Saiba como construir uma garagem segura e funcional à residência

As casas atuais são, em sua maioria, projetadas com espaços reservados para o correto armazenamento dos carros. Em prédios esses espaços são coletivos e reservados unicamente para os carros, sendo uma vaga por apartamento, essas estruturas são semelhantes aos estacionamento de grandes centros e estabelecimentos comerciais como os shoppings.

Em projetos residenciais esses espaços podem ser personalizados e utilizados para armazenar a quantidade necessária ou desejada pelo proprietário.

Por serem muito importantes, pois os carros são veículos essenciais para tornar o processo de ir e vir mais simples, prático e eficiente, as garagens precisam ser resistentes e funcionais.

Saiba como construir o projeto ideal de garagem considerando todos os aspectos que são importantes e necessário para que ela seja segura, confortável e simples de ser utilizada.

Portões para garagem

O portão de garagem demanda uma abertura maior que o de pedestre para que os carros possam passar sem sofrer danos e arranhões.

Atualmente, há muitos modelos de portões que abrem a fecham de formas diferentes, dessa forma o mercado consegue atender todas as demandas com facilidade e precisão.

Com o desenvolvimento e avanço das tecnologias o portão passou a ser ainda mais seguro e prático de usar, pois são automáticos. Sendo motorizados a abertura e fechamento desses portões acontecem automaticamente por meio do comando dos controles.

Um dos mais usados é o portão automático de enrolar, que são econômicos tanto no preço quanto na utilização dos espaços.

Abrindo verticalmente o modelo de enrolar torna mais difícil a passagem de pedestres, visto que elas não precisam ser abertos por completo para que os carros possam entrar.

Além disso, são resistentes, duráveis e personalizáveis tanto em tamanho quanto em cor e material, contribuindo com a segurança e estética da casa.

Coberturas para a garagem

As coberturas são estruturas utilizadas para a proteção das pessoas ou objetivos que ficam abaixo delas. Dessa forma são aplicadas em diversos projetos e em diferente locais abertos das casas.

A cobertura para garagem tem como função tornar o espaço mais seguro para acomodação dos carros, evitando que eles fiquem o tempo todo expostos as ações do tempo e ao mesmo tempo proteja seus proprietários e convidados, principalmente, em dias de chuva.

Assim como os portões há diferente tipos de coberturas que podem ser confeccionadas com diferentes materiais, sendo eles:

  • Vidro;
  • Madeira;
  • Concreto;
  • Estruturas metálicas;
  • Policarbonato.

Além desses materiais há um modelo muito utilizado que é a cobertura de acrílico para garagem.

O acrílico é um material resistente, durável e disponível em diferentes formatos, dimensões e cores, ou seja, além de funcionais eles são facilmente harmonizados no processo de decoração deste ambiente.

Outro modelo muito comum de cobertura para garagem são os pergolados de madeira que podem ser revestidos por plantas ou outros materiais como o próprio acrílico e o vidro.

Dessa forma, a melhor escolha será a que é mais viável ao desenvolvimento do projeto, pois todos os modelos apresentam segurança e proteção de qualidade ao carro.

Um dica, para reforçar a segurança dos carros, principalmente, no processo construção ou reformas das garagens é o uso da garagem retrátil, estruturas compostas por lonas escuras, elas podem ser instaladas sempre que necessário sob os carros, o seu modelo retrátil permite que ela seja transportada para outros locais e utilizada sempre que necessário.

Pintura e pisos da garagem

Além do portão e da cobertura da garagem há mais dois elementos que são importante para finalização do projeto da garagem de sucesso e são eles a pintura das paredes e o piso, elementos essenciais que são necessários serem bem conservados.

As paredes, quando houver precisam ser pintadas com tintas para área externa, pois são mais resistentes as alterações climáticas.

Os pisos precisam ser resistentes ao peso do carro e as ações da roda. Um dos principais modelos adotados é o granilite garagem.

Versáteis e personalizados esse modelo é uma tendencia no mercado devido a sua alta resistência, durabilidade e facilidade nos processos de limpeza e manutenção dos espaços.

Como os pisos são essenciais, eles estão disponíveis em diversos modelos e técnicas que permite ao cliente encolher qual o melhor modelo ao projeto desenvolvido.

Outro modelo muito utilizado para sua conservação é a tinta epoxi autonivelante preço que ao ser aplicada ao piso de concreto lhe confere nivelamento, durabilidade e máxima eficiência.

É importante que todas as etapas do projeto de construção da garagem sejam realizados por profissionais capacitados, pois dessa forma é possível proporcionar mais qualidade e eficiência ao final da construção ou reforma desse ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *