Muitos trabalhos são realizados dentro de um canteiro de obras que nem passam pela cabeça de uma pessoa comum. Da preparação até a entrega das chaves, muitos profissionais passaram pelos ambientes, do menor ao maior empreendimento imobiliário, empregando conhecimento técnico e mão na massa, literalmente.
Os cuidados voltados para a construção de um estabelecimento imobiliário demanda técnica de profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, além de outros que sempre contribuem para que o projeto tenha uma finalidade adequada.
Entre os muitos que fazem parte, podemos destacar:
- Pedreiros e ajudantes
- Eletricistas e encanadores;
- Serralheiros e marceneiros;
- Azulejistas e telhadistas.
Muitos serviços são complementares e dependem de um bom acabamento por parte de um, para que o outro possa finalizar os serviços e proporcionar conforto e segurança para os moradores e demais usuários.
Preparação de terreno é primordial
Um terreno devidamente nivelado pode receber qualquer tipo de estrutura imobiliária sobre o solo. Para garantir que não ocorra nenhuma movimentação de terra, máquinas e equipamentos são utilizados com objetivos específicos.
Entre as etapas que estão relacionadas à movimentação de terra, está a retirada da vegetação presente, como mato e árvores de pequeno, médio e grande porte.
Esse processo deve ser acompanhado de uma documentação permitindo o desmatamento, seguindo os protocolos de segurança e respeitando a legislação do meio ambiente vigente.
A limpeza completa e a remoção de tocos de árvores pode ser terceirizada para uma empresa de escavação especializada nesse tipo de serviço.
A identificação e compactação do solo precisam ser realizados em etapas distintas, com maquinários apropriados para as tarefas propostas.
A movimentação de terra e o nivelamento do terreno permite identificar a extensão da área em que o empreendimento imobiliário ocupará. A abertura de valas pode ser realizada por meio de máquinas desenvolvidas para esse serviço.
As áreas internas em que o acesso de veículos de grande porte não é possível, o trabalho deverá ser realizado por um profissional equipado com instrumentos que facilitam a escavação manual para valas dedicadas a estruturas e sistemas hidráulicos.
Os trabalhos são realizados para que os espaços sejam controlados, atendendo às necessidades do projeto em questão. O volume e o tamanho da vala pode ser ajustada de acordo com o diâmetro dos canos.
Remoção consciente e sustentável
A terra que é removida em um nivelamento de solo pode ser reaproveitada no próprio espaço. Quando há excesso de material, ele pode ser encaminhado para outra obra.
Caso o terreno ocupado tenha uma antiga construção imobiliária, a empresa de demolição pode fazer o trabalho visando a sustentabilidade.
Isso ocorre de duas formas, sendo a primeira bastante simples e com a passagem de máquinas pesadas sobre a estrutura, após verificação de que nenhum material é reaproveitável. A segunda demanda mais esforço e observação apurada dos materiais que podem ser reciclados.
Muitos materiais encontrados e que, anteriormente, eram tratados como puro e simples resíduo sólido, agora recebem tratamento adequado e são encaminhados para as indústrias de reciclagem.
A empresa de demolição e retirada de entulho separa os materiais que podem ser aproveitados, como telhas, portas e janelas, encanamento de ferro, vidro e madeira.
Tudo é separado de maneira apropriada, recebendo as melhorias e retornando, em muitos casos, para o próprio setor da construção civil.
Acabamento interno utiliza material reciclável
A preocupação com a sustentabilidade não para na separação de resíduos sólidos que podem ser reciclados ou reaproveitados. Os materiais utilizados em projetos imobiliários modernos apostam em materiais recicláveis.
Durante o acabamento de um cômodo residencial, por exemplo, a presença de um perfilado para forro de PVC de alumínio é muito comum. Além de ser um material resistente e leve, o metal tem alta possibilidade de reciclagem, sem perder as características originais.
A beleza implementada em um imóvel está nos detalhes do acabamento. Muitos materiais podem ser complementares entre uns e outros, do rodapé à sanca de gesso, muito comum em estruturas residenciais e comerciais.
A tendência para o uso desses materiais é crescente, tanto que a aposta do mercado está no perfil para forro PVC que imita outros materiais, como a madeira ou aspectos metalizados.
Uma nova onda de projetos personalizados está em voga, e tudo depende da contratação de profissionais antenados no que o setor tem a oferecer.
A mão de obra disponível no mercado é abundante. Para os investidores do setor da construção civil, construtoras e incorporadoras, é possível encontrar profissionais capacitados e com especialização técnica em todas as áreas, promovendo eficiência e serviços de qualidade.