Saiba mais sobre automação de iluminação residencial

As empresas de iluminação em sp tem encontrado um novo ramo e setor para realizar seus investimentos, que é o ramo de automatização de iluminação residencial.

Esse serviço tem crescido graças ao avanço da tecnologia que tem integrado o uso dos gadgets, como os smartphones, em nosso dia a dia, permitindo assim uma grande integração, entre nós e o restante das coisas.

E não é à toa que dentro da área da decoração a iluminação é afetada. Na verdade, segundo uma pequisa, cerca de 84% dos serviços pedidos para automação de iluminação, dizem respeito à primeira parte de uma automatização de mais sistemas na residência.

As vantagens da automação da iluminação residencial são várias e que ultrapassam ao famoso corte de gastos, as casas com automação, ou smart homes (casas inteligentes), visam o uso de equipamentos sustentáveis.

Quase sempre as luzes usadas para o novo sistema de iluminação são um conjunto de LED’s, que auxiliam na iluminação e também no espaço físico da residência.

Assim, temos a automação da iluminação comercial lojas ou então residenciais com diversos tipos de lâmpadas que veremos abaixo.

Tipos de lâmpadas para automação

O uso da iluminação residencial por meio de diodos emissores de luz associados a dispositivos de dimerização são essenciais para a revolução de eficiência energética. Assim, são os chamados LEDs.

Os LEDs começaram a serem utilizados na década de 60 mais aplicadas as luzes indicadoras, mas foram sendo usadas de forma residencial apenas na década de 90.

Seu sistema funciona por meio de semicondutores que permitem a movimentação dos elétrons entre as lacunas nos diodos, de forma a emitir luz de forma autônoma e neutra. Assim, o LED tem grande aproveitamento de luz e uma menor emissão de calor.

Por ter essa característica o LED foi adentrando cada vez mais nos processos de automação de iluminação, sendo empregado na luminária de LED e outros. Chamou a atenção, porque foi sendo integrado aos projetos de designers de interiores e também de decoração.

A automação da iluminação foi essencial, pois sua característica movida pelos diodos permitiu a criação também de lâmpadas inteligentes integradas aos smartphones.

Mas isso só funciona, porque essas lâmpadas tem sensores de luminosidade que ajudam na captação e no envio de dados para a central de automação, que geralmente é um aplicativo no celular.

Assim, é possível mudar a cor da luz da luminaria de teto, ou de qualquer outro lugar, além de melhorar a intensidade ou deixar com luz baixa e assim por diante.

Vantagens da automação de iluminação

De modo geral, a automação visa um sistema de iluminação inteligente tanto para casas, apartamentos, como para empresas e escritórios.

No entanto, seu grande uso está focado no setor residencial. O controle do sistema é dado pelo usuário por meio de uma ferramenta, que, hoje em dia, é um aplicativo.

Esse tipo de automação industrial pode agregar à sua residência muito mais do que modernidade e inovação, ter um sistema de automação de iluminação traz grandes benefícios, como:

  • Economia;
  • Segurança;
  • Durabilidade;
  • Responsabilidade ambiental.

1. Economia

Um dos grandes benefícios da automação de iluminação sempre está se referindo à redução de custos, e por dois motivos:

  1. O sistema garante o acendimento e o apagamento das luzes automaticamente pelo usuário. Nessa forma, não é necessário deixar as luzes acessas o tempo todo. Elas são acessas quando necessário, evitando, assim, os desperdícios;
  2. Por meio da dimerização das luzes, em que as luzes são controladas de modo dinâmico, assim, o cômodo só é aceso com as lâmpadas necessárias para aquele local.

2. Segurança

A segurança é um outro elemento que é possível com a automação de iluminação, isso porque as lâmpadas acendem conforme a movimentação, sendo fácil de identificar pessoas que não fazem parte do local.

3. Durabilidade

Os equipamentos tecnológicos que compõe o sistema de automação de iluminação são bem resistentes, possuindo uma grande durabilidade. A lâmpada de LED é importantíssima, pois tem grande grau de resistência.

4. Responsabilidade ambiental

Por ter grande durabilidade, as lâmpadas são trocadas menos vezes, ajudando na redução de lixo ambiental.

Dessa maneira percebemos que o sistema de automação de iluminação é muito importante para garantir economia, modernidade e conforto para quem mora ou então tem casas para investir.