Terraplanagem e suas aplicações na construção civil

O projeto de uma obra ou construção é, em sua maioria, pensado e elaborado por uma equipe de profissionais da área da engenharia civil que precisam realizar todos os estudos e análises para que seja um projeto viável e seguro.

Após a elaboração e aprovação do projeto, é preciso pensar em todas as etapas e procedimentos necessário a fim de que a obra ocorra sem complicações ou problemas.

Organizando a obra

Para que seja iniciado o processo de construção, antes é necessário montar a equipe e definir quais equipamentos e ferramentas serão necessárias.

Após realizada a relação dos itens, é preciso verificar qual é a melhor opção, ou seja, que apresenta uma melhor relação entre o custo e o benefício.

Atualmente, a indústria da construção é grande e o mercado tem muitas opções para que seja realizada a melhor escolha dentro de cada cenário.

Nesse momento é preciso analisar se compensa comprar ou fazer a locação de equipamentos e maquinário. Na maioria das vezes a melhor escolha é a locação que apresenta vantagens como:

  • Preço;
  • Variedade de equipamentos;
  • Não há gastos com manutenção;
  • Facilidade de flogistica, transporte e armazenamento;

Entretanto é preciso analisar cada situação e realizar a melhor opção. Normalmente, a venda não cai muito bem, até porque, será necessário desembolsar um valor maior e ter espaço para guardar equipamentos.

Tendo em vista esses fatores, o aluguel de caminhão munck, por exemplo, é muito útil e oferece diversas funções em processos variados.

Tanto no momento da compra como da locação, é preciso se atentar ao fornecedor, realizar uma pesquisa para se certificar que possuem credibilidade no mercado e oferecem produtos de qualidade.

Terraplanagem

A industria da construção civil é muito abrangente e faz uso de muitas ferramentas e equipamentos para que os resultados dos projetos sejam alcançados.

Uma das atividades que na maioria das vezes se faz necessária para o desenvolvimento da construção é o serviço de terraplanagem ou terraplenagem, que é técnica que serve para aplainar ou aterrar uma área ou o terreno todo, se necessário.

O processo da terraplanagem consiste em remover o excesso de terra de um determinado local e transferir para outro que há uma proporção menor, deixado o espaço plano e uniforme.

A demanda por esse serviço é constante no âmbito da construção civil, mas é um processo bem antigo, entretanto, com o desenvolvimento das tecnologias, atualmente o serviço é realizado com o auxilio de equipamentos que intensificam e agilizam o processo de planificação do terreno.

Segurança

Toda obra precisa ser realizada de forma segura, tanto para os trabalhadores quanto para as pessoas que estão ao seu entorno. Dessa forma o acompanhamento dos profissionais qualificados durante o processo de execução é necessário, para verificar se todas as medidas de segurança estão sendo tomadas e executadas.

Aos trabalhadores, é necessário o uso dos equipamentos de proteção individual como luvas, roupas, sapatos, capacetes e óculos, e em alguns casos, em trabalhos que são realizados em alturas equipamentos que garantam a segurança como cordas e demais objetos.

Outra segurança necessária é para evitar furtos ou invasões nos locais que ocorrem as obras. Por ser estrutura que não são fixas, pois após o termino da obra precisam ser removidas do espaço, muitas colocam grade de ferro para porta a fim de tornar o lugar mais seguro e de difícil acesso.

Quando as obras são comerciais elas tendem a ter uma execução mais rápida, pois o investimento precisa retornar, mas a liberação do espaço não ocorre de forma imediata após a finalização da obra.

Ainda há um processo de vistoria de órgãos, como bombeiro para verificar se o espaço não apresenta nenhum risco as pessoas que irão circular nele. Após toda as análises e verificações, o funcionamento é liberado.

Um dos documentos que assegura esse funcionamento é o alvara de funcionamento, fornecido pela Prefeitura ou alguns outro órgão regulador de cada município. Ele assegura que naquele espaço a atividade praticada pela empresa é permitida e opera de forma segura e em conformidade com a lei.

Esses processos são apenas para estabelecimentos comercias. Quando a obra é residencial, o alvará e a vistoria do bombeiro não são procedimentos necessários, após a finalização da obra a mudança e utilização do espaço já podem ser realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *