Tipos de pisos para a sua casa

Quando chegar a hora de reformar sua casa, uma das maiores decisões que você terá que tomar é que tipo de piso usar. E para a maioria dos proprietários não é uma decisão fácil.

Você precisa considerar não apenas a aparência, mas também a praticidade. Como o chão ficará em seus pés com relação à aderência e como você o limpará? Será que vai resistir a animais de estimação, crianças e vinho tinto derramado? E qual é o seu orçamento, afinal?

O piso de madeira é muito popular agora, mas pode ser danificado por muita umidade e facilmente arranhado pelas unhas dos animais. A madeira de lei projetada fornece uma aparência semelhante a um custo menor, mas não pode ser limpa com tanta frequência.

Carpetes e Piso laminado são opções de revestimento menos populares, em determinadas regiões, mas geralmente também são menos caras.

O azulejo, por ser frio, é popular em climas quentes. O tapete, que é mais quente e macio, é frequentemente preferido para quartos em climas mais frios.

Uma tendência de design popular é usar o mesmo piso em toda a casa ou pelo menos nas áreas comuns. Isso faz com que os quartos pareçam maiores e oferece uma aparência unificada.

Mas lembre-se de que não é recomendado usar madeira ou carpete em um banheiro. Para esse cômodo, um Revestimento ceramico para banheiro ou vinil seria uma opção mais adequada.

Você também precisa considerar o conforto. Carpete, laminado e cortiça são confortáveis ​​de pisar, por exemplo, e também mais confortáveis ​​durante as quedas — uma preocupação potencial para idosos ou famílias com crianças pequenas.

O piso cerâmico durará para sempre em condições normais, mas o carpete e o laminado podem precisar de substituição a cada 10 anos ou menos. A madeira de lei, mantida adequadamente, pode durar décadas, mas pode exigir mais manutenção do que outras opções de revestimento.

Enquanto a maioria das pessoas escolhe madeira de lei, carpete, cerâmica ou pisos laminados para as suas casas, alguns proprietários optam por bambu, Revestimento epóxi autonivelante, linóleo, vinil, cimento queimado ou concreto.

Lembre-se de que a instalação de novos pisos geralmente também requer a substituição da guarnição do rodapé.

Confira, a seguir, as características de alguns tipos de pisos considerados mais populares:

  • Piso de madeira de lei;
  • Piso de madeira projetada;
  • Piso forrado com carpete;
  • Piso de porcelanato;
  • Piso laminado.

Piso de madeira de lei

A madeira é durável e atraente. Se estiver riscada, poderá ser revertida e restaurada várias vezes. Durará a vida útil da casa se não ficar muito molhada.

A madeira dura exige manutenção regular e pode deformar com a umidade. Ela precisa ser aperfeiçoada periodicamente. Ela também precisa de um subpiso instalado.

Piso de madeira projetada

Menos cara que a madeira de lei, a madeira de engenharia é um revestimento pré-acabado e é mais fácil de instalar. Funciona melhor com pisos aquecidos e é menos suscetível a danos causados ​​pela umidade. Não requer um subpiso.

No entanto, só pode ser restaurada algumas vezes.

Piso forrado com carpete

Mais suave e mais quente para andar do que a maioria dos outros materiais. Geralmente, é menos caro que outros pisos.

Por outro lado, pode ser facilmente manchado por derramamentos e se desgasta mais rapidamente do que em outros pisos. Pode ser um problema para pessoas com alergias.

Piso de porcelanato

Extremamente durável, fácil de limpar, vem em uma enorme variedade de estilos, tamanhos e cores. Você pode até comprar porcelanato (também conhecido como Telha) que se parece com madeira.

O rejunte não é fácil de limpar, a superfície é difícil de suportar por longos períodos por ser fria e qualquer coisa que caia pode quebrar o piso.

Dica: o ladrilho mais escuro mostra menos sujeira e a minimização das linhas de argamassa reduz a manutenção. Quanto maiores suas linhas de rejunte, mais suja ela ficará.

Piso laminado

Barato, pode ser instalado sobre os pisos existentes e é pré-acabado. Também pode ser um projeto de bricolage. É mais macio para os pés do que o azulejo, se for instalado com o suporte adequado.

No entanto, não pode ser restaurado e pode ser prejudicado por inundações ou danificado pela umidade.

Enfim, caso ainda esteja na dúvida em qual piso escolher para a sua casa, vale a visita a uma Fabrica de pisos ceramicos e de laminados. Pense nisso!