Segurança de áreas externas pode ser bonito e elegante

Os empreendimentos imobiliários são projetados para que toda a área de construção seja aproveitada da melhor forma possível, com a proteção e segurança dos moradores como um dos principais pontos que não encontra nenhum tipo de divergência.

Ainda assim, muitos projetos de prédios e edifícios residenciais oferecem apartamentos em que a varanda ou sacada se torna espaço descartável, mas que pode ser adaptado, seguindo as regras condominiais.

Sala de TV ou escritório com vista privilegiada

Muitos arquitetos e engenheiros já trabalham com projetos exclusivos para o fechamento de áreas antes improdutivas ou pouco utilizadas pelos moradores.

É o caso do envidraçamento de sacadas, que permite a utilização do espaço como uma sala de TV, uma minibiblioteca, um jardim de inverno ou até mesmo um escritório para trabalho home office com uma vista privilegiada.

Esse projeto deve ser acompanhado por uma equipe técnica especializada, para verificar o tipo de vidro utilizado em toda a estrutura, além de verificar se a passagem de corrente de ar não vai prejudicar outras áreas do apartamento.

As regras do condomínio também devem ser verificadas, pois a fachada de um prédio não deve ser modificada sem a aplicação de estudos técnicos, que podem ser prejudiciais para toda a estrutura predial.

Nestes casos, a instalação de um guarda corpo inox e vidro pode ser um detalhe diferenciado, contando que não esteja fora dos padrões impostos pela construtora ou incorporadora.

Esses modelos de implementação e alteração de ambiente já são permitidos na maioria dos condomínios, mas é sempre importante verificar as regras, inclusive em documentos públicos, que podem determinar a retirada, caso seja proibido a alteração sem informar o poder público, que pode reavaliar o valor venal do imóvel.

Segurança de moradores deve ser igualitária

A convivência em sociedade deve ser dinâmica e pacífica. Por isso, muitas instalações prediais devem ser discutidas em reunião de condomínio.

Para a instalação de um portão de aço galvanizado de correr preço deve ser apresentado com o mínimo de três orçamentos, além da automatização, com os custos divididos entre todos os moradores.

Esse tipo de equipamento facilita o acesso dos moradores, além de diminuir o tempo de espera para entrada e saída, já que, muitas vezes, o porteiro pode estar ocupado com a entrada social, recebendo profissionais terceirizados ou correspondências a serem distribuídas para os próprios moradores.

Há projetos que não precisam ser discutidos em condomínio, principalmente em se tratando da proteção dos moradores, com a instalação de rede de proteção varanda, que engloba toda a área do próprio apartamento, sem prejudicar a vizinhança.

Esse equipamento deve garantir a segurança dos moradores, principalmente crianças levadas e animais domésticos, que não têm noção do perigo quanto ao risco de acidentes em beiradas a partir do segundo andar.

Elementos protegem crianças, adultos e idosos

Mesmo com todos os cuidados quanto à proteção dos moradores, principalmente, de crianças e idosos, alguns elementos podem ser instalados para garantir maior cuidado quanto a acidentes domésticos que podem ter consequência graves e invasão de insetos que podem trazer doenças para dentro das residências.

O mercado oferece diversos equipamentos que podem fazer parte da composição decorativa, ou mesmo ser um elemento orgânico ao espaço em que se encontra.

É o caso da tela mosquiteira para janela, que pode ser aplicada em diferentes cômodos, evitando a entrada de marimbondos, mosquitos, pernilongos e abelhas, evitando picadas que podem ser fatais em pessoas que possuem a imunidade baixa ou são alérgicas.

Esse tipo de elemento deve ser instalado por uma empresa especializada, que indicará o melhor equipamento de proteção, conforme o acesso das pessoas, inclusive para proteção de animais domésticos, como gatos e cachorros que podem se acidentar e sofrer uma queda.

Para os ambientes infantis, como quartos e salas de brinquedo, a instalação de um tapete infantil emborrachado pode ser uma escolha certeira, pois as lojas especializadas oferecem diferentes modelos.

Suas características reforçam os diversos benefícios para que seu uso seja estimulado, como:

  • Pode ser personalizado com personagens infantis;
  • É antialérgico e de fácil lavagem;
  • O material é antiderrapante;
  • Possui resistência e vida útil prolongada.

Com a presença destes todos estes equipamentos de segurança em ambientes diversos, como escadas, sacadas, varandas, quartos, salas e banheiros, cada cômodo conta com um estilo diferenciado, empregando charme e elegância, garantindo a proteção dos moradores em todos os sentidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *