Revestimentos e cortinas: como escolher os melhores?

Compor um imóvel não é uma tarefa simples. Isso porque é preciso considerar vários fatores, como as especificações do local, as tendências de decoração e, é claro, o gosto pessoal do proprietário.

Além disso, a questão de segurança é fator primordial, já que é preciso oferecer proteção aos usuários, em especial, para crianças e idosos.

Sendo assim, é necessário investir tempo e dedicação ao planejamento. Verificar todos os elementos que fazem parte do imóvel e, ainda, imaginar quais materiais podem melhorar o desempenho, a estética e a segurança do local.

Uma dica nesse contexto é contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, que podem recomendar os melhores materiais, levando em conta a qualidade e o custo-benefício.

O vidro como material sofisticado e seguro

Quem mora em apartamento ou em sobrados tem grande preocupação com a sacada. Além de ser um ambiente que demanda atenção quanto à decoração, também é um local que precisa de segurança, para evitar quedas, acidentes e ocorrências em grandes alturas. Uma das alternativas possíveis para sanar esses riscos é fechar sacada com vidro, isto é, envidraçar o local.

Os vidros usados nesses serviços são, geralmente, temperados. Quer dizer que eles oferecem máxima proteção, além de serem resistentes, duráveis e não estilhaçar em pedaços cortantes.

Dessa forma, não é preciso se preocupar com possíveis cortes, em casos de quebra do vidro. Além disso, as sacadas envidraçadas oferecem outras vantagens, entre as quais:

  • Isolamento termoacústico;
  • Proteção contra intempéries (chuva, sol e ventos);
  • Proteção contra a entrada de animais (pássaros e morcegos);
  • Mais privacidade, conforto e bem-estar.

Em alguns projetos, pode-se prever o uso de outros elementos em vidros, para combinar com a sacada, como a porta de vidro. Dessa forma, o ambiente é todo envidraçado, o que se traduz em um extremo bom gosto e sofisticação.

Assim como os vidros da sacada, as portas também são desenvolvidas em vidros temperados, blindados ou laminados, que são mais resistentes, duráveis e com resistência contra impactos.

Pisos e revestimentos na decoração de imóveis

Outro elemento importante na composição da decoração de imóveis é o piso. Muitas casas já vêm com os revestimentos colocados; em residências mais antigas, os pisos em madeira são os mais comuns.

Um das vantagens desses pisos é a beleza. Tanto que, em muitos projetos arquitetônicos, o uso dos pisos de madeira é privilegiado. No entanto, para devolver a beleza do revestimento é preciso tomar alguns cuidados, executando procedimentos de raspagem de tacos, por exemplo.

Nesse serviço, retira-se as impurezas, sujeiras e acúmulos de imperfeições do piso e, posteriormente, uma camada de verniz é aplicada.

Dessa forma, o revestimento volta a ser como novo. Além disso, a raspagem de assoalhos também aumenta a vida útil do revestimento.

Mas, quem não tem o piso de madeira instalado e quer usufruir de toda a beleza e conforto do revestimento, uma opção é o piso laminado.

Isso porque esse tipo de material imita madeira e oferece toda a sofisticação dos assoalhos, ao mesmo tempo que tem versatilidade (disponível em várias cores), resistência e durabilidade.

A composição do ambiente com o uso de cortinas

Finalmente, após escolher os pisos, revestimentos e optar pelo envidraçamento de sacadas, vale procurar por artigos que contribuem com a decoração do local. Entre eles, destaca-se o uso de cortinas, que controlam a entrada de luz no ambiente, além de dar mais privacidade para as pessoas dentro do espaço.

Uma das opções é a cortina de trilho para janela. A principal vantagem desse modelo é a facilidade de deslocamento no item ao longo das janelas, além disso, é um tipo de cortina mais formal e discreto, em comparação às cortinas de varão.

Por esse motivo, muitas pessoas buscam substituir as tradicionais cortinas de varão pelas de trilho.

Outro modelo muito requisitado é a cortina blecaute. Esse modelo evita totalmente a entrada da luz solar dentro do ambiente e, por isso, é recomendada para quartos e salas. Vale ressaltar que a luminosidade excessiva pode ser prejudicial ao sono e ao descanso e, nesse sentido, as cortinas blecautes aumentam o conforto, comodidade e contribuem para o relaxamento.

Esse tipo de cortina também pode ser disposto em trilhos, para facilitar a abertura e fechamento ao longo das janelas.

De qualquer modo,. é possível encontrar modelos diferenciados, que combinam com a decoração do ambiente e que atenderão às suas expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *