Serviço de demolição e equipamentos usados

Na construção civil, é muito comum que demolições sejam realizadas em obras diversas por uma empresa Demolidora em SP. Seja por problemas a nível estrutural, ou para construir um novo estabelecimento em cima, a demolição é um serviço muito presente em obras.

Contudo, para que ela seja feita da forma correta, além de realizar ações voltadas a sustentabilidade e o reaproveitamento de recursos, é preciso contar com o serviço de profissionais especializados nesse tipo de ação.

Assim, por meio do uso de equipamentos corretos e adequados, somados a mão de obra especializada. Dessa forma, as demolições podem ser realizadas sem prejudicar o meio ambiente e os terrenos.

Portanto, recomenda-se conhecer melhor sobre os processos envolvidos nesse tipo de serviço, assim como a importância da segurança no ambiente de trabalho.

A segurança no ambiente de trabalho: Demolições e obras

Quando existe a necessidade de demolir estruturas, moveis de demolição, casas ou prédios, assim como deslocar cargas muito pesadas, é preciso falar sobre segurança no trabalho.

O ramo de construção civil é um setor que há variáveis de riscos, riscos esses que podem comprometer a integridade física e psicológica dos trabalhadores, se não forem equipados de forma correta.

Por isso, inicialmente, é preciso falar sobre a relação dos empregadores com os contratantes.

Desse modo, é de responsabilidade absoluta de qualquer empresa demolidora oferecer treinamentos específicos e equipamentos de segurança individual e coletiva. Além disso, é responsabilidade da demolidora realizar:

  • Medidas internas prevencionistas;
  • Equipamentos de segurança coletiva;
  • Equipamentos de segurança individual;
  • Treinamento especializado para o uso de máquinas e ferramentas.

Para evitar acidentes ou eventualidades comprometedoras, é muito importante, principalmente em obras de construção civil , que todos os profissionais disponíveis para realizar os serviços sejam altamente qualificados e equipados da forma devida.

Ou seja, é preciso que a empresa contratante ofereça como uso obrigatório EPI’S (equipamentos de uso individual) que têm o intuito de proteger a parte da cabeça, visão, braços, mãos, pernas, pés e outros membros.

Além dos EPI’S, é imprescindível que a construtora ofereça as ferramentas corretas, como Locação de martelete SP, além de realizar workshops e treinamentos adequados para o uso de máquinas e ferramentas, sejam elas gerais ou específicas.

Dessa forma, os profissionais que participam de demolições e obras, trabalham de forma correta, sem prejudicar a segurança individual e coletiva dentro das tarefas realizadas.

A importância de medidas preventivas de segurança em obras e demolições

Independente da área de atuação, a segurança no ambiente de trabalho é uma obrigação a toda e qualquer empresa.

No ramo de construção civil, a segurança precisa ser ainda mais reforçada, pois os trabalhadores são sujeitos a inúmeras situações como alturas e utilização de máquinas de grande porte.

Por isso, é importante minimizar os riscos a integridade física desses trabalhadores, equipando-os e fornecendo os conhecimentos necessários para as atribuições.

Além do mais, no caso de demolições, é muito importante que os profissionais sejam informados sobre o descarte correto dos materiais que não podem ser reutilizados, assim como seus carregamentos, para garantir a otimização do espaço da obra além de proporcionara a prevenção do meio ambiente.

Como as demais tarefas mencionadas, o descarte e o carregamento de materiais também devem ser feitos por meio do uso de máquinas e equipamentos pessoais de proteção, evitando machucados e até mesmo acidentes fatais.

Reciclagem de resíduos de demolições

Os materiais de demolição, no geral, são recursos provenientes ao desmontamento de residências ou prédios.

Todos esses materiais, que podem ser variados, são encaminhados a aterros, onde são descartados e separados de acordo com a composição.

Atualmente, no Brasil, a reciclagem tem sido um tema muito presente, principalmente em tempos de progressos ecológicos e mudanças de estilos de vida de várias pessoas.

No caso das demolições, muitos recursos têm sido reutilizados, evitando desperdícios e contribuindo positivamente com o meio ambiente.

Existem muitos depósitos, que hoje permanecem intactos, justamente por causa do reaproveitamento de resíduos de demolições.

São como pontos comerciais que recolhem esse tipo de material, a fim de reutilizá-los para as mais diversas atribuições, seja para prédios, comércios, casas e até mesmo para ferrovias.

Portanto, a reciclagem de materiais de demolição têm sido muito positiva, principalmente ao meio ambiente, mas também para a segurança dos trabalhadores, que muitas vezes tinham que se submeter à árduos trabalhos para recolher esses resíduos, que hoje podem ser feitos por máquinas específicas de forma mais ágil.

Portanto, basta o treinamento correto dos trabalhadores da construção civil e para que eles possam operar as máquinas e respeitar medidas preventivas de segurança, seja em si ou pensando de forma coletiva.

Pode-se concluir assim que a segurança no ambiente de trabalho é um fator essencial em todos os ambientes, principalmente em serviços em que a integridade dos profissionais é colocada em risco.

Dessa forma, por meio de políticas internas de prevenção de segurança, assim como a capacitação correta dos profissionais e os equipamentos oferecidos pelas empresas contratantes, todos os operadores de obras e demolições podem ser protegidos.

Além disso, com a responsabilidade ambiental, as construtoras podem contratar uma Empresa de Demolição, que trabalham com profissionais especializados para o recolhimento dos resíduos de demolições, a fim de encaminhá-los aos devidos lugares, visando o reaproveitamento de recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *