As casas são espaços construídos para proporcionar conforto e segurança a todos os seus moradores, dessa forma precisam ser compostas por estruturas que permitam a acessibilidade e a todos de maneira igualitária.
Além disso, as casas são projetos realizados na área da construção civil, portanto geram diferentes impactos sociais.
Atualmente, os projetos precisam ser desenvolvidos de maneira sustentável atendendo as novas demandas e exigências da sociedade que almeja um desenvolvimento mais sustentável.
Que as produção sejam balanceadas priorizando tanto os avanços quanto os recursos naturais e o meio ambiente para que haja possibilidades de desenvolvimento e qualidade de vida às gerações futuras.
Diante das novas demandas sociais o mercado precisou se adaptar e desenvolver soluções que atendesse todas as especificações atuais.
Assim é possível desenvolver um projeto elegante, funcional e seguro incluindo elementos sustentáveis e de acessibilidade para que todos os moradores sintam-se respeitados, seguros e acolhidos dentro de seus lares.
Medidas de acessibilidade
Acessibilidade é um termo que foi desenvolvido devido a diversidade física presente na sociedade.
Atualmente é um direito assegurado por lei a acessibilidade permite que todas as pessoas possam ter acesso a áreas de convívio social de forma independente e viável, ou seja, sem dificuldades.
Uma casa acessível é uma casa que possua todas as condições que permitam a mobilidade de pessoas com deficiência física, como os cadeirantes e cegos.
Assim há sistemas, equipamentos e acessórios que possibilita que eles realizem todas as atividades assim como os demais moradores, ou seja, de maneira independente.
Um dos equipamentos que contribui para promoção da acessibilidade, o elevador para deficiente é uma maneira de permitir o processo de subir e descer possível, além de mais seguro e comodo aos seus usuários.
É importante que esses modelos de elevadores se diferem dos modelos convencionais. Com um bom sistema hidráulico e de segurança eles são mais leves e abertos, permitindo que seja utilizado por um cadeirante e seu acompanhante quando necessário.
Seguindo orientação em normas e regulamentos, as empresas que trabalham na fabricação desses aparelhos também realizam testes antes de disponibilizar o produto para compra.
Por serem aparelhos eletrônicos com montagem e funcionamento específico é primordial que os processos de monitoramento e manutenção sejam realizados periodicamente para que o funcionamento correto e seguro do equipamentos sejam garantidos, evitando paralisações, danos e acidentes aos seus usuários.
Medidas de sustentabilidade
Outro termo que é pauta e exigência da sociedade que também foi sendo desenvolvida e implementada conforme as pessoas passaram a ser mais conscientes em relação a coletividade.
O desenvolvimento sustentável é uma prática que prioriza o equilíbrio entre o desenvolvimento e qualidade do meio ambiente, tendo uma produção menos invasiva.
Tanto nos projetos comerciais quanto nos residencias, há alternativas, materiais e processos que são mais sustentáveis, ou seja, que possuem menos impacto ao meio ambiente.
Uma das medidas que passaram a ser mais populares e comuns nos projetos atuais é o uso da energia solar fotovoltaica, que utiliza a energia proveniente dos raios solares para produção de energia elétrica.
Caracterizada com energia limpa, a sua fonte é inesgotável e sem agressão ao meio ambiente, diferentemente do modelo atual de produção de energia elétrica, que no Brasil utiliza a água e construção de represas e hidrelétricas.
A energia solar é:
- Energia limpa;
- Econômica;
- Sustentável;
- Fácil de instalar e manter.
Com sistema simples a energia solar é transformada em elétrica é distribuída em todos os locais que fazem uso desse recurso para funcionar.
Após a instalação, o painel solar fotovoltaico 350w capta a energia dos raios solares, envia ao inversor que converte a energia e redireciona ao quadro de luz que faz a distribuição aos canais necessários.
Detalhes que importam
Além dos elevadores e placas solares há pequenos detalhes que também contribuem para o desenvolvimento de projetos acessíveis e sustentáveis. Um deles é utilizado cotidianamente e serve para acender e apagar as luzes.
O interruptor intermediario bipolar é composto por 4 bornes, permitindo o controle de mais de 3 pontos de iluminação ao mesmo tempo, indicado para espaços grandes ou extensos como os corredores.
Assim não é necessário colocar vários pontos de iluminação e permite o controle mais fácil e seguro, pois a parte bipolar é um cumprimento das normas de segurança para sistema com voltagem de 220, com isso o interruptor paralelo bipolar é o mais indicado para evitar acidentes e processos desnecessários de aplicação de vários interruptores.
Pensando em todos os detalhes a casa pode ser desenvolvida completamente sustentável e acessível, característica que agregam valor e agradam aos seus moradores também.