Segurança para funcionários no próprio ambiente de trabalho

A segurança no trabalho é um assunto amplamente discutido nos mais variados setores, afinal, cada atividade reúne suas particularidades e não é diferente ao se tratar dos riscos.

Neste meio, as medidas de segurança são indispensáveis para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois nem sempre os empreendedores e colaboradores possuem consciência e olhar crítico para identificar os riscos e os melhores procedimentos a serem adotados em determinadas situações.

Naturalmente, diferentes procedimentos podem estar relacionados com a segurança nos ambientes corporativos, por exemplo, a renovação de avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Todavia, antes de apresentar a respeito da renovação, é importante abordar o que é o AVCB, que corresponde a um importante documento que atesta que no decorrer de uma vistoria, se a edificação apresenta as exigências de segurança contra incêndio, que estão relacionadas com questões organizacionais, técnicas e estruturais. Entre os elementos averiguados, é possível citar:

  • Placas de sinalização;
  • Iluminação de emergência;
  • Escadas de incêndio;
  • Detectores de fumaça.

Esse tipo de documento é obrigatório em alguns casos, como em restaurações e construções, ampliação de área, alteração do uso e regularização.

É preciso que exista o conhecimento de que se trata de um documento temporário, com duração que pode variar de 1 a 5 anos, de acordo com os riscos identificados em cada edificação. Dessa maneira, é crucial sempre requisitar a renovação quando o período estiver perto de ser alcançado.

Principais características de uma cadeira ergonômica

Basicamente, uma cadeira ergonômica deve atender a algumas exigências básicas apresentadas pela norma regulamentadora NR 17, por exemplo, o assento com borda frontal arredondada, de altura regulável e encosto que tenha formato e curvatura que promovam a proteção da região lombar, adaptando-se ao corpo sem grandes complexidades.

Esses são pontos importantes, principalmente para as cadeiras que atendem a mais de um usuário.

Para ter maior tranquilidade ao buscar por cadeira escritorio, o empreendedor pode recorrer às lojas especializadas e, até mesmo, consultorias para garantir que as melhores escolhas sejam tomadas, pois de acordo com cada atividade, fluxo de trabalho, entre outros aspectos, as exigências variam e naturalmente, o tipo de cadeira tem grande impacto para as pessoas.

Nesse cenário, pode-se observar que o bem-estar e saúde do usuário são fatores conciliados com a tecnologia, o que envolve dimensões, acabamentos e medidas dos itens do escritório.

É preciso que a atividade da pessoa que usar a cadeira seja analisada, assim como a necessidade de atender determinadas normas como a NR 17.

Cada ambiente exige um tipo de produto, por exemplo, a longarina consiste em cadeiras fixadas lado a lado e são ideais para salas de espera, enquanto itens para jornadas de trabalho contam com requisitos mais rigorosos devido à permanência superior do usuário.

Quais são os cuidados com materiais elétricos no escritório?

A parte elétrica é indispensável para qualquer tipo de edificação e além de assegurar um projeto bem elaborado, é necessário garantir que medidas preventivas em relação aos materiais eletricos sejam estabelecidas para evitar prejuízos e acidentes que, muitas vezes, podem ser fatais.

Algumas medidas são gerais, como a prevenção contra choques, porém, no ambiente corporativo é crucial contar sempre com profissionais qualificados para garantir a execução adequada de cada sistema e a segurança.

Nesse cenário, é interessante citar materiais aplicados para uma melhor organização e, consequentemente, para contribuir com a segurança, sendo este o caso do condulete PVC, que se assemelha a uma caixa de luz, onde ocorre a passagem de fios no geral, conexão de eletrodutos e a fixação das tomadas.

São ideais para lugares em que a instalação elétrica é visível, ainda mais, é preciso que exista a atenção às propriedades que devem ser atendidas no local, principalmente se a instalação será interna ou externa, pois outros materiais podem ser requisitados.

Sem dúvidas, os elementos apresentados ao longo do texto não podem excluir totalmente os riscos presentes nos ambientes corporativos, contudo podem ser formas significativas de reduzir os riscos.

É de grande importância que o empreendedor esteja sempre atento à segurança, pois existe uma série de normas a serem atendidas, além da importância de priorizar a saúde e integridade física de cada colaborador.

Priorizar as medidas de proteção mais adequadas para as pessoas é um dos principais pilares para um desempenho satisfatório das empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *