uma sólida estrutura que resulta em uma maior durabilidade.
Esse tipo permite acabamentos diferenciados que destaquem a coloração e os desenhos dos veios da madeira, resultando em produtos únicos e distintos.
Para adquirir esse tipo nobre de madeira maciça, é fundamental se atentar as suas certificações de venda a fim de garantir que a sua procedência seja legal e não proveniente de áreas de desmatamento.
Essas madeiras certificadas são mais caras, fator que muitas vezes inviabiliza a sua utilização.
O piso de madeira produzido através de madeira natural é uma opção mais viável financeiramente que a madeira maciça.
Esse tipo de piso de madeira é feito a partir de lâminas de madeira que são semelhantes aos aspectos do assoalho e do taco. Antes de instalar as lâminas, é importante se atentar para que o piso esteja devidamente liso e nivelado.
Caso a superfície seja de concreto, é necessário garantir que ela esteja bem seca e sem partículas pontiagudas. É muito utilizado por quem não abre mão do aspecto natural da madeira e opta por um design mais rústico ao ambiente.
É de fácil instalação e basta um pano úmido para uma limpeza eficiente. Mas, em contrapartida, o piso de madeira rustica é facilmente danificado por riscos na superfície necessitando de reparos constantes.
Por isso é indicado a áreas mais íntimas ou domésticas onde se tem menor circulação de pessoas.
Após alguns anos de uso, é necessário fazer – ou refazer – a manutenção do piso. O tratamento é o revestimento para piso de madeira.
Trata-se de uma raspagem da superfície danificada e a aplicação de uma nova camada de verniz. Dessa forma, o aspecto natural do piso é restaurado sem a necessidade de trocá-lo.
Outros tipos de piso que proporcionam conforto ao ambiente
O piso de madeira de demolição é uma ótima opção para pessoas que desejam ajudar o meio ambiente, pois além de bonito, ele oferece menores danos à natureza, já que é desenvolvido com reaproveitamento.
Caso queira a alteração do piso, uma das possibilidades disponíveis no mercado é o piso de madeira laminado.
Esse piso apresenta uma base em MDF (material versátil derivado da madeira) ou PVC (termoplástico conhecido por manta de polietileno).
Essa base é aplicada diretamente ao contrapiso e fixada por meio de uma cola apropriada para essa finalidade.
É fundamental o uso dessa base para evitar rangidos posteriores e garantir a proteção do piso, tanto do antigo como do novo.
Acima dessa base, é aplicada uma lâmina de estampa idêntica à madeira.
Esse laminado é melamínico (ou fenólico), ou seja, é feito de chapas de fibra de madeira prensadas, resinadas e revestidas de papel decorativo ou overlay (sobreposição, em tradução livre, que é mais durável que o verniz do carpete de madeira, por exemplo).
O piso de madeira colocado apresenta vantagens, como: padrões de alta resistência à abrasão e a impactos, protege contra a umidade e, além de isolante térmico, funciona como isolante acústico também.
O piso laminado colocado torna-se uma aquisição versátil que possibilita muito mais que apenas uma troca de piso ou design.
Por ser um produto fabricado com alta tecnologia, o piso de madeira colocado é mais durável que a madeira natural.
Consequentemente, não risca e nem mancha com facilidade. Sua instalação é feita com rapidez e facilidade porque não é necessário que seja feito o acabamento.
Para a limpeza, apenas pano úmido, sabão neutro e algum produto específico para o piso disponível no mercado. É indicado tanto para áreas como salas e espaços comerciais, quanto para ambientes que não tenham animais de estimação.
Vale ressaltar que eles são ideais apenas para ambientes internos domésticos, como salas, quartos, escritórios e corredores; e corporativo, como lojas, salas de reunião, hotéis e hospitais.
É necessário que seu uso seja internalizado uma vez que, o contato direto com o sol ou com água, pode acarretar em deformações.