Segurança e proteção do meio ambiente na construção civil

A economia de uma localidade é o reflexo do desenvolvimento da própria sociedade. A presença de casas, sobrados, prédios e edifícios está relacionada com áreas industriais, empresas especializadas, aproveitando as características de cada região.

Todos esses ambientes têm a interferência da construção civil, com a disponibilidade de mão de obra especializada em diversas áreas técnicas e profissionais especializados. A produção de bens de consumo intermediários também fazem parte do cenário que movimenta a economia local.

Para alcançar um equilíbrio social, o poder público, a sociedade civil e as empresas somam esforços para garantir operações sustentáveis nos projetos da construção civil.

Isso inclui a preservação do meio ambiente e melhor aproveitamentos dos materiais utilizados continuamente nas obras.

Elementos interferem na proteção do meio ambiente

A pauta vigente em diversos segmentos produtivos se refere ao respeito à legislação referente ao meio ambiente. A destinação de resíduos sólidos da construção civil e o uso de recursos naturais tem sido discutido em diversos momentos e em diferentes situações.

A partir da produção de matéria-prima como o cimento e a brita, por exemplo, muitas empresas envolvidas no setor da construção civil seguem procedimentos específicos para reduzir a emissão de gases poluentes e a geração de partículas.

Para isso os equipamentos utilizados na linha de produção recebem filtro de mangas para a captação do ar poluente, sendo aspirado e conduzido para um sistema que realiza toda a filtragem, retendo as partículas em telas específicas e elementos filtrantes.

Dessa forma, é possível atender às especificações de descarte seguindo a legislação ambiental. Sobre a produção de resíduos sólidos, os cuidados com o descarte desse tipo de material também é observado de perto por órgãos fiscalizadores e organizações não governamentais.

A aplicação de manta asfáltica 4mm sobre a laje de uma estrutura imobiliária, por exemplo, ou sob o piso de um estacionamento, para retenção da umidade, deve seguir as normas vigentes e evitar a sobreposição.

Mesmo com característica principal a proteção, a sobrecarga pode prejudicar o objetivo desse tipo de material, o que compromete até mesmo a segurança estrutural do projeto.

Esse produto pode ser encontrado em diferentes modelos, com características que atendem cada necessidade, conhecidas como manta asfáltica:

  • Aderida com maçarico;
  • Flutuante para envelopamento;
  • Aluminizada com característica metálica;
  • Ardosiada com grânulos minerais.

O aditivo e a técnica determina como se comporta a estrutura em que o produto é aplicado, variando ainda em conformidade com a espessura, promovendo maior resistência e nos acabamentos, mesmo quando superficiais.

Combinação de materiais reforça impermeabilização

A laje e o solo não são os únicos pontos que precisam de proteção contra a umidade e ação da água que pode vir tanto da chuva quanto de lençóis freáticos presentes no terreno.

Por isso, a aplicação de produtos especializados em impermeabilização de paredes internas é necessário em diversos projetos arquitetônicos.

Esse cuidado serve para garantir a saúde dos moradores, no caso de residências como casas, sobrados e apartamentos, e de lojistas e empresários, no caso de empreendimentos comerciais.

Aplicada de forma correta, é possível evitar o acúmulo de água nos cantos das paredes, onde se forma mofo e pode prejudicar as vias respiratórias.

Para evitar que a água de chuva prejudique a estrutura geral, a aplicação de impermeabilizante para parede externa também é indicada por profissionais especializados.

Em ambos os casos, a indústria de tinta oferece produtos específicos para cada situação, garantindo beleza e proteção ao mesmo tempo, com cores diferenciadas e manutenção em conformidade com a localização.

Movimentação de carga facilitada com equipamentos

Os serviços realizados por construtoras e incorporadoras imobiliárias exige um trabalho braçal em muitos momentos.

Facilitar o processo de construção com uma rosca transportadora helicoidal em um canteiro de obras é a solução ideal para o transporte de concreto, como no caso de projetos voltados para a edificação de prédios com diversos patamares.

Para finalizar, vale ressaltar que a produção de bens de consumo, sejam eles intermediários ou que chegam direto às mãos dos clientes, é responsável pela aplicação em obras estruturais e empreendimentos imobiliários que atendem a demanda da população.

A adoção de medidas para controlar a emissão de partículas poluentes, a interferência da umidade sobre os mais variados imóveis e as facilidades implementadas para a movimentação de cargas pesadas como a rosca helicoidal devem ser discutidas por todos os envolvidos, buscando a melhor solução possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *