Tudo que você precisa saber sobre sirenes e itens de proteção

As demandas de segurança existem em vários tipos de ambiente e com mecanismos que se diferenciam entre si de acordo com os métodos de acionamento, a performance oferecida e o tipo de proteção.

Nesse artigo, saiba mais sobre alguns tipos mais importantes e como eles podem fazer toda a diferença na hora de coibir furtos, invasões e advertir em casos de emergência.

Detectando presença estranha

sirene de alarme é indispensável em muitos projetos de segurança que visam a advertência sobre tentativas de furto, assalto ou invasão em um determinado ambiente ou até mesmo a veículos.

Isso porque, através de um acionamento automático, ele emite um som específico e com alto nível de decibéis que pode chamar a atenção das pessoas ao redor.

Isso acontece pois a sirene, integrada ao sistema de alarme geral de um automóvel ou de uma residência, por exemplo, recebe a informação do sensor de contato ou movimento de que há uma presença estranha no local.

Dessa forma, a sirene é acionada como maneira de advertir o proprietário.

Chamando a atenção

No caso dos carros, a sirene de alarme automotivo é um dos meios mais eficazes que se conhece de proteção.

Não por sua alta tecnologia e nem mesmo por impedir a ação do possível invasor ou assaltante por meio de técnicas de repressão ou trancamento, mas sim por um mecanismo muito mais simples: o do constrangimento.

Não entendeu? Calma, vamos explicar.

Pode parecer estranho, mas você certamente já sabe como isso funciona e vai concordar que é um modo muito eficiente de espantar as pessoas mal intencionadas.

O que acontece é que, aliado ao sistema de proteção que não permite a abertura das portas e janelas do carro, as sirenes potencializam a segurança por meio da coação ao invasor, já que ela dispara um som muito alto, incômodo e escandalosamente notável.

Isso faz com que qualquer pessoa nas redondezas entenda que está havendo uma tentativa de furto a um veículo e olhe à sua volta em busca da origem daquele barulho.

Principalmente nos centros urbanos, uma sirene alarme alta potencia é o bastante para que o invasor desista de sua ação e fuja. E se ele não se sentir intimidado?

Como já mencionamos, a sirene por si só é um método de advertência, ou seja, ela não é capaz de realizar a proteção de forma mais intensa, como impedindo invasão, arrombamento e acesso.

No entanto, ela deve estar integrada a um sistema completo de segurança.

Nos veículos, o uso de chaves codificadas para acionar a ignição é uma das formas de torná-los mais protegidos.

Alarme aliado à cerca elétrica

É possível integrar as sirenes em diversos componentes de proteção.

Em edificações de diversos portes e estruturas, sejam empresas, indústrias ou residências, elas entram em ação para otimizar e duplicar o efeito de segurança das cercas elétricas.

Por isso, uma cerca eletrica com alarme é muito mais eficiente e apresenta uma série de vantagens, tais como:

  • Proteção em dobro;
  • Reação imediata a corte dos fios;
  • Advertência instantânea;
  • Som de alta potência;
  • Inibição por meio de aviso;
  • Dificulta o acesso.

Dessa forma, assim que os fios da rede são cortados ou alterados, é possível saber, por meio do alarme, que há algo errado.

Isso porque muitos invasores tentam danificar a rede elétrica das cercas, evitando o efeito de seu grande poder de dissuasão por meio de um susto e um leve choque disparado.

Infelizmente, isso não é o bastante para reprimir a ação de muitos invasores, de forma que as sirenes acionam a vizinhança e chamam a atenção para aquele local.

Com cercas monitoradas e um bom sistema de alarme, portanto, a segurança é muito mais garantida.

Sirenes de emergência

A sirene de emergencia industrial é um exemplo de sistema voltado para avisar as pessoas presentes em um determinado local sobre uma situação inesperada que demanda a evasão urgente ou medidas de segurança pré-determinadas pelos treinamentos estabelecidos internamente.

Ela pode ser acionada de diferentes formas e, de acordo com o setor industrial, por diferentes motivos, como vazamentos diversos, reações químicas em grande escala, invasões, queda de estruturas, etc.

Um exemplo é a sirene de alarme de incendio, que pode ser instalada em todo tipo de estabelecimento.

Residência e indústria de acordo com as determinações internas para proteção contra esse tipo de situação altamente arriscada.

Entre os maiores benefícios de se optar por esse dispositivo é que as pessoas podem ser evacuadas de forma mais rápida, evitando danos, lesões e situações mais graves.

O mais importante é sempre utilizar um sistema eficaz, com alto desempenho, que não deixe a desejar quando for mais necessário.

Por isso, é importante utilizar os serviços de empresas de segurança comprometidas com a qualidade das sirenes oferecidas e também fazer um bom uso desse produto, tornando sua ação mais eficiente e resolutiva.