A energia solar residencial é muito utilizada para realizar a conversão da energia proporcionada pela luz do sol em elétrica ou em térmica.
Nesse sentido, para a obtenção da energia solar, são utilizados painéis fotovoltaicos, também conhecidos simplesmente como painéis solares ou pelo nome placas solares, constituídos por uma série de células, também chamados de células fotovoltaicas.
Essas estruturas são responsáveis por captar a luz do sol e gerar uma tensão elétrica. Assim, o painel fotovoltaico funciona por meio do efeito fotovoltaico, um efeito físico capaz de gerar uma corrente elétrica através da captação de energia solar.
Obter energia a partir de um painel solar é visto como uma forma de energia limpa, ou seja, uma energia que não prejudica o meio ambiente, diferentemente do que ocorre com outros tipos energéticos.
Certas energias, como a termoelétrica, exige a queima de combustíveis fósseis, responsáveis por lançar gases tóxicos na atmosfera terrestre, para produzir eletricidade.
Por essa razão, o uso da energia solar vem crescendo cada vez mais, bem como o custo de obtenção dos combustíveis fósseis, fato que colabora para a popularização dessa forma de energia.
Nesse sentido, a energia solar situa-se como uma energia renovável, tais como:
A energia eólica;
A energia hidrelétrica;
A energia nuclear;
A energia geotérmica.
Manutenção e a instalação dos painéis solares
É importante frisar que a instalação e manutenção de painéis fotovoltaicos devem ser feitas por profissionais especializados no assunto, tendo em vista a complexidade desses sistemas. A contratação de um profissional experiente também evita problemas e defeitos a curto prazo.
No caso da manutenção, algumas ações podem ser realizadas pelo próprio usuário. Contudo, ações corretivas precisam, e devem, ser feitas por meio de uma assistência técnica responsável e de qualidade.
Nesse sentido, ao procurar uma empresa especializada na instalação de placa solar, o usuário precisa ter em mente certos itens importantes, tais como:
- Há quanto tempo a empresa realiza os serviços de instalação?
- Qual será a economia de energia à longo prazo após a instalação dos painéis?
- A empresa realiza projetos antes de fazer a instalação?
- É fornecida garantia do serviço prestado?
- A empresa possui algum tipo de software para monitorar o funcionamento?
- O estabelecimento registra as atividades para as concessionárias de energia elétrica?
Já a manutenção dos painéis solares pode ser dividida em três modalidades: a manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Em primeiro plano, tem-se a manutenção preventiva, a qual – como o seu nome indica – consiste em prevenir futuros danos que podem vir a ocorrer com o painel.
Nesse caso, pode-se incluir a limpeza periódica dos painéis para reduzir o risco de avarias ao sistema, tendo em vista que fatores externos tais como galhos, folhas, dejetos de aves, fuligem, poeira, poluição e partículas no ar podem ser danosos aos painéis.
O acúmulo de detritos e de resíduos sobre a superfície de um painel é capaz de reduzir a sua vida útil devido à proliferação de fungos e do risco de corrosão.
Já a manutenção preditiva refere-se à ação de realizar uma checagem visual periódica do painel para se identificar possíveis manchas, arranhões, indícios de quebras ou rachaduras.
Dentro dessa questão, pode-se checar, também, os índices de desempenho dos painéis em diversas situações com o intuito de observar se o sistema está funcionando de maneira correta.
Todavia, caso o estrago já tenha ocorrido, é indicado o acionamento da assistência técnica especializada para realizar uma análise da situação e o posterior reparo do sistema.
Aplicações práticas da energia solar
A utilização de painéis solares não se restringe apenas ao uso residencial. A energia solar pode ser aplicada em diversas situações e setores, como é o caso da energia solar fotovoltaica para irrigação.
Trata-se de um sistema em que a energia necessária para o bombeamento de água da irrigação é proveniente da energia solar. Com isso, não há necessidade de se construir uma rede elétrica exclusivamente para as bombas. Além disso, a utilização da energia solar fotovoltaica promove uma economia de gastos para as fazendas.
Outra aplicação interessante é no caso de aquecedores de torneira. Um aquecedor para torneira pode ser alimentado por energia elétrica antes existente nos raios solares. Assim, é possível economizar uma quantia interessante na conta de luz do final do mês.