Segurança em residências e em comércios

A segurança é um assunto sempre em alta, afinal, é ela que garante que as pessoas consigam se definir e viver confortavelmente. Infelizmente, garantir a segurança não é fácil ainda mais quando se lida com condomínios, casas e comércios.

Para então atender a essas demandas diversos setores começaram a pensar em soluções, e uma das mais comuns e usadas é a CFTV instalação – Circuito Fechado de Televisão.

Porém, por conta do avanço da tecnologia, novas ferramentas foram sendo usadas para o desenvolvimento de novas soluções, fazendo com que a segurança em condomínios, casas e comércios sejam melhorados e tenham muito mais qualidade e segurança.

Mas, pensar em segurança é complicado, por conta das novas tecnologias, e esse artigo abordará alguns tipos de soluções como a instalação de câmeras de segurança, portarias digitais e outros que garantem uma segurança altamente eficiente.

Tipos de soluções de segurança

A diversos tipos de soluções para que a segurança seja mais efetiva, e grande parte dos novos sistemas são equipamentos eletrônicos.

Assim há diversos elementos que podem ser comparados desde as famosas instalação de cameras até o uso de sensores eficientes e entre outros.

As câmeras de segurança

As câmeras de segurança também são chamadas de câmeras de vigilância e são um dos sistemas mais usados para o aumento da segurança. Esses equipamentos permitem que as atividades tenham pontos de monitoramento em diversos ambientes da casa.

O uso das câmeras são colocadas em lugares como:

  • Entradas;
  • Saídas;
  • Garagens;
  • Locais de fluxo.

É importante também verificar se as câmeras tenham sensores infravermelho que asseguram que a iluminação do ambiente não influenciam na captura da imagem. Esses sensores também são chamados optoeletrônicos. Isso garante que a câmera capta imagens noturnas.

As câmeras também precisam ter um sistema de gravação das imagens para que elas possam ser monitoradas em caso de roubo ou invasão. Para que as imagens fiquem gravadas é usado um sistema chamado de DVR – Digital Video Recorder.

É importante que todos os sistemas de gravação possuam backup, e é recomendável que esse backup seja na nuvem.

Todo esse aparato ajuda e muito o sistema de segurança, principalmente no controle de acesso para condomínios, em que o sistema de câmeras podem estar atuando em conjunto com uma portaria remota.

A instalação de câmeras permite a inibição de crimes, já que quando criminosos tendem a partir para o roubo vendo que seriam monitorados e posteriormente identificados, desistem de fazer a ação criminosa.

Sistemas de alarme e sensores

São sistemas que atuam em conjunto já que os sensores fazem parte do sistema de alarme, sendo este aquele que avisa uma central sobre a provável invasão de ambientes, sejam casas, prédios, condomínios e outros.

E par que esse sistema funcione é importante ressaltar que há dois modelos básicos de sensores, os chamados sensores ativos e os sensores de movimento.

Os sensores ativos utilizam um aparato de emissão e recepção de raio infravermelho, que protege o ambiente em que esse emissor e receptor foi instalado.

A casa ou o ambiente fica cercado por um pequeno feixe de luz infravermelho. Quando esse feixe de luz é interrompido o alarme é acionado e a central avisada.

Antes de falarmos dos sensores de movimento, importante lembrar que eles são usados em sistemas de abertura de portas, sendo colocados em cartão inteligente ou em pins de chaveiro. Os sensores utilizados nesse caso são os de proximidade.

Os sensores de movimento atuam de uma forma diferenciada, eles emitem ondas de ultrassom que identificam se houve movimento em determinada área.

Quando este sensor é associado a um alarme é possível identificar a movimentação e então o acionamento da central. Os sensores de movimento estão conectados por sinais que utilizam também a linha telefônica para uma central remota que trata os disparos.

Os sistemas de alarmes e sensores tem sido usado em conjunto com todo o sistema de câmeras, garantindo que a central de monitoramento consiga ter uma ideia ampla do local a ser protegido.

Esses sistemas precisam de leitor para certificado digital que garante que haja a proteção dos dados por meio de uma certificação digital.

Desse modo vimos que a tecnologia vem avançando nesse sistema, e é imprescindível percebermos que ainda há outras soluções como cercas elétricas, portarias remotas, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *