Tudo o que precisa saber sobre a manutenção de ar condicionado

Hoje em dia o ar condicionado tem o seu lugar garantido nos mais diversos tipos de ambientes, afinal, trata-se de um aparelho que pode ser utilizado tanto para aquecer, quanto para resfriar o local, além das outras funcionalidades que os equipamentos mais avançados apresentam.

São diferentes tipos que podem ser encontrados, tais como:

  • Janela: modelo tradicional, que requer mudanças na estrutura para instalação;
  • Split: constituído por condensadora e evaporadora;
  • Split inverter: apresenta a possibilidade de operar com uma capacidade mínima ao alcançar a temperatura;
  • Portátil: pode ser trocado de cômodo e é fácil de ser instalado;
  • Duto: permite a climatização de diversos ambientes ao mesmo tempo.

Ao recorrer a venda ar condicionado, também é possível encontrar o mini ar condicionado, que consiste em basicamente um modelo split de porte menor, sem dutos.

Assim como a forma comum, possui duas peças básicas, o evaporador e condensador, que também precisam ser normalmente ligados por pequenos tubos ou conduítes, que é justamente onde a refrigeração ocorre.

Um fator importante a ser citado é a manutenção, pois a vida útil do ar condicionado, dependendo do tipo e marca, pode chegar a cerca de 10 anos.

No entanto, além desses fatores, a higienização e conservação também são essenciais para esse tempo e para garantir um melhor desempenho do aparelho.

A limpeza deve ser feita de forma regular nos filtros e no gabinete conforme os dados apresentados no manual dos produtos.

Além disso, vale lembrar que para potencializar o processo, é possível encontrar o higienizador de ar condicionado split e para diversos tipos.

Para o uso de produtos especiais e limpezas mais complexas, sem dúvidas, é fundamental contar com um profissional capacitado para evitar possíveis prejuízos ao aparelho.

De qualquer forma, esse procedimento não deve ser deixado de lado, pois o aparelho repleto de impurezas pode ser extremamente prejudicial para a saúde, devido ao acúmulo de micro-organismos nocivos que podem também comprometer a qualidade do ar.

O que é o plano de manutenção de ar condicionado?

A manutenção é fundamental para qualquer tipo de equipamento e no caso do ar condicionado springer não é diferente, porém, ao falar do plano de manutenção de ar condicionado Split ou qualquer outro modelo, é indispensável ter consciência de que existem diferentes formas de manutenção.

A manutenção do ar condicionado não deve ser realizada apenas quando algum problema surge, como o mau cheiro ou vazamento.

Com a manutenção preventiva, é possível estabelecer cuidados que promovem um funcionamento eficaz do aparelho. Além da limpeza dos filtros, os capacitores, fluidos, isolamento, entre outros elementos, também devem ser averiguados.

Ainda mais, é interessante citar a existência do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle)  em que normas são estabelecidas e aplicadas em todos os sistemas de climatização que possuem potência superior a 60.000 BTU.

Seja essa potência apresentada por somente um equipamento ou somando todos os equipamentos em um ambiente em que não há compartimentação.

São estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde diversos pontos a respeito, tais como:

  • Manutenção preventiva com troca regular dos filtros;
  • Remoção de impurezas com produtos biodegradáveis registrados;
  • Averiguação visual do estado de limpeza;
  • Padrões de qualidade;
  • Identificação dos poluentes de natureza biológica, química e física.

É fundamental que um profissional esteja à frente deste procedimento, principalmente por todos os documentos técnicos complementares e obrigatórios necessários, além de claro, promover um ar de qualidade para as pessoas do local.

A importância de buscar um profissional para o conserto

Assegurar a manutenção preventiva pode ser uma forma de evitar problemas no aparelho, porém, assim como qualquer tipo de produto, é possível que em algum momento problemas apareçam em sua estrutura e/ou funcionamento.

Assim como para determinados tipos de manutenção e para a instalação, nesse momento também é importante recorrer a um técnico especializado.

Para o conserto de placa de ar condicionado,  por exemplo, a tentativa de conserto sem conhecimento técnico, pode comprometer ainda mais o aparelho.

O profissional possui os conhecimentos necessários acerca das fontes, circuitos, placas eletrônicas, principais erros no sistema, potências, entre outros elementos cruciais para identificar e solucionar a questão.

Além de claro, dispor de conhecimento para o manuseio correto das ferramentas.

Por esse motivo, caso o proprietário do produto não disponha de conhecimento técnico, é fundamental recorrer a um serviço especializado.

Pois as tentativas podem resultar em muito mais do que prejuízos financeiros, já que graves acidentes também podem ser causados.