Um eletricista é aquele especialista em instalações elétricas, que geralmente trabalha autônomo ou submetido a uma empresa de instalações elétricas.
Este profissional pode trabalhar em muitos lugares, prestando diversos serviços, desde manutenções de instalações elétricas até emitindo documentos como laudos e perícias.
O eletricista, ou especialista nessa área, é de suma importância para a engenharia civil, pois a eletricidade é uma das partes principais de uma casa, residência ou escritório, afinal, ela que aciona os diversos componentes eletrônicos da casa, permitindo que os equipamentos sejam utilizados.
Dessa maneira, a energia eletrica e seus profissionais são de suma importância para a sociedade.
Um dos serviços que mais são feitos pelos eletricistas além da manutenção periódica e troca de elementos e equipamentos eletrônicos, é a feitura de um documento que atesta a qualidade das instalações elétricas e seus complementos, esse documento é chamado de laudo instalações elétricas.
Laudo de instalações elétricas: o que é?
O laudo de instalações elétricas nada mais é que um documento que comprova que, após vistoria do local e inspeção das instalações elétricas, é possível indicar o funcionamento de determinado lugar ou a troca de equipamentos danificados, ou então que se tornaram obsoletos.
É importante esse laudo, principalmente, quando é feita a montagem de cabine primária, que consiste em um sistema de instalações elétricas de média tensão.
Assim, o laudo verifica as condições dessas instalações e também atesta se tais instalações não serão prejudiciais a quem trabalha com os equipamentos elétricos.
Para que haja a emissão desse laudo, deve-se procurar uma consultoria especializada, ou então um eletricista devidamente licenciado em todos os órgãos reguladores da profissão, que o permite fazer a inspeção e emitir laudos sob o seu registro.
Além de tudo isso, o técnico eletricista pode efetuar também a manutenção de cabine primária, que vamos entender nesse texto.
Manutenção de cabine primária
Antes de falarmos sobre os procedimentos de manutenção de cabine primária, devemos entender mais a fundo o que é a cabine primária e onde ela é colocada.
O que é cabine primária?
Cabine primária nada mais é que um projeto de instalações elétricas de média tensão. São regidas pelas normas técnicas ABNT NBR 14039.
Elas são colocadas nas instalações de concessionárias de energia elétrica, junto ao ponto de entrega definido por meio de legislação vigente comandada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.
A manutenção da cabine primária
Há dois tipos de manutenção disponibilizadas para as empresas de serviço elétrico e eletricistas, que é a manutenção preventiva e a corretiva.
A manutenção corretiva, como o próprio nome diz, é quando há indisponibilidade de funcionamento por causa de um dano e então é levado para ser corrigido.
A manutenção preventiva ocorre com o intuito de manter o equipamento sobre boas condições, para que opere de modo adequado.
Mas, para que seja feito a manutenção preventiva é necessário submeter o equipamento a uma série de testes e ensaios obrigatórios, que são regidos pelas normas dos fabricantes e também pelas normas técnicas NR-10 (norma regulamentadora).
Tipos de ensaios obrigatórios na manutenção preventiva
Alguns ensaios são obrigatórios para a manutenção preventiva e devem incluir minimamente os seguintes itens:
- Continuidade elétrica dos condutores de proteção;
- Ensaio de tensão aplicado;
- Ensaio de funcionamento;
- Resistência de isolamento da instalação elétrica;
- Ensaio para determinação da resistência do aterramento.
Todos os ensaios devem ser feitos com os valores nominais dos equipamentos usados.
Resistência de isolamento da instalação
A resistência desse ensaio deve ser medida:
- Entre os condutores vivos, tomados dois a dois;
- Entre o condutor e a terra;
- Os valores devem corresponder aqueles dados pelos fabricantes.
Ensaio de tensão aplicada
Deve ser realizado o local da instalação ou então com o equipamento construído em local controlado. Deve corresponder os limites de tensão dadas pelo fabricante.
Ensaio para determinação de resistência de aterramento
Sempre feito quando há ampliação ou instalação de malhas de terra, para que assim se garanta os valores previstos.
Esses são os ensaios obrigatórios mínimos para que seja expedido o laudo de pleno funcionamento da cabine primária, porém, podem ser pedidos outros laudos e ensaios, como de rigidez dielétrica do óleo isolante, fator de potência, tempos de operação e entre outros.
Assim, vimos que os profissionais da energia elétrica e a manutenção de equipamentos elétricos devem seguir testes e normas, a fim de garantir a segurança do local, das instalações elétricas e principalmente das pessoas que todos os dias tem contato direto ou indireto com essas instalações.