Usabilidades das barras de apoio que você precisa conhecer

Sem dúvidas, ter a possibilidade de utilizar um lugar que promova a acessibilidade, faz toda a diferença para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou condição impeditiva. Hoje em dia, diferentes tipos de recursos são empregados para contribuir com esse contexto, sendo um deles as barras de apoio, que são instaladas, principalmente, em banheiros.

No entanto, é preciso observar que existem diferentes tipos da barra de aço inox, com exigências e adaptações distintas de acordo com o local de instalação. Sendo assim, as indicações podem variar e é fundamental que os profissionais responsáveis pelo projeto se atentem a esse fato.

De acordo com a norma técnica NBR 9050, que abrange a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, quando se trata do box, o ideal é que seja instalada barras de apoio para deficientes reta, com aproximadamente 70 centímetros e outra barra angular e formato de L, tendo as mesmas medidas.

Já a barra de apoio inox próxima ao vaso sanitário, deve ser horizontal e de transferência, apresentando em torno de 80 centímetros.

Além disso, é indicado que esteja a 75 cm do chão. É fundamental que essas indicações sejam seguidas em ambientes comerciais.

Para reforçar ainda mais a segurança, é fundamental que as barras apresentem um diâmetro superior a 32 mm e que exista a verificação de que suportam 150 kg.

Ainda mais, também é importante que tenham uma distância mínima de 40 mm entre sua base de suporte, como a parede e se a face interna da barra conta com resistência à corrosão.

Mais aspectos das barras para o banheiro

A barra inox para banheiro acaba desempenhando um importante papel para que o espaço seja utilizado com uma segurança maior, porém, conforme apresentado anteriormente, alguns fatores devem ser levados em consideração, pois só a presença da barra não soluciona toda a questão da acessibilidade.

Isso se deve ao fato de que para tornar esse lugar acessível, é preciso ter cautela, principalmente, com o posicionamento, em especial para atender o espaço necessário para a cadeira de rodas e a transferência para o vaso sanitário.

É importante citar que além do inox, também é possível encontrar a barra para apoio em PVC, a escolha do material depende, principalmente, do tipo de ambiente e o que é capaz de levar maior funcionalidade para o local, além de claro, conforto para a pessoa que a utilizará.

Além disso, a cor não precisa ser metálica, podendo assim escolher modelos coloridos, o que pode gerar um ambiente ainda mais confortável. No entanto, é imprescindível que atendam às especificações técnicas no que diz respeito a fatores como os seguintes:

  • Diâmetro;
  • Altura de instalação;
  • Parede de instalação;
  • Distância da face e orientação para parede.

A importância da barra de apoio para o vaso sanitário

Quando se fala em barra de apoio, é muito comum pensar no uso para o banho, porém é importante reforçar que a barra de apoio para bacia com caixa acoplada também desempenha um papel fundamental para tornar o espaço ainda mais acessível e, principalmente, evitar acidentes.

Ao procurar por esse item, é interessante que tenha um acabamento antideslizante, pois dessa forma promove ainda mais segurança.

Além disso, a barras de apoio para vaso sanitario com caixa acoplada deve atender à norma NBR 9050, que também é determinante para diferentes aspectos do vaso sanitário, barras e outros elementos.

Por exemplo, a barra da parede ao fundo deve apresentar uma distância de 0,11 m da sua face externa para a parede e se estender pelo menos 0,30 através do eixo da bacia, em direção a parede lateral.

Caso exista impossibilidade da instalação nas paredes laterais, de acordo com a norma, admite-se barras laterais fixas ou articuladas, desde que os parâmetros de segurança e dimensionamento sejam cautelosamente observados. Além disso, é importante que não influenciam no espaço de transferência e giro.

Para bacias com caixas acopladas, é indicado assegurar a instalação da barra na parede ao fundo, pois dessa maneira, evita que a caixa seja usada como suporte e consequentemente, é uma forma de evitar acidentes.

Conforme pode ser notado, a barra de apoio é um item aparentemente simples na indústria, porém com grande significado, diferentes modelos e especificações.

Por esse motivo, obter conhecimento em torno desse produto é indispensável para escolher o modelo correto para um projeto de acessibilidade, é importante lembrar que a instalação sempre deve ser realizada por um profissional especializado e de confiança.