Vale a pena investir em blindagem residencial?

A blindagem é um procedimento para agregar proteção balística por meio de elementos e produtos normatizados que garantam segurança de uma propriedade.

O sistema, que costuma ser aplicado em veículos oficiais, ou particulares, tem ganhado proeminência no mercado arquitetônico, especialmente em grandes centros urbanos, onde os índices de violência são expressivos.

É possível solicitar a blindagem de um imóvel em qualquer fase do projeto, mesmo que este já esteja concluído, o que será feito por uma empresa com o auxílio de consultores e calculistas especializados.

Isso porque existe uma mudança estrutural necessária para implementação do método de segurança, que varia de acordo com o nível de Blindagem residencial escolhido.

É preciso adaptar o peso da estrutura e reforçá-la com materiais de alta resistência, como fibra de carbono, por exemplo.

A empresa responsável precisa conter certificação da ABNT, segundo a norma NBR1500, além de certificação internacional de segurança, que são feitas estabelecendo parâmetros de distância dos disparos de armas de fogo, bem como a aceleração e a configuração dos projéteis, além de outras características físicas desses elementos.

A blindagem de Portas e janelas, bem como qualquer elemento que passe por blindagem residencial, precisa ter a proteção balística garantida pelos termos do Relatório Experimental do Exército (RETEX).

Embora os valores de implementação do sistema de blindagem sejam altos (uma porta, por exemplo, não sai por menos de 4 mil reais) é interessante enxergar esses valores como investimentos, e não como gastos, levando em consideração o benefício de segurança efetiva e duradoura.

Vale dizer que esses projetos são executados de maneira personalizada, e portanto, é possível negociar o preço do que será Blindado em uma residência.

Os elementos que podem ser blindados em uma residência

Para garantir um nível de segurança mais refinado, é possível blindar vários elementos em uma casa, entre eles as portas, as janelas (de diferentes materiais, como as janelas de pvc), os vidros no geral e até as paredes de qualquer cômodo.

As portas blindadas contam com fechaduras chamadas de multidirecionais, que possuem vários pontos de travamento e são confeccionadas a partir de materiais de alta resistência a impactos mecânicos (normalmente, o aço balístico).

Há uma variedade considerável de modelos e acabamentos (dupla ou simples, deslizante, pivotante, etc.), e se parecem com portas comuns, o que torna esse objeto flexível às opções de decoração e efetiva a proteção, uma vez que confunde um possível invasor.

Assim como no caso das janelas e dos vidros, a porta blindada é confeccionada em acordo com o nível de segurança desejado pelo cliente.

O procedimento será realizado através da consultoria comercial da blindadora que se responsabilizará por coletar informações sobre as necessidades e preocupações do contratante do serviço.

Isso também ocorre com a instalação de Vidro blindado preço onde os níveis de blindagem pode ser II, III, III-A e IV.

Da mesma forma que com as portas, os vidros protegidos se assemelham àqueles que não contém proteção balística, a fim de assegurar que possíveis invasores não possam diferenciar o tipo de vidro utilizado na casa, aumentando a segurança desse sistema.

Quando se trata de Vidro blindado preço, não é necessariamente o fator mais importante a ser levado em conta, mesmo que os valores sejam altos.

Antes, é preciso garantir a qualidade e eficiência da instalação através da contratação de empresas especializadas e profissionais habilitados a realizar o projeto.

A espessura dos vidros instalados nas janelas blindadas (que podem ser, por exemplo, Janelas de pvc ou Janelas de alumínio) pode ser de 28 ou 54 milímetros, dependendo na necessidade de proteção do contratante.

Há, ainda, a opção de realizar a blindagem nas paredes de uma casa, em cômodos específicos, como escritórios e salas ou em todos eles.

As chapas de aço que, normalmente, revestem essas estruturas são reforçadas e muito pesadas, contando com tecnologia resistente a tiros.

Outras formas de aumentar a segurança de uma residência

Além do recurso da blindagem, é possível adotar outros sistemas e acessórios que incrementam a segurança de uma residência, como, por exemplo, a instalação de câmeras, sistemas de biometria e reconhecimento facial para acesso aos cômodos ou acessórios como, por exemplo, cortinas blackout que garantem privacidade aos moradores (estas podem ser encontradas em Lojas de persiana).

Através da implantação de métodos protetivos, como a blindagem, é possível manter a segurança efetiva contra invasões, roubos e até balas perdidas.

Neste caso, é possível aliar esse sistema a outras formas de proteção que não mexem, necessariamente com a estrutura arquitetônica do lugar.

É o caso, por exemplo, de buscar alternativas em locais como lojas de equipamentos de segurança ou até mesmo Loja de persianas, caso se queira investir na privacidade oferecida pelos objetos vendidos nesses estabelecimentos.