A preocupação com a segurança no meio rural, assim como em qualquer outro lugar, também é grande. Afinal, não apenas o local deve estar seguro internamente, como externamente.
Por esse motivo, é importante que exista o investimento em itens e proteção, como câmeras e cercas, além de um maior controle do acesso de pessoas.
Como escolher uma cerca de arame?
A cerca de arame é uma opção comumente encontrada e pode ser viável para proteger as propriedades rurais.
As opções instaladas em cima de muros e portões em formato de espiral são chamadas de concertinas e podem ser encontradas das seguintes formas:
- Concertina dupla;
- Concertina eletrificada;
- Concertina tradicional;
- Concertina flat;
- Concertina colorida.
A opção tradicional é recomendada para áreas menos vulneráveis, já a dupla, apresenta entrelaçamento de 3 clips de aço por cada volta e diferentemente da opção anterior, promove mais proteção para locais mais vulneráveis.
Já a colorida tem as mesmas características que a alternativa tradicional, porém, com o diferencial de conciliar a segurança com a estética devido as diferentes tonalidades.
A eletrificada, conforme o próprio nome já indica, consiste na possibilidade de uma cerca elétrica ser instalada juntamente com a concertina.
Por fim, a concertina flat, que semelhante as outras opções consiste em arame em aço, porém, é uma concertina plana. Sendo assim, é aplicada para proteger áreas onde a largura não pode ser ultrapassada das dimensões do muro.
Já a cerca de arame farpado consiste em dois fios de arame envoltos entre si, dessa forma, um cabo reforçado é constituído.
Além disso, de seção em seção, há farpas pontiagudas em direcionamentos divergentes.
Normalmente, as opções do arame farpado são vendidas em rolos de diferentes tamanhos e que pode ser desenrolado para a instalação na medida em que é fixado em estruturas fincadas ao solo, que comumente são estacas de madeira.
Principais características da tela alambrado
A tela alambrado tem estrutura de fios de arame, mais precisamente, em espirais entrelaçadas, que dão origem a cercas extensas sem apresentar emendas, independentemente da abertura das malhas ou da altura.
É uma opção comumente utilizada nos meios rurais, porém, também está presente em indústrias, aeroportos, entre outros locais.
É interessante citar que são confeccionadas em arames de um tipo especial, confeccionados por siderúrgicas, que pode corresponder a tela galvanizada ou com revestimento em PVC.
Além disso, essas telas podem ser encontradas nas cores cinza, azul e verde.
O processo de galvanização confere a peça uma maior resistência, pois consiste na aplicação de uma camada protetora de zinco.
Uma aplicação muito comum no meio rural desse tipo de produto é a tela de galinheiro, que comumente é produzida em arame de aço galvanizado, com malha 5 cm e fio 1,24 mm.
É importante que as galinhas tenham espaço para a locomoção, assim como também é imprescindível que estejam protegidas, principalmente contra predadores.
No que diz respeito a altura, é comum encontrar telas para galinheiros de 1,00 até 1,80 m.
Independentemente da estrutura que o galinheiro apresente, é fundamental escolher o tipo de tela mais adequado para o local, levando em consideração a malha, fio, disponibilidade de alturas, material e resistência.
O uso do arame liso
É comum a aplicação do arame liso para cerca, principalmente em locais que exigem proteção, porém, ainda podem ter visibilidade.
Já que consiste em fios finos que normalmente são instalados em uma determinada distância vertical e horizontal, fixados em estacas.
As instalações são mais direcionadas na pecuária de corte, ou seja, para o cercamento da espécie bovina, que deve ser levada em consideração no momento de escolher o tipo de fio.
Além disso, a taxa de lotação e o peso dos animais também são fatores a se considerar para a aquisição adequada.
Não só no caso dos arames lisos, como nos outros tipos, é fundamental que além dos fatores citados, o ambiente seja analisado na hora de escolher o tipo de cerca.
A declividade da área pode resultar em arames estirados dependendo da distância, por esse motivo, o tipo mais adequado deve ser escolhido para que a qualidade da cerca não seja comprometida.
É válido citar que ambientes agressivos, tais como locais alagadiços, com constante aplicação de adubos ou litorâneos exigem uma resistência ainda maior das cercas, principalmente contra corrosão.