Uso do ferro na construção civil

O ferro e o aço fazem parte da história da construção civil há um longo tempo. A modernização das arquiteturas tem promovido obras variadas, atuando em condomínios residenciais de casas, até grandes edifícios e estruturas voltadas para setores como a indústria e o comércio.

A padronização da engenharia e da arquitetura em relação à segurança estrutural da construção civil foi adotada em todo o mundo, estabelecendo o ferro como um material resistente e primordial para a sustentação de prédios e edifícios cada vez maiores.

A tecnologia também está presente na utilização dos modelos de ferro e aço adotados nos mais diferentes acessórios imobiliários, identificando entre os mais variados tipos o mais apropriado para cada instalação.

Até mesmo a sustentabilidade e o meio ambiente fazem parte da escolha do material utilizado nas obras.

Solidez estrutural com o uso do ferro

O uso do ferro transmite a sensação de proteção e segurança nas estruturas que este tipo de material na sua arquitetura, não só em colunas e vigas, mas também nas entradas sociais e da garagem de uma casa ou edifício.

Dessa forma, a fabrica de portas de aço desenvolve diferentes modelos que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada cliente.

Entre as portas mais comuns, as empresas que atuam neste ramo oferecem:

  • Raiada fechada e vazada;
  • Meia cana fechada lisa e micro perfurada;
  • De enrolar tipo grade;
  • Manual e automática.

Os estabelecimentos comerciais também se apropriaram do uso do ferro como forma de garantir a segurança das lojas, bares, restaurantes e outros tipos de comércio.

A instalação de uma porta de enrolar usada logo na entrada permite o fácil acesso dos clientes, pois a abertura pode ser ampla, tanto na vertical quanto na horizontal.

A otimização do espaço é certeira, pois esse tipo de porta ocupa um espaço aéreo, longe do acesso de terceiros, e que pode ser fechada apenas com uma ferramenta apropriada ou com a automatização.

Portões residenciais aliam estética e segurança

A possibilidade de construção de uma garagem residencial valoriza o imóvel, assim como a estética empregada na arquitetura e na composição dos acessórios.

Dessa forma, a instalação de um portão fabricado a partir do metalon barra chata pode ser apropriada para os parâmetros de beleza adotados, por exemplo, em uma casa.

Esse tipo de material possui diversas características que justificam seu uso, como proteção contra ferrugem, com facilidade de manuseio e manutenção apropriada por mão de obra especializada, como os serralheiros.

Assim como nas portas de enrolar, a automatização também é apropriada para estes casos, para garantir maior conforto e segurança para os usuários.

A instalação de um motor para portão com acionamento por meio de controle remoto ou interruptor interno facilita a vida dos moradores, principalmente no período noturno e em dias frios ou com chuva, em que não há a necessidade de descer do veículo para abrir e fechar a entrada da garagem.

Proteção estrutural recai sobre uso de ferro

A estrutura física de uma construção depende do ferro e aço em diversas etapas e elementos dentro de uma obra. Além da composição nas portas, portões, grades e janelas de uma residência, as barras de ferro também estão nas colunas e vigas de sustentação.

A transformação do aço é tão abrangente que até mesmo acessórios de proteção externa de uma estrutura residencial contam com sua presença.

É o caso das calhas e rufos junto aos telhados, que evitam a infiltração da água de chuva e umidade para o interior de uma casa ou prédio.

Os rufos estão presentes em pontos limitados de uma estrutura, como peça fundamental para o impedimento de infiltração nos muros e nas paredes, evitando o surgimento de manchas e acúmulo de mofo e outros agentes que podem causar prejuízos à saúde dos moradores.

Forjados a partir de chapas metálicas, os rufos são instalados ao longo da superfície dos muros e nas intersecções do telhado.

Já as calhas galvanizadas, produzidas com o mesmo tipo de material e revestido com zinco para evitar qualquer tipo de corrosão, tem como objetivo principal coletar a água da chuva e encaminhar para drenagem natural, junto ao solo, ou de acordo com o sistema hidráulico, para evitar excesso de umidade, alagamentos e alvenarias apodrecidas.

Como podemos observar, o ferro é imprescindível para um prédio bem-feito e definido. A combinação empregada entre alvenaria e estruturas metálicas reúne o que há de mais seguro na construção civil, claro, com os devidos cuidados no desenvolvimento dos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *