Segurança e comodidade com equipamentos automatizados

A automatização dos equipamentos residenciais já é uma realidade em diversos ambientes. As fábricas e indústrias estão adaptadas há um longo período, aumentando a produtividade e economizando tempo e mão de obra, que podem ser empregados em melhorias nos produtos e serviços oferecidos para a população.

O mesmo pode ser feito em casas e apartamentos, com equipamentos automatizados, que agilizam processos de limpeza e cozimento, programando equipamentos eletrônicos, para que possam ser ligados automaticamente, realizando tarefas simples, que podem ser feitas sem a presença de uma pessoa no local.

Equipamentos atuam de forma segura

Um exemplo, entre os vários produtos para automação residencial, é o robô que realiza a limpeza de pisos.

Ligado a uma bateria, este robô funciona como um aspirador de pó que, por meio de um sistema de mapeamento do local, e sensores, ele limpa ambientes como quartos, salas e cozinhas.

Com um design compacto, passa por baixo dos móveis sem problemas, e ainda contam com modelos que retornam ao ponto de recarga de bateria automaticamente.

A segurança também é beneficiada, quando o assunto é automação residencial. As luzes ambientes podem ser ligadas automaticamente, e desligadas conforme programação prévia.

Isto permite sensação de presença de pessoas em uma casa, o que afasta pessoas mal intencionadas.

A contratação de uma empresa de automação residencial também pode indicar outros equipamentos que podem ser ligados e desligados, por meio de aplicativos, acessados diretamente de um celular Smartphone.

A climatização de um ambiente pode ser realizada de forma remota, com o acionamento do aparelho de ar condicionado sendo ligado, antes da chegada dos moradores, a uma residência.

A abertura de portas de garagem automática, conforme a proximidade do carro, com os equipamentos de comunicação devidamente instalados, facilita o acesso a garagens, sem a necessidade de descer do veículo.

Além de ser bastante cômodo em dias de muito frio, ou em noites chuvosas, este tipo de equipamento afasta ladrões, que aproveitam a oportunidade para invadir casas, ou levar os veículos, de pessoas incautas.

Profissionais ajudam na criação de projetos

Toda a infraestrutura relacionada às construções, conta com profissionais que realizam serviços de engenharia civil, e a automação residencial precisa de engenheiros, para criar, adaptar e reestruturar projetos, conforme novas tecnologias são aplicadas no dia a dia da população.

A responsabilidade sobre execuções da construção civil, o gerenciamento, a eficiência e os custos aplicados nos mais diferentes tipos de obra, recaem sobre os engenheiros.

Por isso, os trabalhos realizados, da criação de projetos, construção e execução de edifícios e instalações em áreas rurais e urbanas, devem ser ficar sob a responsabilidade de um escritório de engenharia civil.

Esse escritório que vai identificar todos os elementos de segurança, para a fortificação das estruturas, dando rigidez, para edifícios resistentes às ações da natureza.

O uso de programas de computador, desenvolvidos para facilitar o andamento dos trabalhos, é uma das vantagens que a tecnologia tem proporcionado neste setor, permitindo o uso de diferentes materiais na área da construção civil, indo além do ferro e do concreto.

Para entender a importância deste profissional no desenvolvimento da própria civilização, basta entender que sua presença remonta de grandes construções, como as pirâmides do Egito ou a muralha da China.

Atualmente, a lista de serviços de engenharia civil é bastante extensa, e engloba diversas tarefas, como:

  • Gerenciamento de recursos da construção civil;
  • Planejamento e orçamento de obras estruturais;
  • Instalação de abastecimento de água e energia;
  • Análise de projetos de construção e reforma.

Muitos documentos relacionados à segurança de uma estrutura estão relacionados aos serviços prestados pelos profissionais da área de engenharia civil.

Laudos técnicos são produzidos, e apresentados aos órgãos competentes, que devem aprovar ou solicitar adaptações, garantindo a segurança de todos os usuários, em diferentes setores.

Até mesmo serviço de içamento deve contar com a aprovação de um engenheiro responsável.

Dentro das obras de grandes prédios, o uso constante de guindastes, como um facilitador de acesso a ambientes muito acima do solo, precisam contar com cálculos precisos, para atender a demanda de tarefas a serem executadas.

A facilidade proporcionada por este tipo de serviço economiza tempo e mão de obra, dentro da área do setor da construção civil.

Um profissional responsável deve estar presente durante todo o período de trabalho, para acompanhar a realização de tarefas, assim como a qualidade do material e as ferramentas utilizadas, conforme normas e regulamentações de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *