Saiba mais sobre o universo da construção e decoração

Construção e decoração são coisas altamente complexas para quem não pesquisou acerca desses dois procedimentos. Enquanto construir sempre nos remete a uma ideia bruta, decorar nos remete a uma ideia mais arrumada e mais harmoniosa.

Entretanto, ambas as coisas estão interligadas. Porém, o fato é que construir e decorar possuem dicas diferentes, afinal, alguns procedimentos usados no canteiro de obras não serão usados na decoração, sendo a construção usada como decoração em alguns momentos.

Quando falamos de decoração, quase cem por cento das vezes estamos nos referindo a decoração de interiores, o que nem sempre condiz com toda a verdade do mundo da decoração.

Mas, é importante sabermos que a construção tem seus procedimentos que incluem a terraplanagem terreno, estruturas e outros. Já a decoração tem seus procedimentos, como pintura de paredes, colocação de elementos decorativos e outros.

Nesse artigo falaremos mais detalhadamente de alguns processos e dicas de construção e decoração.

Decoração para ambientes

Hoje, cada vez mais os apartamentos e casas estão ficando pequenos, com isso surge a demanda de como fazer a decoração desses ambientes.

Um exemplo inicial para a decoração de espaços pequenos, como apartamentos é investir em móveis planejados, principalmente em cozinha planejada pequena, pois os móveis sob medida conseguem aproveitar bem o espaço e também são bonitos e estilosos.

Além disso, podemos citar como dica para decoração de ambientes pequenos:

Faça uma limpeza em seus objetos

Se um ambiente é pequeno, logo o espaço para guardar coisas são pequenos. Assim, um princípio básico de decorar esses espaços é tirar tudo aquilo que não é mais usado ou que você tenha duplicado.

Jogue fora, doe, mas livre-se desses objetos, ou então sua casa ficará refém disso. Por isso, limpe desde roupas até eletrodomésticos, tornando o espaço mais livre.

Aproveite as cores claras

Uma dica para ambientes pequenos é usar cores claras, tanto nas tintas, como em papel de parede para quarto.

Claro que você não precisa transformar sua casa em um hospital onde tudo é branco, mas use de cores claras em harmonia com tons pastéis e com pontos de cor com objetos ou então uma parede com uma cor mais quente e mais chamativa.

Isso torna o ambiente mais agradável e mais elegante. Junto a isso, aproveite a luz solar sempre! Isso torna o espaço mais saudável e mais leve.

Faça uso das cortinas para controlar a luminosidade e seja feliz, com um ambiente, bonito e aconchegante. Além dessas dicas, podemos citar como métodos de decoração:

  • Aposte nos móveis sob medida;
  • Use espelhos para criar jogos visuais;
  • Use moldura de gesso para o teto;
  • Use mais as paredes para composição do espaço;
  • Faça uma organização simplificada.

Isso tornará sua experiência com a decoração mais intuitiva e orgânica.

Dicas para construção

Assim como na decoração, para construir de forma eficiente é preciso, antes de tudo, planejamento. Aqui, o planejamento é a base de tudo o que vai ser posto em prática.

É fácil entendermos esse princípio, se, por exemplo, uma casa tem a estrutura para receber um forro PVC e colocamos um forro de madeira por falta de entender melhor o projeto, perdemos dinheiro, afinal o forro de madeira é muito mais caro.

Por isso, as dicas a seguir vão dar um norte para você que quer começar uma obra, mas não sabe por onde.

Esteja atento ao terreno

Veja em que lugar se iniciará a obra, se necessitará de terraplanagem, cuidados, se o espaço é suficiente para o tipo de construção e assim por diante.

Além disso, é importante saber a localização, se é perto de centros comerciais, lojas, supermercados, hospitais, etc.

Planeje

O próximo passo é planejar, levante todos os custos, os materiais. Se for um projeto com energia sustentável, o valor da instalação de placa solar e outros tipos.

É importante desenhar a planta e o projeto da casa, para se ter uma noção de como será a execução.

Contrate

O terceiro passo é preciso contratar os serviços que farão a obra, assim, contrate engenheiros e arquitetos, eles ajudarão na definição da execução.

Compre os materiais e acompanhe a obra

Compre os materiais em fornecedores diferentes e quase sempre à vista, depois acompanhe a obra com os profissionais para que nada saia do rumo.

Assim, tanto decorar como construir demandam atenção e também planejamento, afinal, ambos são importantes para desenvolvimento de ambientes agradáveis e bonitos.