Tecnologia avança na automação de imóveis residenciais

As facilidades proporcionadas pela tecnologia em ambientes industriais transformaram a forma como se produz bens de consumo. Acompanhando a evolução das linhas de produção, os imóveis residenciais passaram a receber equipamentos que facilitam a vida dos moradores.

O que antes estava restrito às plantas fabris passou a fazer parte da realidade de muitas pessoas, com diversos equipamentos que são utilizados no dia a dia e aumentaram a segurança e o conforto, elevando a um novo patamar.

Equipamentos controlados de maneira remota

Não faz tanto tempo que, para se comunicar com uma pessoa que estivesse em casa, era preciso ir até um telefone de fio, discar os números referentes à residência e esperar alguém atender. Isso quando atendia o telefone, ou chegava esbaforido porque tinha que correr entre um ambiente e outro.

Atualmente, com a automaçao residencial empregada em um imóvel, é possível que a ligação seja uma chamada de vídeo e o interlocutor apareça no aparelho televisor, enquanto a programação é pausada de maneira automática.

Esse é um exemplo simples de como a tecnologia avançou consideravelmente, principalmente a partir do início do século XXI, com a popularização dos celulares e da internet banda larga.

Os equipamentos de uma residência podem ser controlados remotamente, sem a necessidade de uma pessoa por perto. A automação de casas residenciais permite o acesso a diferentes elementos para ajudar na limpeza, segurança e privacidade.

É possível encontrar tecnologia em diferentes aparelhos, como:

  • Lavadoras de roupa;
  • Cortinas e persianas;
  • Panelas elétricas;
  • Portões eletrônicos.

A programação para ligar e desligar uma lavadora de roupas, ou mesmo uma lava-louças, pode ser realizada por meio de um aplicativo de celular. A abertura e o fechamento de cortinas pode ser solicitado por um comando de voz. A mesma coisa acontece com o portão da garagem.

Imagens de câmeras na tela do celular

Aliás, os aparelhos celulares tomaram conta da vida da sociedade. Esse equipamento eletrônico está em constante evolução, mas o que se encontra em sua dimensão diminuta é um passo muito grande, levando em consideração que ele está há pouco tempo à disposição da população.

Se uma empresa especializada realiza a instalação de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) em uma residência, é provável que o equipamento permita o acesso à internet e, dessa forma, transfera as imagens da câmera diretamente para a tela do celular.

Se for um programa específico, as imagens podem ser transferidas para um servidor na nuvem, em que tudo fica armazenado de acordo com as especificações técnicas contratadas pelo proprietário.

Climatização facilitada com equipamentos modernos

A climatização dos ambientes domiciliares também pode fazer parte da automação de uma residência. É possível empregar um sistema integrado que permita o acesso remoto para resfriamento ou aquecimento de acordo com a temperatura externa.

Para uma cobertura integrada entre os diversos ambientes de uma casa, a instalação do aparelho de ar condicionado tipo fan coil é o mais indicado, pois ele trabalha com um sistema centralizado de refrigeração.

O projeto de climatização que opta por esse modelo de equipamento pode ser integrado à automação da casa. Assim, sempre que possível, a temperatura ambiente interna estará agradável logo que o morador chegar.

Custo de telhado de acordo com a metragem

A estrutura imobiliária precisa estar preparada para receber todos os equipamentos e a tecnologia disponível em lojas especializadas.

Para garantir uma climatização adequada, é preciso investir em uma telha com isopor valor variável de acordo com a metragem do imóvel. Também conhecida como telha sanduíche, esse modelo é ideal para reforçar o isolamento acústico interno e a temperatura adequada.

As casas inteligentes estão se espalhando em bairros e cidades por todo o país e o mundo. A tecnologia está à disposição e só tende a melhorar a vida da sociedade, desde que seja aplicada de maneira correta.

O investimento na estrutura do imóvel pode variar conforme o preço de telha sanduiche pintada, reforçando a proteção e a durabilidade desse material. Esse custo pode ser recompensador pois a manutenção desse material que já é baixo pode se tornar ainda mais prolongado.

De qualquer forma, o cotidiano de uma família pode ser simplificado e permitir que se tenha mais tempo para que todos estejam em companhia um do outro, seja assistindo a um filme, um programa de TV ou mesmo jogando conversa fora.

Por fim, a sustentabilidade proporcionada pela presença da tecnologia permite menor consumo de energia, com equipamentos eletrônicos funcionando somente o tempo necessário. É uma evolução que veio para ficar e vai proporcionar muitas alterações positivas em toda a sociedade em um futuro próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *