Trazendo maior relevância para o auditório da sua empresa

Seja para promover reuniões de grande porte, ciclos de palestras ou treinamentos, um auditório é uma estrutura sempre bem-vinda em empresas.

Além de proporcionar um espaço a mais que pode ser usado pelos colaboradores, ele passa uma aura de profissionalismo, importante para a imagem do negócio.

Entretanto, para que todos estes benefícios sejam de fato desfrutados, é preciso que o local seja montado e decorado da maneira correta, proporcionando um ambiente ideal para a troca de ideias e eventos em geral. Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Conte com poltronas confortáveis

Uma poltrona para auditório é um item básico em um espaço deste tipo. Por mais que muitas pessoas optem por improvisar, usando cadeiras normais, isso não é o ideal, pois em eventos de longa duração, isso pode prejudicar o conforto dos presentes, desestimulando a participação.

Além do quesito conforto, no caso de espaços corporativos é interessante que a poltrona seja projetada conforme a identidade visual da marca.

O tecido usado para revesti-la, por exemplo, pode ser o da logomarca. No caso de projetos mais elaborados, a própria identidade visual pode ser estampada sobre ela.

De qualquer maneira, é fundamental procurar uma empresa especializada nesse tipo de item. Ela disporá de todas as técnicas para ajudar a projetar o auditório e aproveitar o espaço ao máximo.

  1. Instale equipamentos contra incêndios

Tanto os poderes públicos locais quanto a legislação trabalhista afirmam que um dos deveres do empregador é assegurar a integridade física de seus funcionários.

Consequentemente, além de oferecer equipamentos de proteção individual (EPIs) quando necessário, é fundamental contar com itens de prevenção e combate a incêndios.

Os auditórios não são exceção. Na verdade, neste caso, há até mesmo um agravante: eles costumam abrigar muitas pessoas em uma área relativamente pequena.

Assim, caso elas não disponham de mecanismos para combater as chamas, podem entrar em pânico, o que por sua vez pode resultar em uma tragédia.

Alguns dos itens necessários no local são:

  • Extintores de incêndio;

  • Sinalização para as saídas de emergência;

  • Portas corta fogo;

  • Alarmes de incêndio.

Vale ressaltar que todos estes itens devem ser adquiridos junto a uma empresa de confiança, de preferência com tradição neste mercado.

Da mesma maneira, eles não devem ser adquiridos de segunda mão, pois não se sabe como o antigo dono os utilizou ou se os armazenou da maneira certa. Extintores novos, portanto, são uma opção muito mais segura.

  1. Tenha um local com água e café

Eventos de longa duração, como ciclos de palestras, podem ser cansativos. Por conta disso, é interessante que o auditório disponha de espaços apropriados para os intervalos entre as diferentes partes da ocasião.

Uma opção interessante – e simples de se estruturar – é um espaço de coffee break. Ele pode contar com um filtro de agua, espaço para café, mesas, cadeiras e até mesmo um sistema de som, para tocar uma música ambiente.

Da mesma maneira que no caso dos espaços restantes, é fundamental que todos os objetos escolhidos sejam de marcas reconhecidas, de maneira a evitar a aquisição de itens de má qualidade.

No caso do filtro, por exemplo, o aqualar aquapurity costuma ser uma boa opção.

  1. Conte com um bom sistema de som

Normalmente, as palestras são eventos comuns no universo corporativo. Elas podem fazer parte de eventos especiais, incentivos ao processo de qualificação ou mesmo parcerias com universidades e outras empresas.

Consequentemente, é fundamental que o auditório de uma empresa conte com um sistema de som de qualidade, com microfones, cabos, entradas e amplificadores de qualidade, que proporcionem um som claro e simples de entender.

Afinal, de nada adianta investir na realização de um evento se os frequentadores não forem capazes de entender plenamente o que está sendo dito e, consequentemente, absorver o conhecimento.

  1. Não se esqueça do isolamento acústico

Por mais que a qualidade do som seja importante, também é fundamental que a sua propagação não perturbe as demais atividades realizadas na empresa. Portanto, é essencial que o auditório conte com mecanismos de isolamento acústico.

Normalmente, a solução escolhida é instalar painéis acústicos nas paredes. A vantagem é que, além de serem eficazes ao barrar a saída de ruídos do espaço, eles também têm um design atrativo. Consequentemente, unem o útil ao agradável.

Entretanto, há outros itens que, combinados com soluções acústicas, podem servir de reforço. É o caso, por exemplo, de cortinas de tecidos grossos, que ajudam a impedir a passagem do som.