Saiba os locais mais comuns para realizar um projeto de interiores

O projeto de interiores é o primeiro passo a ser dado, por quem quer reformar e montar um novo ambiente.

Dessa forma, o espaço precisa se adequar ao gosto e necessidades do cliente, que estão cada vez mais exigentes.

Em suma, os projetos de interiores de casas podem ser feitos em diferentes ambientes, como salas, quartos e banheiros.

Ainda assim, também é possível solicitar o projeto para áreas externas. Mas, tudo vai depender do objetivo arquitetônico, bem como o orçamento disponibilizado para a obra.

Para sanar qualquer tipo de dúvida, listamos os locais mais comuns para ser feito um projeto de interiores. Acompanhe o restante do conteúdo a partir do próximo tópico.

A importância de um bom projeto

É muito importante ter a supervisão de um profissional devidamente qualificado, que ficará incumbido de fazer projeto. Geralmente, pessoas formadas em arquitetura e urbanismo ou design são as mais indicadas neste sentido.

Além do mais, o proprietário do ambiente precisará ficar sempre por dentro das principais alterações do projeto. Dessa forma, o projeto poderá ser personalizado do jeito que o dono preferir.

Cabe ainda dizer que o projeto de interiores é importante, pois ajuda a economizar com mobiliário e outras coisas, que seriam usadas caso não houvesse um melhor aproveitamento do ambiente.

O design de interiores de uma casa, precisa ser bem pensado e elaborado de maneira mais funcional possível, e isso independe do local planejado.

Sala de estar

A sala de estar é um dos principais e ambientes a ser planejado, justamente porque o local recebe familiares, amigos e demais visitantes.

Por isso, é imprescindível que o ambiente seja bem decorado, sofisticado e, sobretudo, confortável. No quesito decoração de ambientes, a sala de estar pode receber objetos que proporcionem mais comodidade e elegância, como quadros e mobiliários antigos.

No entanto, os componentes de design entre um ambiente e outro não podem ser os mesmos, porque cada espaço precisa de um visual único.

Assim sendo, cada ambiente precisa complementar com o outro, algo que proporcione harmonia.

Escritórios

Muitos profissionais da área do direito procuram por decoração de escritório de advocacia pequeno, especialmente para garantirem mais funcionalidade e facilidade de circulação em locais menores.

Por isso, o escritório é um dos locais mais comuns para ser projetado. Em suma, por ser um lugar pequeno, é muito mais vantajoso e menos custoso, do que planejar uma casa completa, por exemplo.

Neste caso, o ambiente precisa ter uma abordagem simétrica, com materiais em posições paralelas e em pontos opostos.

Com isso, são garantidos muito mais equilíbrio e harmonia para o local planejado. Veja algumas vantagens de ter um escritório decorado:

  • Funcionalidade durante as atividades;
  • Ajuda a focar no trabalho;
  • Mais comodidade;
  • Melhora a circulação no ambiente;
  • Facilita a rotina;
  • Layout satisfatório.

Os itens acima, se aplicam tanto no caso de escritórios comerciais e home office. Cabe destacar que, antes de receber o projeto executivo design de interiores.

Onde constam todos os detalhes de execução de cada item que vai ser construído, é preciso definir o foco do ambiente, se vai ser um local mais tranquilo, sofisticado ou descontraído.

Dicas importantes

Antes de fechar o contrato com uma empresa de arquitetura e design de interiores, é recomendado seguir as seguintes dicas:

  • Defina um único orçamento;
  • Especifique as preferências ao designer;
  • Saliente o orçamento estipulado;
  • Identifique o que não quer que seja feito;
  • A personalidade do cliente deve estar no local.

É muito importante que o proprietário do ambiente seja claro e objetivo, sobre os pontos que gosta ou não no projeto.

Ou seja, não adianta seguir tudo o que o profissional fala, é preciso garantir que o local fique confortável e planejado do jeito que o proprietário definir.

É claro, também é necessário ouvir o profissional, mas isso não quer dizer que o ambiente seja a cara dele. Além do mais, não é preciso mudar todos os móveis do local, basta remodelá-los.

Ainda assim, é possível comprar um projeto apenas para o local desejado, não precisa ser para a casa inteira. No caso do escritório, por exemplo, basta pedir o orçamento daquele ambiente.

E esta é uma ótima opção também, para quem quer fazer toda a casa, mas o orçamento não viabiliza o ato. Sendo assim, basta fazer um cômodo de cada vez.

Neste caso, é necessário optar pela mesma empresa, para todos os locais da casa. Isso garante maior padronização e a mesma qualidade em todos os cômodos da casa.