Conheça itens que podem deixar sua reforma muito melhor!

Deixar a casa mais bonita e aconchegante é um desejo constante de todo proprietário e com o passar do tempo, é necessário fazer reformas para que tudo se mantenha em ordem.

Para isso, é possível investir em alguns itens que irão fazer esse trabalho de deixar a sua casa ainda mais bonita na hora da reforma.

Instalações e estruturas

Para quem tem piso de madeira e está em dúvida entre a troca e a reforma, saiba que apenas uma reforma bem feita, com o produto certo poderá deixá-lo como novo.

O processo de reforma do piso de madeira se constitui em três etapas: remoção das partes mais danificadas.

Lixamento para tirar todas as imperfeições e preparar o piso para receber a etapa final: a aplicação do produto que deixará seu chão como novo em folha!

Esse produto pode ser a resina bona, um artigo importado que confere ao piso de madeira uma beleza que poderá lembrar aos donos da casa os tempos da instalação do piso.

A bona, no entanto, requer cuidados especiais nas semanas iniciais após a aplicação para evitar riscos no material, por exemplo.

As vantagens da bona são o tempo de secagem considerado bastante rápido, cerca de duas horas.

E a ausência de odores fortes, o que pode ser ideal para quem não pretende sair do imóvel durante a reforma. As desvantagens são a menor resistência e o valor mais elevado.

Além da bona, há também a opção de aplicação de sinteco, produto similar com diferença quanto à durabilidade e o valor.

No fim das contas, acaba sendo uma questão de gosto do cliente, o que irá resolver qual o melhor.

Outra coisa que pode precisar de uma reforma é o forro do lar. Esse item assume um caráter muito importante na estrutura da casa, pois além de servir de esconderijo para as telhas.

Fiações e demais itens estruturais que ninguém quer à mostra, ele tem a função de isolante térmico, ajudando a reduzir as temperaturas no interior do imóvel.

Em cidades que alcançam altas temperaturas como as do Nordeste, isso é um alento.

Tipos de forro

Há muitos modelos de forro no mercado. A escolha será feita considerando aos requisitos específicos desejados pelo dono da casa, além, é claro, das oscilações de preço de acordo com cada material.
Forro de PVC

O PVC é um dos materiais mais populares no que diz respeito à acabamentos na atualidade.

Ele tem diversas vantagens e uma rápida busca por “forro pvc colorido” mostrará que para utilizar o material não é mais necessário limitar-se à cor branca.

Como um dos mais utilizados, o PVC apresenta inúmeras vantagens, tais quais:

  • Instalação rápida;
  • Variedade de cores e modelos;
  • Durabilidade;
  • Resistência à umidade;
  • Facilidade de limpeza.

Forro de gesso

É o tipo mais usado na construção civil. Sua colocação se resume a colocação das placas deste material em estruturas de arame.

O custo benefício deste forro é o que garante sua popularidade, no entanto a sujeira deixada para trás é um fator a ser considerado.

Para quem deseja um acabamento de gesso, mas não quer ter tanto problema com a sujeira causada pelo gesso é possível investir no gesso acartonado ou drywall.

Além de evitar a sujeira, ele exige pouca manutenção e possibilita a utilização de iluminação embutida, o que garante um visual mais moderno à casa.

Forro de isopor

O forro de isopor é uma material leve, com valor bastante atrativo, e bom grau de isolamento acústico e térmico.

Um dos problemas desse material é a baixa resistência ao fogo.

Existem ainda opções mais exóticas como o bambu, a madeira, o cimento e os modelos metálicos.

Limpeza após a reforma

Após o término da reforma, é hora de se preocupar com item final antes de poder aproveitar a sua casa com cara de nova: a limpeza.

Para agilizar o processo, principalmente de áreas externas, é possível contar com o hidrojateamento de alta pressão, que nada mais é do que o procedimento de lavagem com um jato de água extremamente poderoso.

O segredo da limpeza nesse processo é a força da água, que remove boa parte da sujeira sem precisar usar produtos químicos.

O serviço deve ser contratado junto à uma empresa que forneça o serviço, pois devido à força do jato, deve ser realizado por profissionais competentes.

Para reformas menores, uma lavadora alta pressão doméstica já pode dar conta do serviço.