Sacadas e coberturas: saiba como deixá-las perfeitas!

Devido a diversos problemas ocasionados pela urbanização desenfreada, atualmente vivenciamos um momento bem delicado na construção civil, que nada mais é do que a procura por formas de gerar habitações que sejam mais compactas.

E é importante ressaltar que grandes centros urbanos no Brasil já vivenciam uma realidade, que muitos consideravam existir somente em terras afastadas, como no Japão.

Desse modo, foram sendo criadas diversas dicas para lidar com a diminuição do espaço e uma delas foi se tornando a integração das varandas e sacadas ao espaço interno.

Por que integrar a sacada aos cômodos?

Integrar a varanda ao resto da casa foi uma alternativa encontrada para aumentar o espaço útil do ambiente.

Por ser algo relativamente novo, muitas pessoas não encontram meios viáveis de tornar as varandas locais bem decorados e atrativas, e isso varia desde a falta de criatividade, que iremos abordar mais abaixo, a questões financeiras.

Bom, independente de qual seja o caso, a indexação da varanda ao resto do ambiente é uma escolha bem importante e precisa ser consultada previamente, isso por que ela altera a fechada do prédio.

O fechamento das varandas geralmente é feito com painéis de vidro temperado, o que é fundamental, pois esse material fornece um ótimo isolamento térmico e também facilita a questão acústica do ambiente.

Contudo, é necessário também tomar cuidado e fazer análises para que desconfortos, como criar locais abafados por conta do vidro, não ocorram.

Nesses casos, existem vidros que trabalham bem, especialmente, com a transferência de calor. Outra coisa interessante é que a vedação das varandas ajuda a combater problemas muito comuns, como a infiltração.

As sacadas fechadas podem ser usadas como cômodos comuns e, dependendo de sua finalidade, são precisos alguns cuidados.

É interessante utilizar pisos que não sejam porosos, como o mármore, e que não absorvam muita gordura ou que sejam extremamente frios, como acontece com o porcelanato.

O envidraçamento de sacada, apesar de expandir o espaço útil da casa, também requer alguns cuidados, especialmente no que diz respeito à privacidade.

Como o revestimento é feito por vidros, a parte das sacadas fica extremamente exposta a qualquer um que olhe.

Nesse caso, os moradores precisam ficar atentos e utilizar cortinas, além de contar com a opção de vidro espelhado, visando preservar a intimidade.

Outros detalhes, como a escolha de guarda corpo, sofás e almofadas ficam por conta do cliente.

Decorando sua sacada sem integração

Para aqueles que procuram criar um ambiente único, as sacadas podem ser usadas para isso. Uma das febres atuais da decoração é integrar a sacada com a sala de estar, sem haver, de fato, uma integração.

Como assim? Ao colocar móveis confortáveis, como poltronas e sofás, refletindo o estilo dos que estão na sala de estar, dá-se a impressão de estar criando um ambiente conectado.

As sacadas podem virar cantos de meditação ou relaxamento. Essa parte pode ficar isolada da casa por meio de uma porta com bom isolamento acústico.

Nesses cantinhos, é possível colocar poltronas, fazer pequenas áreas gourmet ou adaptar para cafés e lanchinhos no fim da tarde.

Gera-se então um ambiente confortável e também bem elegante. Utilizar plantas na sacada é bem comum e bem econômico também.

As plantas podem ajudar a quebrar um pouco do ar da cidade, agregando alguma cor natural e podem combinar com alguns móveis sob medida para criar um lugar ainda mais colorido.

É preciso também falar de alguns pontos que ajudam na parte funcional das sacadas abertas.

Deve-se dispor de uma proteção em caso de chuva, como as mantas para a cobertura; a impermeabilização de coberturas é extremamente necessária para evitar casos de infiltração, que são muito comuns quando se trabalha com varandas.

É possível fazer coberturas de varandas com diversos materiais e também unir beleza a eles, tornando-os mais adequados para se encaixarem com a arquitetura da casa em si.

Existem outros detalhes, menores, que podem dar um acabamento bonito às varandas, como a utilização de quadros e vasos, que são coisas que cabem no bolso.

Além disso, também é possível buscar por detalhes pequenos e, também, funcionais, como a instalação do corrimão de aluminio para sacada, que inclusive é bastante procurado, por conta de possuir extrema resistência à oxidação.